domingo, 27 de março de 2011

NACIONAIS

27/03/2011

CONSULTA POPULAR PODE DEFINIR REFORMA POLÍTICA
O polêmico projeto de reforma política pode ser submetido a referendo ou plebiscito. É o que defende o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Atualmente, duas comissões no Congresso – na Câmara e no Senado – discutem propostas para um futuro projeto de reforma. “A reforma política é de responsabilidade do Congresso, mas seria desejável que passasse pelo crivo de uma consulta popular. Ou um referendo ou um plebiscito. Em menos de uma hora teríamos o resultado”, afirmou durante evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, nesta sexta-feira (25). Informações do G1. (BN)

MANDADO VAI EXIGIR LISTA DE PASSAPORTES DO ITAMARATY
Por não ter recebido, no prazo legal de um mês, a lista do Itamaraty com os nomes dos 308 beneficiados com passaportes diplomáticos especiais, a Ordem dos Advogados do Brasil deve entrar com mandado de segurança, na Justiça Federal, para obter a informação. A OAB já havia feito um primeiro pedido, em janeiro, quando o Itamaraty divulgou apenas o número de beneficiados. Os 30 dias do novo pedido venceram anteontem. “Divulgar os nomes desses beneficiados é uma obrigação constitucional das autoridades”, insiste o presidente da OAB, Ophir Cavalcante. Segundo a assessoria do Ministério de Relações Exteriores, a lista completa já foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República, que a remeteu à Procuradoria Geral no Distrito Federal, autora do pedido original. (Agência Estado)

SEM SAUDADES DE LULA
As pesquisas qualitativas que o governo tem em mãos indicam que nestes primeiros três meses não foi detectado o “efeito saudade” — ou seja, uma possível nostalgia da figura de Lula. Havia no círculo mais próximo de Dilma Rousseff um certo temor de que isso prejudicasse o início do seu governo. A propósito, Dilma Rousseff e Lula têm se encontrado pessoalmente de quinze em quinze dias desde o início do atual governo. O próximo encontro será na terça-feira. (Blog do Lauro Jardim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).