APÓS BOLSA FAMÍLIA E SINDICALISTAS, DILMA PRESTIGIA MOVIMENTO NEGRO
Depois de anunciar o aumento no valor do Bolsa Família e de receber sindicalistas em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff prepara-se para prestigiar organizações do movimento negro. Ela deve participar, no dia 21, da entrega dos prêmios do Selo de Educação para a Igualdade Racial. Serão premiadas as 100 melhores experiências de escolas de ensino básico e secretarias municipais e estaduais de educação na área de combate ao preconceito étnico-racial. Na mesma ocasião, a presidenta deve lançar oficialmente, no País, o Ano Internacional para Afrodescendentes, instituído no ano passado pela ONU. A presença de Dilma está sendo anunciada pela Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que organiza o evento. A escolha do dia 21 de março se deve ao fato de a data marcar, no calendário da ONU, o Dia Internacional para a Eliminação da Desigualdade Racial. Também se comemora nesse dia a criação da Seppir, que está completando oito anos. A titular da secretaria, a ministra Luiza Barros, ainda deve aproveitar a data para anunciar suas principais metas de trabalho para este ano. Antes de chegar ao cargo atual, Luiza foi militante do Movimento Negro Unificado e chefiou, entre 2008 e 2010, no governo de Jaques Wagner (PT), a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia. (Radar Político/ Estadão)
SINDICATOS OCUPARÃO 59 POSTOS EM CONSELHOS ESTATAIS
Dilma Rousseff recebe nesta sexta, no Planalto, representantes de seis centrais sindicais, entre elas as duas maiores: CUT e Força Sindical. Antes de subir para o gabinete presidencial, o baronato sindical será adulado em cerimônia aberta. Com a presença de Dilma, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) vai assinar uma portaria ansiada pelos sindicatos. O texto prevê a acomodação de representantes dos trabalhadores nos conselhos deliberativos das empresas estatais. Dilma recolhe os frutos de uma novidade plantada pelo antecessor. A pedido das centrais, Lula fez aprovar no Congresso uma lei. Leva o número 12.353. Foi sancionada em 28 de dezembro de 2010. A portaria da ministra Belchior vai apenas regulamentar a aplicação dessa lei. Leia mais no Blog do Josias.
MAL-ESTAR: PALOCCI AGORA FAZ ‘SOMBRA’ A MANTEGA
Chamado a se envolver cada vez mais nas decisões econômicas, o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) vem causando mal-estar em Guido Mantega. No primeiro governo Lula, Matenga tinha papel secundário, como ministro do Planejamento, enquanto Palocci reinava absoluto. Após o escândalo do caseiro Francenildo, Mantega assumiu papel protagonista. Agora, aos poucos, ele “volta ao seu lugar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).