domingo, 27 de março de 2011

INTERNACIONAIS

27/03/2011

MORRE 1ª MULHER A INTEGRAR CHAPA PRESIDENCIAL NOS EUA
Morreu, neste sábado, aos 75 anos, a primeira mulher a integrar uma chapa presidencial nos Estados Unidos.
Geraldine Ferraro morreu em um hospital de Boston, após 12 anos de luta contra um câncer de sangue.
Deputada democrata por três mandatos, com grande reputação liberal, ela foi escolhida como vice-presidente, na chapa de Walter Mondale, em 1984.
Tornando-se, assim, a primeira mulher a compor uma chapa presidencial em um dos grandes partidos dos Estados Unidos.
No dia da eleição, no entanto, o republicano Ronald Reagan obteve uma vitória esmagadora, conquistando a maioria dos votos em 49 dos 50 estados. (iG)

CHÁVEZ APOIA PRESIDENTE DA SÍRIA E O CHAMA DE LÍDER SOCIALISTA HUMANISTA
France Presse
Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu seu apoio neste sábado a seu colega sírio, Bashar al Assad, que enfrenta violentos protestos em todo país, e o classificou como um "líder socialista" que é alvo de "um novo formato do império" para derrubá-lo.
"Já começou o ataque contra a Síria, já começaram os movimentos de supostos protestos pacíficos (...) e já estão acusando o presidente de estar matando seu povo", afirmou Chávez durante uma manifestação que comemorava sua saída da prisão há 17 anos.
BZ-Será que alguém tinha alguma dúvida sobre a posição do tirano da Venezuela? Chávez apoia Kadafi, Saleh, o tirano da Coréia do Norte, etc...

AVIAÇÃO FRANCESA DESTRÓI CINCO AVIÕES E DOIS HELICÓPTEROS DE KADHAFI
Paris - Os caças franceses destruíram neste sábado, em Misrata (leste de Trípoli) cinco aviões de combate Galeb e dois helicópteros de ataque Mi-35 das forças de Muamar Kadhafi, anunciou em Paris o Estado-Maior das Forças Armadas.
Nas últimas 24 horas, indicou o Estado-Maior em seu site, os aviões frances realizaram várias incursões nas regiões de Zintan e Misrata. (O Globo)

LÍBIA: REBELDES DIZEM CONTROLAR CIDADE ESTRATÉGICA
O acesso pelo leste da estratégica cidade de Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sudoeste de Benghazi, na Líbia, caiu em mãos dos rebeldes na madrugada deste sábado. Os rebeldes conseguiram entrar na localidade e lançaram um ataque contra o local onde as forças do líder líbio, Muammar Kadhafi, guardavam sua munição e interromperam a passagem ao centro da cidade. Segundo informações da rede de TV “Al Jazeera”, os rebeldes fizeram vários prisioneiros e mataram um número não preciso de combatentes das forças de Kadhafi. (G1

LÍBIA: KADAFI ESTARIA ESPALHANDO CADÁVERES NAS RUAS
O Globo
Documentos da inteligência dos Estados Unidos sugerem que forças do ditador Muamar Kadafi espalharam corpos de pessoas que elas mataram em locais na Líbia alvos de ataques aéreos da coalizão para culpar as ações ocidentais pelas mortes, afirmou o secretário de Defesa americano, Robert Gates, em uma entrevista neste sábado.
- Temos muitos documentos da inteligência que apontam (as forças de) Kadafi pegando corpos de pessoas que ele matou e os colocando em locais que atacamos - declarou Gates ao programa "Face the Nation with Bob Schieffer", da CBS News. A entrevista vai ao ar no domingo.
As forças da coalizão, lideradas por EUA, Reino Unido e França, começaram há uma semana os ataques contra as forças de Kadafi após o Conselho de Segurança ONU aprovar resolução que autoriza o uso de qualquer meio para proteger os civis líbios.
Autoridades líbias afirmaram que as operações aéreas já mataram pelo menos cem civis. As potências ocidentais envolvidas na ação militar negam.
Neste sábado, rebeldes, aproveitando-se dos ataques ocidentais contra o regime de Kadafi, conseguiram recuperar o controle de Ajdabiya , no leste, e chegaram aos arredores das cidade portuária de Brega.


Saleh, o ditador do Iemen: 30 anos no poder

IÊMEN: PRESIDENTE DIZ ESTAR PRONTO PARA SAIR
O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse estar pronto para deixar o poder "com dignidade" em algumas horas, neste sábado (26), segundo reportou a emissora Al Arabiya. De acordo com a TV, Ali disse que a oposição apresentou suas exigências depois de ele ter tomado a iniciativa de aceitar uma possível transferência de poder. Neste sábado, manifestantes seguem protestando na capital do país, Sanaa. O presidente, no entanto, negou que havia um acordo de transição pacífica de poder acertado para este sábado, mas há uma expectativa de que saia algum acordo: Saleh propõe uma transição seja gradual, terminando no final do ano. A oposição tem deixado claro que exige a saída imediata do presidente. (BN)

REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA CHEGA À SÍRIA
As manifestações para derrubar o regime aiatolá na Síria, presidido pelo líder Bashar al-Assad, ganharam corpo neste sábado (26), dando prosseguimento ao processo de queda das ditaduras árabes. Após o funeral de um sírio morto em protestos contra o governo, milhares de pessoas queimaram um edifício do Partido Baath, da situação, e uma delegacia de polícia. Para tentar apaziguar os opositores, autoridades libertaram 260 prisioneiros políticos. Mesquitas em Deraa anunciaram os nomes dos "mártires" cujos funerais seriam realizados na cidade e, neste sábado, centenas se juntaram na praça central para gritar por liberdade. A questão da Síria tem importância estratégica internacional, em especial, porque o país tem estreita aliança com o Irã e é ligada ao grupo militante palestino Hamas e ao grupo político e militar libanês Hizbollah. Fazendo fronteira com Israel, Líbano, Jordânia, Iraque e Turquia, a Síria e seus 22 milhões de habitantes estão situados no coração da área de conflitos do Oriente Médio. Informações do G1. (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).