O governo da Líbia estuda investir em um projeto de irrigação em um afluente do rio São Francisco, na Bahia. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. O projeto Baixio do Irecê, que terá cerca de 100 km de canais de irrigação, já teve a primeira etapa concluída. Segundo o Ministério do Planejamento, o projeto está orçado em R$ 880 milhões, sendo R$ 547 milhões do PAC. A Lafico (fundo soberano da Líbia), controlada pelo ditador Muammar Kadhafi, realizou estudos sobre o projeto em parceria com a Codeverde (empresa liderada pelo grupo Odebrecht). O objetivo é completar a obra numa PPP (Parceria Público-Privada). A construção foi dividida em nove etapas. Os líbios poderão construir uma parte do projeto e, com a conclusão da obra, até participar de uma licitação para administrar o sistema. O estudo foi enviado para o Ministério da Integração e para o Banco Mundial, onde aguarda aprovação final – indispensável para a concretização do negócio. (Folha)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Libia está em guerra civil e em poucos dias o governo do ditator Kadhafi será aniquilado e como ficará este investimento? A Lafico? Acho que está parceria é uma dos poucos, senão única da dinastia Kadhafi.
ResponderExcluirQuem me responde?
ResponderExcluirCom o bloqueio das contas de Kadafi e a crise em que mergulhou a Líbia, o que acontecerá com os investimentos no Brasil? Qual seria o estatuto legal desse dinheiro aplicado aqui?
Em outros lugares do mundo, o tema seria objeto de uma audiência pública no Congresso.
O congresso brasileiro,até agora, não deu importância à crise nos países árabes muito menos à guerra civil instalada na Líbia.