SEGUIDORES DE KADHAFI VÃO ÀS RUAS DE TRÍPOLI CELEBRAR ‘VITÓRIAS’ DO REGIME
Numerosos seguidores do ditador líbio, Muamar Kadhafi, saíram neste domingo às ruas de Trípoli para celebrar o que consideram “vitórias” militares do regime, depois de a televisão estatal líbia anunciar que os rebeldes tinham sido derrotados em Zawiya, Ras Lanuf, Misrata e Tobruk. Segundo imagens divulgadas pela emissora Al Jazeera, os partidários do regime cantavam e empunhavam bandeiras verdes em sinal de apoio a Kadhafi, enquanto se ouviam disparos de fuzis automáticos e de artilharia. A televisão estatal líbia tinha anunciado de madrugada que os rebeldes haviam perdido o controle dessas estratégicas localidades, próximas a Benghazi, capital provisória das forças revolucionárias. (Efe)
PARA FIDEL, CHÁVEZ PODE EVITAR QUE LÍBIA VIRE ‘IRAQUE’
O ditador cubano Fidel Castro levou à web uma “reflexão” sobre a rebelião que convulsiona a Líbia há duas semanas. No texto, Fidel endossa a iniciativa do presidente venezuelano Hugo Chávez, que se oferece como mediador da crise líbia. “O presidente bolivariano Hugo Chávez realiza um valente esforço para buscar uma solução sem intervenção [militar] da Otan na Líbia”, escreveu. “Suas possibilidades de alcançar o objetivo aumentariam se lograsse a proeza de criar um amplo movimento de opinião antes que se produza a intervenção”. O movimento de apoio à iniciativa de Chávez, acredita Fidel, evitaria a repetição em países como a Líbia da “atroz experiência do Iraque. “A Guerra Inevitável da Otan”, eis o título do texto de Fidel. (Blog do Josias)
REBELDES MANTÊM CONTROLE DE RAS LANUF E COMBATES CONTINUAM EM BEN JAWAD
Efe
RAS LANUF, Líbia - Os milicianos rebeldes mantêm nesta segunda-feira, 7, o controle do porto e do terminal petrolífero de Ras Lanuf, 200 quilômetros ao leste de Sirte, seu próximo alvo militar. Os enfrentamentos também ocorrem em Ben Jawad, no meio do caminho entre as duas localidades, informaram fontes rebeldes.
Aeronaves, aparentemente em missão de reconhecimento, sobrevoaram nesta segunda-feira o povoado, que caiu em mãos rebeldes na sexta-feira na ofensiva dos milicianos para tomar Sirte, a cidade natal do líder do país, Muammar Kadafi, e uma das principais fortificações em seu poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).