sexta-feira, 4 de março de 2011

INTERNACIONAIS

04/03/2011

KADHAFI PERDEU LEGITIMIDADE NA LÍBIA E DEVE DEIXAR PODER, AFIRMA OBAMA
O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu nesta quinta-feira que o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, deixe o poder, e disse ter aprovado o uos de aviões militares americanos para resgatar egípcios na fronteira entre Líbia e Tunísia. Em entrevista na Casa Branca, Obama disse que Kadhafi “perdeu a legitimidade” para governar e “deve sair”. Obama também afirmou que autorizou que aviões civis adicionais sejam fretados para ajudar pessoas de outras nacionalidades a voltar a seus países. (G1 e agências internacionais)

KADAFI ORDENA NOVO BOMBARDEIO CONTRA OPOSITORES NA LÍBIA
O ditador da Líbia voltou a ordenar o bombardeio de opositores. O ataque aconteceu na cidade, que é a segunda maior produtora de petróleo do país.
Com um arsenal em mãos graças ao apoio dos militares da cidade, os opositores estão conseguindo enfrentar as forças pró-Khadafi, formadas por milicianos, mercenários e alguns soldados.
O ditador usa a violência indiscriminada para tentar retomar o controle de várias regiões, principalmente no leste da Líbia.
Enquanto isso, a oposição criou um conselho nacional para formar um governo provisório paralelo. Nas ruas, a população se organiza. (BAND NEWS)

VENEZUELA COGITA LULA COMO MEDIADOR EM CONFLITO NA LÍBIA
O governo da Venezuela espera que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chefie a comissão internacional para mediar o conflito na Líbia, proposta pelo presidente Hugo Chávez, disseram fontes à Reuters. O plano, no entanto, estaria em estágio preliminar. De acordo com assessoria de imprensa do ex-presidente, ainda não há nada oficial sobre uma eventual participação de Lula na intermediação. Chávez conversou com Kadhafi na terça-feira e apresentou sua proposta de buscar uma solução negociada para a violência na Líbia, declarou o ministro da Informação da Venezuela, Andrés Izarra. Ainda de acordo com o ministro, Kadhafi aceitou o plano, que envolveria uma comissão integrada por países da América Latina, Europa e Oriente Médio, com o objetivo de buscar uma saída negociada entre o líder líbio e forças rebeldes. (Estadão)
BZ-Será que ele vai aceitar?


BRASIL DIZ QUE APOIARÁ DECISÕES DA ONU SOBRE A LÍBIA
Chico de Gois/O GLOBO
BRASÍLIA - O porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena, disse nesta quinta-feira que o Brasil está acompanhando as ações na Líbia e apoiará todas as iniciativas definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Baena também disse que a presidente Dilma Rousseff não foi contactada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que propôs o Brasil como mediador do conflito no país do norte da África . O próprio ditador líbio Muamar Kadafi propôs a formação de uma comissão de observadores internacionais formada por Brasil , União Africana e a Organização da Conferência Islâmica para examinar a crise em seu país.

CHINA CRIA SISTEMA DE RASTREAMENTO QUE LOCALIZARÁ TODOS OS APARELHOS CELULARES 24 HORAS POR DIA
O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, um polêmico sistema de telefonia que rastreará absolutamente todos os aparelhos celulares de Pequim 24 horas por dia através de um aplicativo de geolocalização. As autoridades de Pequim disseram ainda que as informações sobre a movimentação de cada pessoa que estiver com seu aparelho celular ligado serão atualizadas constantemente. O projeto foi batizado de “Plataforma de informação em tempo real dos movimentos cidadãos”, e, segundo o governo de Pequim, servirá apenas para evitar congestionamentos, já que o sistema permite detectar concentrações incomuns de pessoas, divulgou o diário independente South China Morning Post. Mas ele não serve apenas para isso. (Época e Efe)
BZ-Eis aí o verdadeiro "big brother" telefônico. Importante não é ter a informação mas o que se vai fazer com ela.

Um comentário:

  1. Vai e racha

    Um dia depois de os jornais noticiarem que Kadafi estava distribuindo afagos ao Brasil, o porta-voz da presidência, Rodrigo Beana, mandou avisar que nós apoiaremos “todas as medidas que forem adotadas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU)” em relação à Líbia, incluindo ações armadas. Nada de afagos ao ditador que hoje mostra toda a sua violência contra seu próprio povo, nada de toma-lá-dá-cá, nada de pragmatismo. Mais um sinal, ou mesmo prova, de que o Itamaraty também vive outros tempos. Vai que é tua, Patriota!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).