JAPÃO ANUNCIA FECHAMENTO DE COMPLEXO ATÔMICO DE DAI-ICHI, EM FUKUSHIMA
A estação nuclear de geração elétrica que foi danificada pelo desastre natural da semana passada no Japão será finalmente fechada, anunciou neste domingo o principal porta-voz do governo, Yukio Edano. As declarações do funcionário, secretário de gabinete, são a primeira expressão governamental de que o complexo atômico de Dai-ichi, em Fukushima, terá que ser fechado, já que o superaquecimento dos reatores foi controlado. O fechamento da planta é inevitável, visto que a água do mar utilizada emergencialmente para resfriar um dos reatores é corrosiva e, por isso, seriam inutilizadas algumas partes fundamentais da estação. Edano disse que a planta estará sem condições de ser utilizada novamente. (Zero Hora)
AUMENTAM PARA 8.649 NÚMERO DE MORTOS PELO TERREMOTO NO JAPÃO
TÓQUIO - O número de mortos pelo terremoto e tsunami do dia 11 deste mês no Japão aumentou neste domingo, 20, para 8.649 pessoas, enquanto outras 12.877 continuam desaparecidas, de acordo com o último cálculo divulgado pela Polícia japonesa.
Dez dias depois do terremoto de 9 graus no litoral nordeste do Japão, o pior desastre natural após a Segunda Guerra Mundial, teme-se que aumentem as vítimas pois só em uma província, Miyagi, a Polícia local fala em cerca de 15 mil mortos.
Neste domingo duas pessoas foram encontradas com vida entre os escombros de sua casa nessa província, uma mulher de 80 anos e seu neto de 16, mas com a passagem das horas diminuem as esperanças de encontrar a sobreviventes.
Cerca de 360 mil pessoas foram retiradas de suas casas e em sua maioria estão em 2.200 refúgios temporários, alguns dos quais carecem de eletricidade ou de alimentos básicos.
SÍRIA: MULTIDÃO PROTESTA E INCENDEIA SEDE DE PARTIDO
Khaled Yacoub Oweis, O Globo
Uma multidão ateou fogo à sede do partido governista Baath na cidade síria de Deraa neste domingo. Milhares de manifestantes foram às ruas para exigir o fim dos 48 anos de estado de emergência na cidade do sul da Síria, no terceiro dia seguido de protestos - maior desafio ao governo desde que o partido Baath tomou o poder, há quase meio século.
"Eles queimaram os símbolos de opressão e corrupção", disse um ativista. "Os bancos nos arredores não foram tocados."
Os manifestantes cantavam:
"Não, não à lei de emergência. Nós somos um povo apaixonado pela liberdade".
BZ-Esse é outro governo autoritário no Oriente Médio. O atual governante da Síria, Bashar al-Assad, é membro da "democracia genética", tendo recebido o governo de seu pai, Hafez Assad, que governou a Síria de 1971 até sua morte em 2000.
PRÉDIO EM COMPLEXO RESIDENCIAL DE KADAFI É DESTRUÍDO EM BOMBARDEIO
estadão.com.br
TRÍPOLI - A força de coalizão retomou nas últimas horas ataques sobre Trípoli, capital da Líbia, e um dos alvos foi o complexo residencial do ditador Muamar Kadafi, no distrito de Bab el Aziziya. Segundo informou a agência de notícias AFP, um prédio administrativo foi parcialmente destruído por um míssil.
A rede de televisão Al Jazeraa também registrou, com imagens transmitidas ao vivo, disparos de artilharia antiaérea procedentes da mesma região na capital líbia. Jornalistas da agência AFP e testemunhas ouvidas pela Reuters comprovaram os disparos e uma forte explosão na capital líbia.
De acordo com o jornal The Guardian, a Real Força Aérea britânica (RAF, na sigla em inglês) está executando os ataques mais recentes contra Kadafi, mas não está claro se seus caças estão atacando Trípoli. Todos estes eventos acontecem depois do novo cessar-fogo anunciado neste domingo pelas forças governamentais líbias.
EM DISCURSO NA TV, KADHAFI PREVÊ ‘UMA LONGA GUERRA’ CONTRA A COALIZÃO
Em mais um discurso na manhã deste domingo, o ditador da Líbia Muammar Kadhafi garantiu que não deixará a sua terra e que irá “libertá-la” das forças de coalizão compostas por EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália, que iniciaram ataques aéreos ao país neste sábado. “Liquidaremos qualquer traidor ou colaborador da coalizão”, ameaçou Kadhafi em pronunciamento pela TV estatal. O líder disse que não deixará o Ocidente roubar ou explorar o petróleo do país, e assegurou que “todo o povo líbio está armado e vencerá”. O ditador ainda disse que prevê “uma longa guerra” contra os opositores. Após uma madrugada de ataques intensos na Líbia, os confrontos entre a coalizão internacional e o regime de Kadhafi cessaram pela manhã deste domingo em Trípoli e Benghazi, de acordo com as agências internacionais. (G1 e agências internacionais.
BZ-Comendo abobora e arrotando caviar....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).