Em seu blog, o prefeito Reinaldo Braga Filho escreveu uma matéria “Saúde em Xique-Xique”, que passamos a comentar abaixo. O texto em “itálico” foi pinçado da matéria do senhor alcaide.
Em primeiro lugar, queremos deixar claro, senhor prefeito, que ainda não sabemos o que é pior: “se pessoas da oposição falando sobre saúde pública sem entender absolutamente nada sobre o assunto” como o senhor afirmou, ou se políticos profissionais da situação, “profundos conhecedores do assunto”, mentindo deliberadamente, tentando mais uma vez iludir o povo.
Qualquer pessoa medianamente informada e inteligente em Xiquexique, sabe que o atendimento hospitalar não é responsabilidade direta de prefeituras. Entretanto, dada a gravidade e importância do assunto, é claro que a administração municipal tem que participar de sua solução, portanto torna-se responsável. Dizer pois que “a Prefeitura de Xique-Xique não tem nenhuma responsabilidade sobre a saúde hospitalar”, é no mínimo “tirar o glúteo da seringa”.
Depois de ter contribuído por anos a fio, para que essa esta situação chegasse ao ponto em que chegou, o prefeito e seu grupo político querem agora sair de fininho, e jogar esse cadáver insepulto no colo do Estado ou de quem mais tiver disposto a assumi-lo. Assumam ao menos esse enterro, senhores da situação.
Por uma série de razões, já por demais conhecidas, a situação do atendimento hospitalar em nosso município, está ruim e vem piorando dia a dia. Quem sofre é a população, especialmente os menos esclarecidos, e mais desassistidos, os mais necessitados. Temos pois que nos esforçar, todos nós, situação e oposição, para encontrar uma saída para o problema. Nós da oposição estamos nos esforçando para encontrar soluções e não estamos fugindo do problema, fingindo que não é conosco.
Dizer que a “...Prefeitura não tem nenhuma ingerência sobre os Hospitais Julieta Viana...” é mais um capítulo da novela “me engana que eu gosto”, e francamente não tem nenhuma ligação com a realidade. Toda a cidade sabe quem manda e desmanda no HJV, e por quantos longos anos.
Sabe-se também que o HJV é o grande “arrebanhador de votos” para o grupo da situação e seus candidatos, e por isso é controlado com mão de ferro pela família Braga. Nada se faz por lá, que não seja conhecido e permitido pelos Bragas. Todo mundo sabe quem e o que levou o HJV à atual situação pré-falimentar, com dívidas previdenciárias, trabalhistas, fiscais e tributárias. Consta inclusive, que até agora não teria pago o 13° salários dos funcionários, outra infração ao que determina a lei.
Diz S. Excia., que o “Estado sabe da situação ruim dos dois Hospitais de Xique-Xique. Entretanto, mesmo diante de muitos apelos, até agora nada fez”. Omite maldosamente S. Excia., as razões da “omissão” do Estado:
1 – É ilegal alocar recursos públicos ao HJV por causa das dívidas conforme acima.
2 – Alocar recursos no Hospital Senhor do Bomfim esbarra no fato deste ser juridicamente uma instituição privada. Estamos tentando contornar esse detalhe.
Quanto a alternativa do São Rafael e sua entidade mantenedora a Monte Tabor, que S. Excia., volta a cogitar, vale relembrar que:
1 – Há 3-4 anos atrás, havia grande interesse e possibilidade por parte do São Rafael, em montar uma unidade hospitalar em Xiquexique, que pudesse servir unidade complementar à unidade da Barra. Os representantes do São Rafael, Dom Luis à frente, procuraram o prefeito de Xiquexique para discutir o assunto.
2 - O São Rafael aceitava participar da compra/montagem do novo hospital, e se propunha ainda a bancar 30% de seu custo operacional. O SUS bancaria os outros 30%. Os 40% restantes teriam que ser bancados pela PMXX, Estado, entidades filantrópicas e assistenciais, a sociedade xiquexiquense, etc...Um esquema difícil de ser montado, mas não impossível. Poderia ao menos ter sido tentado e não foi. Vale lembrar também, que naquele momento, o grupo local da situação era aliado do governo do Estado. A sociedade de Xiquexique sequer foi informada, convocada a opinar, ajudar, etc... Preferiu-se manter tudo dentro do grupo da situação, como de costume. A PMXX insistiu que o São Rafael bancasse 60%, como o fazia na Barra. Não teve a sensibilidade de perceber que as circunstâncias eram diferentes.
3 – E finalmente o que não foi dito e nem escrito: o grupo da situação, prefeito Reinaldo Braga Filho à frente, queria que tudo isso fosse feito dentro do Julieta Viana (rechaçado pelo pessoal do São Rafael, pelas mesmas razões das dívidas) e ainda desejavam manter o controle e a administração do novo empreendimento,(imagina se iam querer perder a galinha dos ovos de ouro) o que também não foi aceito pelo pessoal São Rafael, que tem como princípio não misturar administração profissional hospitalar com política local.
