domingo, 20 de março de 2011

NACIONAIS

20/03/2011

DILMA DÁ PEQUENA AULA SOBRE MODERNISMO PARA CASAL OBAMA
Em visita à exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras — em homenagem ao Mês da Mulher — no Salão Oeste do Palácio do Planalto, a presidente Dilma deu uma pequena aula ao casal Obama sobre o Modernismo e sua importância para a cultura brasileira. O quadro em que mais se deteve foi o Abaporu, de Tarsila do Amaral, obra da coleção particular do argentino Eduardo Costantini emprestada para a exposição. Dilma explicou a cabeça pequena e as mãos e pés grandes como um retrato da escravidão no Brasil. Além dos quadros mais “acadêmicos”, Dilma também apresentou bonecos de barro feitos por artesões populares do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. (iG)

DATAFOLHA: DILMA É APROVADA POR 47% DOS BRASILEIROS
Pesquisa Datafolha mostra que a presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros. Com essa taxa de popularidade, Dilma iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato do antecessor da atual ocupante do Palácio do Planalto. Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente com os 48% de Lula em 2007, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo, em março de 2007, atingindo a marca de 48%. Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, quando se considera esta fase inicial do mandato. O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu depois do processo de impeachment de Collor, marcou 34% depois de três meses no cargo. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, teve aprovação no início de seus governos de 39% e 21%, respectivamente. Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma “ruim” ou “péssima”. Outros 34% a classificam como “regular”. Há também 12% que não souberam opinar. O instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios nos dias 15 e 16 deste mês. (Folha)

DILMA DEFENDE INTERESSES NACIONAIS EM DISCURSO
Ao falar pela primeira vez ao lado do presidente Barack Obama, Dilma Roussef fez um discurso marcado pela defesa de interesses do empresariado brasileiro e dos objetivos diplomáticos nacionais, como a obtenção de uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU. "Defendemos uma reforma fundamental no desenho da governança global. Não nos move, senhor presidente Obama, o interesse menor da ocupação de espaços de representação, e sim a segurança de que um mundo multilateral produzirá benefícios à paz dos povos", afirmou em justificativa ao pleito brasileiro. Dilma também pediu a quebra de barreiras tarifárias que os Estados Unidos impõem a uma série de produtos brasileiros. "Buscamos relações econômicas mais justas e equilibradas", afirmou, para em seguida complementar: "é fundamental que se derrubem barreiras a produtos como o etanol, a carne bovina, o suco de laranja, o aço."(BN)

MINISTROS ABANDONAM REUNIÃO COM OBAMA
A eterna desconfiança e excesso de segurança do serviço secreto norteamericano insultou os ministros brasileiros que participariam da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, neste sábado (20). Segundo fontes, havia sido um acordo com a Casa Branca para que os ministros não fossem revistados. Na hora, entretanto, Guido Mantega (Fazenda), Edison Lobão (Minas e Energia), Aloizio Mercadante (Ciências e Tecnologia) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) tiveram que passar pela revista completa. Mesmo indignados com a deselegância, os ministros ainda engoliram este sapo e passaram pelo constrangimento – Mercadante reclamou muito. Quando chegaram ao auditório e viram que o presidente da seção americana do Conselho Empresarial Brasil-EUA, John Faraci, simplesmente subiu ao palco e começou a falar em inglês, o clima ainda piorou. Sem o aparelho de tradução simultânea, todos os ministros abandonaram o encontro sem assistir o discurso de Obama. Informações do Zero Hora.(BN)
BZ-Alguns "pitt-Bulls" da segurança pessoal do presidente americano, acabaram por exagerar em suas tarefas e criaram constrangimentos.

APÓS ALMOÇO COM OBAMA, FHC ELOGIA DILMA PELO CONVITE
Itamaraty chamou todos os ex-presidentes para encontro com chefe de Estado americano; apenas Lula não compareceu
Leandro Cólon, O Estado de S. Paulo
O ex-presidente da República Fernando Henrique elogiou neste sábado, 19, o convite da presidente Dilma Rousseff para participar, em Brasília, do almoço oferecido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
"Achei uma gentileza, senão não teria vindo", disse. "Em matéria de Estado, quando se está representando o País, não cabem divisões partidárias. A presidente Dilma demonstrou que tem compreensão correta dessa matéria", afirmou.
"Temos que ter uma relação. Não é necessário tratar um como Deus e outro como demônio. Aí não dá", afirmou FHC, referindo-se à proximidade de Dilma com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Convidado, Lula não quis participar do encontro com Obama. Outros três ex-presidentes, além de FHC, estiveram no almoço: José Sarney, Itamar Franco e Fernando Collor.
FHC ironizou o fato de Lula, na condição de presidente, nunca tê-lo convidado, como fez Dilma. "É que o Lula é meu amigo de tantos anos atrás e achou que não era necessário", afirmou. E alfinetou: "O Lula, quando eu era presidente, esteve comigo. Muitas vezes".
Fernando Henrique ainda defendeu o discurso firme de Dilma Rousseff na recepção a Obama. "O discurso de interesse do Brasil tem que ser duro, tem que dizer as verdades como são, quais os nossos interesses".

OBAMA APOIA VAGA DO BRASIL NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU
O Brasil vai obter o apoio americano à sua pretensão de uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, semelhante ao dado por Barack Obama a Índia em novembro do ano passado. A declaração final conjunta da visita, negociada entre os dois países, prevê a declaração de apoio nos mesmos termos. Até mesmo o texto da declaração de Obama na Índia foi consultado para que o vocabulário seja o mais próximo possível. Na Índia, Obama afirmou que a “justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima. Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente”. O Brasil pouco esperava nesse sentido da visita de Obama. A expectativa era de uma declaração de “visões coincidentes” e “interesses mútuos”. (Estadão)

3 comentários:

  1. Sobre os ministros, aquilo não foi protesto
    Ir embora não foi protesto. Faz parte de uma classe de autoridades que se negam a serem revistados. Quem é revistado no Brasil é o pobre. Por isso somos o país das carteiradas. Sou a favor da reciprocidade. Porque seria humilhante só nossas autoridades serem revistadas. Não pode virar bagunça.

    ResponderExcluir
  2. Dos ex-presidentes
    Foi muito bom ver ex-presidentes na mesma mesa com tão importante visita. Coisa da democracia de verdade. Não acredito que o ex-presidente, como se difunde por aí, ofuscaria esse encontro. Dilma está demonstrando cada vez mais, nas ações e nos gestos, postura de estadista, até mesmo na simplicidade, ao usar seus conhecimentos do idioma universal, e não precisar da influência de aspones e puxa-sacos que só atrapalham e impõem opiniões pessoais, com apelações grosseiras e com perfil de quem, apesar de cursos especializados no assunto, continuarem não entendendo de relações internacionais. Parabéns, Presidente Dilma.

    ResponderExcluir
  3. A mídia e a oposição passaram 2010 apostando que Dilma era apenas uma marionete de Lula. Quebraram a cara, mais uma vez: Dilma mostrou estilo e personalidade. E sabe decidir por conta própria. Seus 1.os dias à frente do governo mostram uma dirigente centrada, discreta, trabalhadora. Mais interessada em resolver os problemas da nação que se meter em querelas que só servem para alimentar a imprensa linguaruda. A 1.a pesquisa de opinião sobre a sua performance é muito positiva, inclusive porque não é tão conhecida quanto Lula. Lula iniciou um dos mais profícuos ciclos de crescimento de que se tem notícia e deixou o governo no auge da popularidade. Ao demonstrar sua capacidade, ao longo de 2011, o conceito de Dilma vai subir muito mais.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).