domingo, 20 de março de 2011

INTERNACIONAIS

20/03/2011

JAPÃO DETECTA EXCESSO DE RADIAÇÃO EM LEITE E ESPINAFRE
Excesso de radiação foi encontrado neste sábado em leite e espinafre coletados nas cidades de Fukushima e Ibaraki, no Japão. Segundo o porta-voz do governo, Yukio Edano, a radiação estava acima dos padrões regulamentados no país, mas não constitue um risco à saúde humana. Edano disse que o governo foi informado na sexta-feira (18) que altos níveis de radiação foram detectados em leites de vacas em uma fazenda na cidade de Fukushima, segundo informou a rede de televisão “NHK”. O porta-voz ainda divulgou que, neste sábado, o governo recebeu a informação de que seis amostras de espinafre testadas em um instituto de pesquisa na cidade de Ibaraki continham níveis mais altos de radiação do que o padrão oficial. (G1)

JAPÃO: SITUAÇÃO NA USINA DE FUKUSHIMA CONTINUA ESTÁVEL
O Globo
Enquanto técnicos ainda correm para tentar restabelecer o fornecimento de energia na usina nuclear de Fukushima, um dos seis reatores danificados pelo terremoto e o tsunami que atingiram o Japão na semana passada, parece ter sido estabilizado neste sábado.
Engenheiros afirmaram ter obtido sucesso depois que caminhões do corpo de bombeiros jogaram água no reator número 3, considerado o mais perigoso do complexo nuclear de Fukushima por utilizar plutônio, elemento extremamente tóxico.
- A situação lá está, de certa forma, se estabilizando - disse o porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, em uma entrevista coletiva.

FORÇAS ALIADAS ATACAM A LÍBIA E OBAMA ANUNCIA OPERAÇÃO EM BRASÍLIA
As forças aliadas entraram em ação neste sábado para impedir que as forças do líder líbio, Muamar Kadafi, mantenham seu ataque contra o reduto rebelde de Benghazi, no leste do país.
EUA, Reino Unido e França bombardearam alvos na capital da Líbia, Trípoli, e em Misrata com o objetivo de implementar a zona de exclusão aérea prevista pela resolução do Conselho de Segurança da ONU de quinta-feira. A ofensiva militar é a maior desde a inavsação do Iraque, em 2003. O governo líbio reagiu à ação afirmando que era "bárbara" e alegando que civis haviam sido mortos. (G1)

FRANÇA COMEÇA INTERVENÇÃO NA LÍBIA
O primeiro disparo contra as forças do ditador líbio Muammar Kadafi aconteceu, por volta das 16h45 no horário local (13h45 em Brasília) deste sábado (19). Um avião de combate francês atirou contra “um veículo indeterminado”, anunciou a porta-voz da Força Aérea Francesa. A rede de TV árabe Al-Jazeera também informou que quatro tanques já foram destruídos por conta da retaliação internacional. Quem também se pronunciou foi o presidente francês Nicolas Sarkozy. “Nossos aviões já estão impedindo ataques na cidade [Benghazi, cidade sobre o o controle dos rebeldes]". Sarkozy enalteceu que a manobra é apoiada por Reino Unidos, EUA e Canadá, e também pelos países árabes. Informações do G1.

LÍBIA: EUA DIZEM QUE ATAQUES AÉREOS SÃO APENAS "1ª FASE"
O Globo
Uma série de mais de 110 ataques com mísseis de cruzeiro sobre alvos na Líbia é somente o primeiro estágio de uma operação de múltiplas fases, declarou um militar norte-americano de alta patente neste sábado.
O vice-almirante Bill Gortney, diretor militar do Estado Maior dos EUA, negou-se a discutir qual será o próximo estágio das operações. Ele disse que mais de 20 locais foram alvejados por ataques da coalizão até o momento.

EUA LANÇAM 110 MÍSSEIS NA LÍBIA
Cerca de 110 mísseis Tomahawk foram lançados de submarinos e navios de guerra americanos há pouco, segundo o Departamento de Estado, em Washington, atingindo as defesas antiaéreas do exército do ditador Muanmar Kadafi. A BBC diz que aviões britânicos também estão em ação, após caças franceses iniciarem a intervenção, com respaldo do Conselho de Segurança da ONU. Testemunhas disseram à agência France Presse que ouviram fortes explosões a leste de Trípoli, e visto bolas de fogo no horizonte, sem precisar, no entanto, a origem delas. Teriam ocorrido a 20 quilômetros da capital. Mais cedo, segundo a rede de TV CNN, Kadafi negou os ataques a Bengazi, o redulto rebelde, que comemorou a intervenção aliada. Depósitos de combustível em Misrata e áreas civis de Trípoli teriam sido atingidos no ataque, de acordo com informações da TV líbia. Mais cedo, em Brasília, o presidente Barack Obama gravou uma mensagem para a TV, dizendo que "o uso da força não foi nossa primeira opção, não foi fácil, mas não podemos ficar assistindo, enquanto um tirano diz a seu povo que não haverá piedade". Obama também avisou que a ação é limitada, sem tropas em terra.

KADAFI PREVÊ 'LONGA GUERRA' CONTRA FORÇAS OCIDENTAIS
Reuters
TRÍPOLI - O ditador líbio Muammar Kadafi disse neste domingo, 20, que os ataques aéreos contra a Líbia comandados pelas forças ocidentais equivalem a um ataque terrorista e assegurou que vencerá seus inimigos.
Em uma entrevista trasmitida pela televisão estatal, Kadafi acrescentou que seu país se prepara para uma longa guerra e que todos os líbios portam armas para defendê-lo.
"Não deixaremos nossa terra e a libertaremos", declarou. A rede de televisão transmitiu a voz de Kadafi, mas não mostrou as imagens do líder da nação africana.
BZ-Falam grosso, mostram-se destemidos, mas se escondem em abrigos subterrâneos, bunkers.  São todos iguais, esses tiranetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).