E o assunto morreu no nascedouro. Agora, volta a ser cogitado, mas sabemos todos que as chances de viabilidade são infinitamente piores. A crise financeira mundial, podou muitos recursos filantrópicos da Monte Tabor, diminuindo suas disponibilidades para novos projetos. As necessidade e circunstâncias são outras.
Prefeito, o senhor deixou de “montar no cavalo selado”, quando ele passou à sua frente, anos atrás. O senhor perdeu o “bonde da história” e agora não vale “chorar o leite derramado”, nem fazer “cara de pastel” fingindo que não é com o senhor. O pior é que a população de Xiquexique perdeu a oportunidade de ter um serviço hospitalar de boa qualidade.
A população da Barra conseguiu seu hospital, graças à firme ação do ex-prefeito Deonízio, que pensou apenas na solução para a sua comunidade. Não tinha outros interesses a atrapalhá-lo e lutou pela solução e conseguiu. Aqui foi diferente.
E pare também de dizer que os hospitais Julieta Viana e Senhor do Bomfim estão com possibilidades iguais, pois o senhor sabe muito bem que isso não é verdade. O HSB está em estado de penúria, mas não tem as dívidas e os “pepinos” que tem o HJV.
Por último, senhor prefeito, todos nós sabemos também, que não é obrigação de nenhuma prefeitura prover ensino universitário para os seus munícipes, mas a PMXX já doou terrenos e prédios à UNEB, e agora está assinando um convênio com vistas à implantação da Engenharia de Pesca. A solução da calamitosa situação hospitalar, deve ser encarada por V. Excia., dentro dessa mesma ótica. Nós da oposição estamos ao seu inteiro dispor para contribuir no que for possível, basta nos convidar a participar.
Belo testa Zeca. Mas nos conte uma coisa.. O que a oposição poderá fazer por estes hospitais? Cada eleição surge alguma coisa nova. Ná ultima para prefeito era a Usina na Barra que tomava conta dos carros de som, agora que uma nova eleição está para chegar voces fazem a mesma coisa. Vocês usarão o mesmo discurso para prefeito? "Votem nos vereadores de Lula"? . Vc entendeu não é?
ResponderExcluirComo vc mesmo disse, nos, boa parte da população sabe muito bem quem manda nos hospitais. Também sabemos muito bem de quem é a obrigação de tudo isso.
O que hj seus dois deputados estão fazendo pela saude
A cidade está cheia que o Diretor so SAAE Everaldo Nilo adquiriu uma Hillux mas que o prefeito municípal proibiu o mesmo de aparece com o carro e que vendesse imediatamente para não dar o que falar.
ResponderExcluirNo rádio Jacó tocou no assunto inderetamente quando afirmou que gente da prefeitura tinha comprado carro de luxo e que tava guardado para o povo não ver.
Toda a cidade sabe que anos atrás, Everaldo Nilo tinha uma biicicletinha véia. depois que entrou pro SAAE, vive endinheirado. Recentemente construiu uma casa ns fazenda. e dizem as más línguas que lá tá cheio de gado. De onde vem tanto dinheiro? Será que alguém aí saberia dizer?
ResponderExcluirABRA OS ÓIO SEU PREFEITO....
Quem é você pra responder nada?! Nunca morou em Xique-Xique.
ResponderExcluirZecão é a mosca que ousou na soupa dos marreteiros daqui de Xiquexique.
ResponderExcluirZecão é o ferrão na b**** dos poderosos de Xiquexique.
Zecão é a azeitona da empada da oposição de Xiquexique.
Zecão é o chicote no rabo dos corruptos de Xiquexique.
Zecão é pulga na cueca dos corruptos da Câmara de vereadores de Xiquexique.
Quer mais ou já chega?
Zeca pra mim é o filho de Custódio que morou fora por 40 anos. Só isso. Pra mim nuca fez nada de bom por nossa cidade.n
ResponderExcluirDenunciem ao ministério publico.
ResponderExcluirJá está mais do que na hora desta brincadeira acabar, fica aqui meu relato de revolta por tudo que está sendo dito. Ta na hora do ministerio publico fechar estes blogs do odio e baixaria. Xique Xique não ganha nada com isso.
ResponderExcluirFica claro o viés autoritário dos defensores da situação. Não se pode contrariar o Delfim. Só se pode concordar. Discordar é crime de lesa pátria.
ResponderExcluirComo diria Hebe Camargo: Gracinha, não é mesmo?
Olá, blogosfera xiquexiquense, um novo blog já está no ar. Oxiquexiquense.blospost.com adora política, mas trará notícias e reflexões sobre todas as áreas das ciências sociais. Venha dá uma espiadinha! A sua visita é sempre bem vinda.
ResponderExcluirPior do que Zeca ter morado fora por 40 anos...é a situação dos Bragas que vivem sugando da cidade por 3 gerações e nunca fizeram nada pela mesma!
ResponderExcluir