sexta-feira, 25 de março de 2011

INTERNACIONAIS

25/03/2011

TERREMOTO MATA PELO MENOS 50 EM MIANMAR E NA TAILÂNDIA
Pelo menos 50 pessoas morreram em consequência do terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu na noite desta quinta-feira uma zona fronteiriça entre Mianmar e Tailândia. A maior parte das mortes aconteceu em aldeias situadas na região nordeste de Mianmar, próxima à Tailândia, de acordo com funcionários da cidade fronteiriça de Tachilek citados pela rádio estatal tailandesa. O terremoto também causou o desmoronamento de cerca de 100 edifícios. (O Globo)


IÊMEN: OPOSIÇÃO REJEITA PROPOSTA DO PRESIDENTE SALEH
O Globo
Um dia antes da manifestação, que a oposição chamou de "Sexta-feira da queda", as tensões subiram de tom no Iêmen.
Tropas leais ao presidente Ali Abdullah Saleh abriram fogo contra unidades do exército que apóiam a saída do líder iemenita. O medo de uma confrontação mais violenta entre os rivais políticos cresce entre a população da capital Sanaa e de outras cidades menores.
Nesta quinta-feira, a oposição rechaçou a proposta de Saleh de antecipar as eleições presidenciais e deixar o poder no final do ano, quando ocorrerá a votação. Saleh já anunciou que não concorrerá ao cargo novamente.
Ao mesmo tempo, o parlamento iemenita promulgou nesta quarta-feira leis de emergência que permitem ao presidente prender e censurar membros do movimento popular que pede sua renúncia .
O chefe da coalização oposicionista, Yassin Noman, descreveu a oferta de Saleh sobre as eleições como "palavras vazias". Mohammen al-Sabry, um dos porta-vozes dos manifestantes, completou:
- Não haverá diálogo com esse regime morto.
O sentimento de desaprovação é unânime entre manifestantes pró-democracia. O general Ali Mohsen, aliado histórico de Saleh que declarou seu apoio à oposição no início desta semana, afirmou que o modelo de governo militar em países árabes está ultrapassado e que chegou o momento de o povo escolher quem irá liderá-lo nos moldes de uma sociedade civil moderna. Mohsen negou que tenha aspirações de tomar o poder.

LÍBIA: QUASE 100 CIVIS MORRERAM EM ATAQUES AÉREOS
O Globo
A Líbia informou na quinta-feira que o número de civis mortos após cinco dias de ataques aéreos da coalizão chegou perto de 100, e acusou os governos do Ocidente de lutarem ao lado dos rebeldes.
Mussa Ibrahim, um porta-voz do regime de Muamar Kadafi, também disse que o governo líbio acredita que forças ocidentais estão planejando atacar a infraestrutura de transmissão do país, possivelmente ainda na quinta-feira.

JAPÃO: NÚMERO DE MORTOS SUPERA 10 MIL
O Globo
O número de mortos pelo terremoto e pela posterior tsunami que devastaram há duas semanas a costa nordeste do Japão aumentou para mais de 10 mil, informou nesta sexta-feira a agência policial do país.
A Agência Nacional de Polícia assinalou que mais de 17.440 pessoas continuam na lista de desaparecidos.

EM APENAS 6 DIAS, JAPÃO RECONSTRÓI PISTA DESTRUÍDA

Depois do terremoto
Se após mais de dez anos em construção, o Metrô de Salvador continua fora dos trilhos, uma rodovia destruída pelo terremoto que atingiu o Japão, no último dia 11, não demorou mais do que dez dias para ser recuperada. Bem menos, aliás. Na operação “tapa-buraco”, digo, “tapa-cratera” nipônica, uma estrada que fica em Naka, na província de Ibaraki, foi devolvida à população em apenas seis dias. O trecho de 150m – tão curto quanto o Metrô soteropolitano, que terá inicialmente 6 km – liga a cidade à capital do país, Tóquio. Fica o exemplo. (BN)

Uma semana depois
BZ-Vale perguntar, porque lá os reparos são feitos tão rapidamente, enquanto aqui tais reparos demoram meses, anos? O que o Japaõ/japoneses tem que não temos ou tem mais que nós? As respostas são óbvias: responsabilidade social, disciplina, civismo, etc...

7 comentários:

  1. O Realista de Xique-Xique25 de março de 2011 às 10:26

    Quase Zeca acerta.
    O Japão possui cultura milenar.
    O Japones vive em uma ilha com terremotos, maremotos, tufões, ciclones, tsunamis etc.
    Foi o único país do mundo a sofrer com duas bombas atômicas.
    O povo japonês teve que se disciplinar.
    E o Brasil?
    Os portugueses vieram pra cá para lascar com os índios e roubar todo o ouro e as nossas variadas riquezas.
    Surgiram os políticos que roubam a nação brasileira.
    Só as obras do metrô de Salvador já duram 11 anos.
    O Baixio só vai ser inaugurado e produzir na outra encarnação.

    ResponderExcluir
  2. Porque o nosso governador é Wagarezzaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Que linda demonstração de conhecimento,heim?

    ResponderExcluir
  4. O REALISTA DE Xique-Xique25 de março de 2011 às 12:33

    E o prefeito de vcs é o quê?
    Pela pesquisa de Quinquinha, O laureado VEREADOR, ele é o melhor prefeito do Brasil e da Ásia. Ganha até dos japoneses, né?

    ResponderExcluir
  5. Neta de Maria Bandinha25 de março de 2011 às 12:40

    Nem Neto Cunha o meu profi de História,
    sabe o que esse realista sabe.

    ResponderExcluir
  6. Quéta, môço...
    Agora eh que eu sei.
    Naum gosto de óza pra meu lado, taum sabenu?
    O meu Cumpade Zeca tem eh tempo de ler esses cabas do prefeitim.
    Cumpade, se o sinhô analizar, quimicamente, na fórmula quântica, vai ver que eles saum paus-mandados do prefeitim.
    ÔXE, mim Polpe!
    Minino óia.

    ResponderExcluir
  7. Cada povo tem o governo que melhor lhe representa.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).