quinta-feira, 10 de março de 2011

INTERNACIONAIS

10/03/2011

TERREMOTO DE MAGNITUDE 5,8 NO SUDOESTE DA CHINA DEIXA 7 MORTOS
DA EFE
Um terremoto de magnitude 5,8 deixou 14 mortos e 135 feridos na província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país, informou a agência oficial Xinhua nesta quinta-feira.
O terremoto, com epicentro a dez quilômetros de profundidade no povoado de Shiming, ocorreu às 12h58 da hora local (1h58 pelo horário de Brasília).
Várias pessoas ficaram presas sob os escombros de várias casas que desmoronaram, assim como ocorreu com parte de um supermercado e um hotel, segundo testemunhas citadas pela Xinhua.
O tremor provocou ainda o corte da energia elétrica, segundo a agência, que assinalou que já foram enviados soldados à região para ajudar nos trabalhos de resgate.
Dez minutos após o terremoto houve três réplicas de magnitude 4,7.

APÓS ÚLTIMA MISSÃO, ÔNIBUS ESPACIAL DISCOVERY POUSA COM SUCESSO
Do G1, em São Paulo
Após 27 anos de serviços prestados, o ônibus espacial Discovery fez o que deve ser seu último pouso às 13h57 (horário de Brasília) desta quarta-feira (9) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.
Esta foi a 35ª viagem de um ônibus espacial à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e a 39ª missão do Discovery ao espaço. Ao todo, a nave já passou o equivalente a um ano inteiro em órbita.
O ônibus espacial, o mais antigo em operação na Nasa após a destruição do Challenger (em 1986) e do Columbia (em 2003), será agora aposentado.

REBELDES DIZEM TER RETOMADO CONTROLE DE ZAWIYA, NO OESTE DA LÍBIA
No oeste da Líbia, rebeldes afirmam ter expulsado forças leais a Muammar Kadafi de Zawiya, e retomado o controle da cidade.
Guerrilheiros disseram à agência Reuters que eles expulsaram partidários do ditador da principal praça da cidade. O que contraria os relatos do governo. Mais cedo, a tevê estatal mostrou imagens de seguidores de Kadafi agitando bandeiras em Zawiya, a apenas 50 quilômetros de Trípoli.
O governo líbio prometeu várias vezes acompanhar jornalistas estrangeiros à cidade. Mas o acesso ainda é restrito. Testemunhas relatam a existência de muitos corpos pelas ruas, inclusive de idosos, mulheres e crianças. Um médico local disse que há pelo menos 40 mortos.

ATIVISTAS OCUPAM CASA QUE SERIA DE FILHO DE KHADAFI EM LONDRES
Ativistas ocuparam nesta quarta-feira uma mansão em um bairro nobre de Londres que supostamente pertence a Saif al-Islam Kadhafi, filho do líder líbio, Muamar Kadhafi. O grupo intitulado Topple the Tyrants (ou ‘Derrubem os Tiranos’, em tradução livre) disse que ocupará o local até ter certeza de que a propriedade será devolvida ao povo líbio. Na semana passada, o governo britânico congelou os bens de Khadafi e de sua família. “Ficaremos até ter certeza de que a propriedade será devolvida a seus donos legítimos, o povo líbio”, disse o porta-voz do grupo, Montgomery Jones. Acredita-se que a casa de oito quartos, com sauna e piscina no bairro de Hampstead, seja avaliada em mais de 10 milhões de libras (cerca de R$ 26 milhões). (BBC Brasil)

DUAS PESSOAS MORREM EM NOVA RODADA DE PROTESTOS NO IÊMEN
Duas pessoas morreram após a polícia do Iêmen disparar contra centenas de estudantes que protestavam na capital Sanaa.
Esta quarta-feira foi mais um dia de manifestações contra o presidente Ali Abdullah Saleh, há 32 anos no poder. Os jovens se concentravam perto de uma universidade, quando a marcha foi violentamente reprimida pelas forças de segurança.
Desde o início dos protestos, no final de janeiro, cerca de 30 pessoas morreram em confrontos. A oposição exige a saída do presidente, acusado de não conter o desemprego e deixar o país afundar na pobreza. Os manifestantes também querem mudanças na Constituição. (BAND NEWS)

POTÊNCIAS MUNDIAIS PRESSIONAM IRÃ POR QUESTÃO NUCLEAR
Os Estados Unidos afirmaram que os aspectos militares da atividade nuclear do Irã estão “cada vez mais aparentes”, enquanto seis potências mundiais pediram nesta quarta-feira que o governo iraniano coopere com a agência de inspeção nuclear da ONU para ajudar a afastar essas preocupações. As grandes potências afirmaram que “a porta permanece aberta” para o diálogo com o Irã, mas deixaram claro que a República Islâmica precisa negociar arduamente a fim de encontrar uma solução diplomática para uma contenda antiga sobre o programa nuclear do país. (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).