sábado, 12 de março de 2011

INTERNACIONAIS

12/03/2011


MORTOS POR TERREMOTO NO JAPÃO DEVEM PASSAR DE MIL, DIZ GOVERNO
O ministério da Defesa do Japão informou, nesta sexta-feira, que o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o nordeste do país nesta madrugada deve ter deixado mais de mil mortos. Segundo a agência Kyodo, a cidade de Sendai, com 1 milhão de habitantes, foi a mais afetada pelo tremor, sentido em diversos pontos do país. Apenas na cidade de Minamisoma, no distrito de Fukushima, 1,8 mil casas foram destruídas. O balanço da polícia contabiliza 133 mortos, 544 feridos e 350 desaparecidos. Em Sendai, entre 200 e 300 mortos foram encontrados afogados após o tsunami, mas estas mortes ainda não foram contabilizadas nos números oficiais. O governo japonês declarou estado de emergência na usina nuclear de Fukushima e outras três centrais atômicas foram fechadas. Ao menos 2 mil pessoas foram retiradas de áreas próximas após as autoridades não terem conseguido resfriar o combustível nuclear. Segundo os oficiais responsáveis, no entando, não há vazamento radioativo, e a situação já está sob controle. (Estadão)

PREMIÊ JAPONÊS MANDA ISOLAR USINA NUCLEAR E CRESCE RISCO DE ACIDENTE
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou remover toda população em um raio de 10 km da usina nuclear de Fukushima. Os níveis de radiação em torno do reator um do complexo, aumentaram oito vezes nas últimas horas e estão mil vezes maiores do que o nornal. De acordo com o governo japonês, o risco de um vazamento radioativo está maior. O sistema de refrigeração do reator parou de funcionar após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão nesta madrugada, devido a uma queda de energia. Ao menos 3 mil pessoas foram retiradas da usina, que fica a 240 km de Tóquio. O governo americano enviou por meio de um porta-aviões material para ajudar no resfriamento do reator, informou a secretária de Estado, Hillary Clinton. O governo e a Tepco, empresa que administra a usina, haviam decidido liberar um pouco de gás radioativo no ambiente para reduzir a pressão no reator. Segundo o ministério da Indústria japonês, não haveria risco para a população e o meio ambiente. (Estadão)

TSUNAMI JÁ CAUSOU DANOS NO EQUADOR; 240 MIL FORAM RETIRADOS
O tsunami provocado pelo terremoto do Japão chegou às Ilhas Galápagos, onde o mar recuou 30 metros e, posteriormente, inundou zonas urbanas na cidade de San Cristóbal, afirmou o presidente do Equador, Rafael Correa. “A água recuou, inundou a cidade e continua entrando”, disse o líder, em entrevista coletiva na qual informou em tempo real sobre o maremoto no arquipélago, situado a cerca de 1.000 quilômetros do litoral equatoriano. “Está tudo preparado em Galápagos. Não há risco às vidas humanas”, declarou Correa. A onda atingiu as ilhas por volta das 18h locais (21h de Brasília). (Folha)

CÚPULA DA UNIÃO EUROPEIA PEDE RENÚNCIA IMEDIATA DE KADHAFI NA LÍBIA
Os líderes dos 27 países da União Europeia pediram nesta sexta-feira que o ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, renuncie “sem demora”, segundo nota divulgada ao final de reunião de cúpula em Bruxelas. A cúpula também condenou a violência na repressão aos protestos no país, segundo seu presidente, Herman Van Rompuy. Eles também se comprometeram a ajudar o povo líbio como for possível. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que os países europeus aceitaram o Congresso Nacional Líbio como um “interlocutor político” válido. Ele também anunciou que deve ocorrer uma reunião de cúpula entre União Europeia, União Africana e Liga Árabe nas próximas semanas. (G1 e agências internacionais)

LÍBIA SUSPENDE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A FRANÇA APÓS APOIO A REBELDES
estadão.com.br
O governo do ditador líbio Muamar Kadafi decidiu suspender as relações diplomáticas com a França nesta sexta-feira, 12. Ontem, o presidente Nicolas Sarkozy anunciou que reconhecia o Conselho de Governo Provisório, constituído por rebeldes e sediado em Benghazi, como verdadeiro representante do povo líbio.
Ao lado do Reino Unido, a França é o país ocidental mais afeito a ações duras contra Kadafi. Sarkozy propôs a União Europeia (UE)ataques aéreos seletivos contra a Líbia, e tanto Londres quanto Paris lutam pela implementação de uma zona de exclusão aérea sobre o país.

ALEMANHA CONGELA 10 BILHÕES DE EUROS DE ORIGEM LÍBIA, DIZ REVISTA
Efe
BERLIM - As autoridades alemãs congelaram cerca de 10 bilhões de euros de origem líbia depositados em bancos alemães, incluindo o Bundesbank, o banco central do país, segundo informações do semanário Der Spiegel.
De acordo com a fonte, o montante está dividido em 193 contas de 14 entidades diferentes, uma das quais o Bundesbank, onde haveria 1.96 bilhão de euros.
O ministro da Economia alemão, Rainer Brüderle, ordenou na última quarta-feira o congelamento de todas as contas e fundos líbios nos institutos de crédito da Alemanha, adiantando-se às sanções ditadas pela União Europeia (UE).
O objetivo da medida é evitar que o líder líbio, Muammar Kadafi, esvazie suas contas na Alemanha antes que a UE aprove novas sanções.
O bloqueio das contas afeta o banco central líbio e também o Libyan Foreign Bank, o fundo estatal Libyan Investment Authority (LIA) e o Libya Africa Investment Portfolio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).