As margens do rio São Francisco e com uma das maiores Estações de Pisciculturas do Estado Bahia, Xiquexique que tem grande vocação para a pesca, receberá o Curso de Engenharia de Pesca através do Campus XXIV da UNEB.
Por uma iniciativa do então prefeito da época Ezer Rocha, a UNEB foi implantada em Xiquexique no ano 2000, empreendimento este que formou dezenas de profissionais no Curso de Letras e Pedagogia ao longo de uma década.
Depois de 10 anos o Campus XXIV da UNEB receberá mais um curso, sendo este voltado para uma habilidade nata do nosso povo, mesmo que deixada de lado por muitos, que é a pesca. Segundo o prefeito, no dia 17 de março de 2011, quinta-feira, acontecerá a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Xiquexique e a UNEB para a implantação do Curso de Engenharia de Pesca no município.
Depois de ser um marco na economia local durante muitos anos, sabemos que a pesca hoje está desacreditada diante das dificuldades advindas da desvalorização do pescador, como também pelas dificuldades oriundas da pesca predatória e tantos outros fatores que desertou o São Francisco nos últimos anos.
Com a iniciativa do Governo Federal em criar o Ministério da Pesca e a valorização do pescador em todo o Brasil, fomentando as Pisciculturas pra que possam repovoar os rios e dar as condições necessárias ao pescador na criação de alevinos, um Curso de Pesca aliado a Estação de Piscicultura, já em funcionamento, com certeza Xiquexique terá oportunidade de voltar a ser um grande pólo de pescado para região e a Bahia.
Agora é conscientizar nosso povo para que possa perceber que só através da educação e conhecimento é possível se livre e independente e que este curso é aberto para todos de qualquer município. Que a oportunidade deve ser valorizada para que não se feche um mais um curso em Xiquexique por falta de turmas. Que as vagas deverão ser preenchidas através de vestibular e que se os mesmo não buscarem ocupar estas vagas concorridas na região, serão ocupado por outros que buscam oportunidade onde quer que elas estejam e estes serão os futuros profissionais em uma área promissora que é a pesca e a piscicultura.
O vestibular deve acontecer ainda este ano, com inicio do curso para o primeiro semestre de 2012.
BZ-Agora temos que batalhar pela Escola Técnica Agropecuária, para fortalecer a nossa cidade como um polo de educação e ensino.
Transcrito do A VOZ
Não é somente a escola tecnica Zeca. Pode ter certeza que no blog de Gal o pessoal começara a meter o pau no prefeito. Vão começar a discutir quem trouxe a Uneb. Quem lê jornal A Tarde sabe muito bem que durante o governo de Otto Alencar ele disse no Jornal que a Uneb era um presente para a população de Xique-Xique e para o Deputado Reinaldo Braga.
ResponderExcluirMas o que eu quero dizer é que temos que conscientizar a população a não comprar surubim minúsculo, não pescar durante a piracema, etccc. São cursos que tanto a prefeitura como a Colonia Mamadora de Pescadores deve aplicar
A uneb veio pra xx em 2002!!! Eser trouxe foi um projeto para professores chamado rede uneb 2000!!! Nada haver com o campus da UNEB. A Rede Uneb 2000 eh um curso de professores, que inclusive esta novamente em xx desde 2008. Ate a Barra tem rede uneb 2000!!! Isso não tem nada haver com campus da UNEB!!!!
ResponderExcluirVc deixou de acompanhar as reuniões dos Vereadores ou eles ainda não começaram a trabalhar.? É aqui que eu acompanho tudo
ResponderExcluirPode ter certeza quem não trouxe nada para cá foi a oposição de Xique Xique.
ResponderExcluirÉ melhor não trazer nada do que trazer esses merdas oportunistas para sujar o nome da cidade.
ResponderExcluirOxy então para que essa gente vai fazer pela cidade, só reclamar quando estiver no poder ? Assim Xique Xique volta pro buraco, então vamos deixar a oposição ser apenas oposição mesmo
ResponderExcluirTanto um lado quanto outro da politica local, deveriam lembrar q após as eleições terminadas ñ deveria existir a oposição deveria existir a união, pois, se coisas boas acontecem na cidade, quem ganha com isso é o povo, e pouco importa quem trouxe UNEB ou ñ, o q é importante é q a cidade será beneficiada com um otimo curso de futuro gratificante e vale ressaltar q a parte mais importante do texto é quando o autor destaca q a a cidade ñ pode deixar mais um curso fechar por falta de turma, então ao verdadeiro cidadão q ñ são estes de uma briga politica isolada, apoiem tanto faz quem trouxe ou ñ para q as coisas boas aconteçam....
ResponderExcluirNão sou cidadão de sua cidade mas sou um engenheiro de pesca formado oriundo de familia simples e sei o quanto ja ajudei pessoas e quanto posso ajudar devido ao otimo profissional q é o ENGENHEIRO DE PESCA, e se precisarem de mim estou ai para ajudar... JB