quarta-feira, 9 de março de 2011

INTERNACIONAIS

09/03/2011

CRESCEM RISCOS DE CHÁVEZ LEVAR VENEZUELA AO CALOTE
Às voltas com uma queda na produção de petróleo e submetida a uma “seca” de dólares, a Venezuela é vista de esguelha pelo mercado.
Suspeita-se que Hugo Chávez pode ser compelido a decretar a moratória da dívida, convertendo a Venezuela numa espécie de Grécia latina.
Em 2012, vence uma parcela de US$ 5 bilhões da dívida externa venezuelana. Nesse mesmo ano, Chávez disputará a re-re-re-reeleição. Um convite à elevação dos gastos públicos.
Avolumam-se os relatórios de consultorias estrangeiras que levantam a suspeita de que a Venezuela não terá como pagar os credores. (BLOG DO JOSIAS)
BZ-Já dissemos aqui várias vezes que a desastrosa administração Chávez está levando a Venezuela para o caos econômico-financeiro, onde falta tudo e nada se produz além do petróleo.

TERREMOTO DE MAGNITUDE 7,3 ATINGE O LITORAL JAPONÊS E GERA ALERTA DE TSUNAMI
DA EFE
Um terremoto de 7,3 graus na escala Richter com epicentro no Oceano Pacífico atingiu nesta quarta-feira a costa nordeste do Japão e gerou um alerta de tsunami, segundo as autoridades locais, mas sem deixar danos.
O tremor demonstrou a preparação do Japão para lidar com os frequentes terremotos no país, que aplica estritas normas de construção para diminuir o impacto dos eventuais danos.
O trem-bala japonês ficou temporariamente paralisado na região afetada, mas voltou a operar em seguida, enquanto duas usinas nucleares continuaram funcionando sem incidentes.
O terremoto ocorreu às 11h45 da hora local (23h45 de Brasília), com epicentro 160 quilômetros ao leste da península de Ojika e a uma profundidade de oito quilômetros, provocando um alerta de tsunami para quatro províncias, aviso que foi retirado três horas depois.

ATENTADO SUICIDA DURANTE FUNERAL DEIXA AO MENOS 34 MORTOS NO PAQUISTÃO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Ao menos 34 pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas nesta quarta-feira após um ataque suicida ocorrido durante um funeral na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informou a polícia local.
O ataque ocorreu durante o funeral da esposa de um membro dos chamados "comitês de paz", as milícias formadas à margem das forças de segurança para combater a insurgência taleban.
Os ataques contra estes grupos são frequentes na província noroeste de Khyber-Pakhtunkhwa, cuja capital é Peshawar, especialmente quando seus membros se reúnem ou se concentram para algum evento.

FORÇAS PRÓ-KHADAFI AMPLIAM OFENSIVA CONTRA REBELDES USANDO TANQUES E AVIÕES
Forças leais ao líder líbio, Muamar Khadafi, lançaram nesta terça-feira uma grande ofensiva contra Zawiya, cidade a 50 quilômetros a oeste de Trípoli que era controlada pelos rebeldes.
Testemunhas disseram à BBC que o ataque deixou várias vítimas e que foram usados pelo menos 50 tanques e 120 camionetes levando homens armados.
“Não sei quantos foram mortos. Eles transformaram Zawiya em cinzas”, disse um morador. Outras testemunhas afirmaram que a troca de tiros foi intensa e que mulheres e crianças pequenas estão entre os mortos. (iG)

REBELDES DÃO PRAZO DE 72H PARA SAÍDA DE KADHAFI
Com a intensificação dos conflitos nas cidades do leste líbio que estão tomadas pelas tropas rebeldes, o conselho provisório criado durante a guerra civil admitiu a possibilidade de negociar com o ditador Muammar Kadhafi, para o fim dos ataques. Eles afirmam que estão dispostos a abrir mão de um julgamento posterior pelos crimes cometidos por Kahafi, caso ele abandone o poder nas próximas 72 horas. A decisão partiu após rumores de que o ditador líbio estaria disposto a negociar com os rebeldes, informação já negada pelos assessores do governo do país no norte africano. (BN)

CHINA PLANEJA COMBATE À INFLAÇÃO
A China cortará impostos de importação, dará subsídios aos pobres e aumentará o estímulo à produção de alimentos, informou o ministro das Finanças chinês, Xie Xuren (foto), indicando como o governo planeja empregar sua vasta riqueza para refrear a inflação. Mas, uma taxa cambial mais forte terá um papel menor nos esforços de estabilizar os preços, pois a valorização é uma faca de dois gumes, afirmou o ministro do Comércio chinês, Chen Deming. Os comentários feitos pelos dois ministros durante entrevista coletiva na sessão anual do Parlamento da China, deu uma ídeia sobre como o país trabalha para controlar a inflação, que sobe no ritmo mais rápido dos dois últimos anos. Informações da Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).