Em 2008, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de São Francisco do Conde (localizado a 42,3 quilômetros de Salvador) registrou o maior PIB (Produto Interno Bruto) per capita do País, mas ocupava a 2.735ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH,em 2000). Ainda não há dados para 2011, mas quem conhece o local garante: a cidade mudou e também suas contradições. Um exemplo disso é a falta de capacitação da população para acompanhar o projeto de desenvolvimento que se pretende aplicar no município. “Não acho pedreiro aqui. Às vezes, é preciso atrasar obras para evitar trazer pessoas de fora para trabalhar”, comentou a atual prefeita da cidade, Rilza Valentim (PT). Na lista de obras em andamento estão quatro unidades de saúde, a reforma na entrada da cidade, pavimentação de vias como a Avenida Beira-Mar de Caípe, um dos bairros mais pobres do município, além da construção de três escolas. Enquanto sobram vagas na construção civil, a dependência do programa municipal de transferência de renda chega a 48% da população local. São 4.050 famílias cadastradas, o que representa cerca de 16.200 pessoas. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
BZ- Além de aprazível, São Francisco do Conde é uma cidade rica, arrecada muito via "royalties" da Petrobrás, mas o povo é pobre. Corrupção em alto nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).