quinta-feira, 17 de março de 2011

INTERNACIONAIS

17/03/2011

EUA, UNIÃO EUROPEIA, FRANÇA E RÚSSIA PREVEEM O PIOR NOS REATORES 3 E 4 DA USINA DE FUKUSHIMA, NO JAPÃO
O GloboAgências internacionais
TÓQUIO - Com três reatores do complexo nuclear de Fukushima I (Daiichi) gravemente avariados e os níveis de radiação numa preocupante curva ascendente, organismos internacionais são unânimes em declarar: a situação está fora de controle e os níveis de radiação "extremamente altos" no Japão. Horas depois de o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, confirmar danos ao núcleo de três usinas - 1, 2 e 3 - nos Estados Unidos, o chefe da Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC), Gregory Jaczko, declarou que a piscina de armazenamento de combustível do reator número 4 estava completamente seca - ou seja, num estágio onde nada mais impediria as varetas de urânio de derreterem completamente, liberando uma nuvem tóxica altamente radioativa. Jaczko não revelou a fonte da informação, mas a NRC tem funcionários envolvidos diretamente nos trabalhos em Fukushima (Entenda o vocabulário atômico) .
- Acreditamos que a região do reator esteja sob altos níveis de radiação. Será muito difícil que trabalhadores de emergência consigam chegar até o local. As doses de radiação às quais podem ser expostos seriam potencialmente letais em um período curto de tempo - declarou Jaczko.
" Acreditamos que a região do reator esteja sob altos níveis de radiação "
Atingida por explosões e dois incêndios que danificaram as estruturas de contenção nos últimos dias, a piscina de combustíveis reciclados do reator 4 já estaria praticamente ao ar livre. Se confirmado a evaporação total da piscina, analistas advertem que a quantidade de radiação liberada seria equivalente à da usina ucraniana de Chernobyl, em 1986. Segundo técnicos, a temperatura da água que ainda resta no local também é alta - em mais de 80 graus Celsius, quando o nível normal é de cerca de 30.
BZ- O número de mortos ja passa dos 5 mil, e sobe a mais de 8 mil o número de desaparecidos. É grave, séria e complicada a situação do Japão, decorrente do aumento descontrolado da emissão de radiação nuclear.E isso num país que tem um enorme trauma com assunto, decorrente do sofrimento causado pelas duas bombas atômicas, Nagasaki e Hiroshima, em 1945.

OPERAÇÕES DA OTAN NO AFEGANISTÃO DEIXAM AO MENOS 40 MORTOS
DA EFE
Ao menos 40 supostos insurgentes morreram em enfrentamentos com forças da Otan no sul e no leste do Afeganistão, informou a organização militar nesta quinta-feira.
A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) matou "mais de 30 insurgentes" nos dois últimos dias em uma operação ainda em curso no distrito de Khanshin, na província de Helmand, assinala um comunicado da força internacional.

QUATRO JORNALISTAS DO ‘THE NEW YORK TIMES’ DESAPARECEM NA LÍBIA
O jornal americano The New York Times anunciou o desaparecimento de quatro de seus jornalistas que cobriam o conflito na Líbia. Também nesta quarta-feira, o repórter iraquiano Ghaith Abdul-Ahad, que viajava com o repórter do Estado Andrei Netto quando ambos foram presos no começo do mês no país foi libertado. Fazem parte do grupo o repórter Anthony Shadid, duas vezes vencedor do Pulitzer, o cinegrafista Stephen Farrel e os fotógrafos Tyler Hicks e Linsey Addario. “Conversamos com representantes do governo líbio e eles nos disseram que estão tentando localizá-los”, disse Bill Keller, editor executivo do Times. O jornalista afirmou ainda que o governo deu garantias de que, caso estejam presos, os quatro serão libertados. (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).