terça-feira, 29 de março de 2011

XIQUEXIQUE: CALÇAMENTO, CODEVASF, EGC, PMXX E SAAE.

29/03/2011

Em 26/10, 27/10 e 28/10/2010, através das matérias “ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO”, “A QUESTÃO DA EGC” e “A QUESTÃO DA EGC-AS LIÇÕES”, respectivamente, o BZ abordou o assunto e sugeriu soluções.

Em 21/03/2011, o prefeito Reinaldo Braga Filho, publica em seu blog uma matéria “Calçamento EGC”, manifestando sua intenção de fazer os reparos ao calçamento, dos danos causados pela ECG, além de abrir demandas judiciais contra a EGC e contra a CODEVASF, visando o ressarcimento dos cofres municipais.

Em 26/03/2011, “O XIQUEXIQUENSE” também aborda e tece comentários sobre o mesmo assunto.

Isso nos abriga a voltar ao assunto, e queremos deixar bem claro a nossa visão e a maneira de conduzir esse assunto.

Sem sombra de dúvida, a CODEVASF é responsável (ao menos moralmente) pela EGC. Dissemos lá atrás..."Todo licitante, (a CODEVASF foi a licitante neste caso) tem obrigação de conhecer a tecnicamente a obra que está licitando, seu custo aproximado, a capacidade técnica e a idoneidade dos participantes da licitação.” Não há dúvidas sobre este ponto.

Entretanto, em primeiro lugar o foco central do poder público, no caso a PMXX, deve ser o de garantir para a cidade, para a comunidade, boas condições de saneamento. Vale dizer que temos que assegurar que a cidade tenha um correto abastecimento d’água tratada (em quantidade e qualidade) e corretas condições de captação, tratamento e liberação da água servida, o esgotamento sanitário.

O nosso serviço de abastecimento d’água vem prestando um sofrível serviço à população, parte pela atual unidade de tratamento estar sub-dimensionada e parte por incompetência do SAAE/PMXX. Como foi dito na audiência pública sobre o esgotamento, depois da conclusão da obra, a operação do serviço de esgotamento, estaria a cargo do SAAE, que não tinha e nem tem a devida capacitação técnica para tal tarefa.

Se perguntarmos quem poderia nos proporcionar as condições de saneamento apropriadas às nossas necessidades, parece que a resposta é uma só: CODEVASF. Essa constatação confirma a afirmação feita pelo “O XIQUEXIQUENSE”, de que não resolve, brigar com a CODEVASF.

Nas nossas matérias de 26, 27 e 28/10/2010, a que nos referimos no início desta matéria, já havíamos dito “...se bem negociado (com a CODEVASF), talvez seja possível incluir na nova licitação, todo o custo da recuperação da pavimentação que a EGC destruiu,...”. Somos portanto a favor da negociação com a CODEVASF.

Ainda naquelas matérias sugeríamos aos vereadores situacionistas que moderassem suas críticas à CODEVASF “...em nada contribui para a solução da questão e pode dificultar em muito, gerando na CODEVASF, má vontade com o nosso município...”

Somos de opinião que se a PMXX começar a consertar is estragos da EGC, dará margem à CODEVASF alegar que há recursos municipais para tanto, dispensando sua participação.

Entendemos que este assunto envolve o município na questão da saúde pública (água tratada, em qualidade e quantidade) e na da preservação ambiental (captação, tratamento e liberação dos esgotos).

Com dois assuntos dessa importância para a nossa comunidade, é chegada a hora dos políticos esquecerem suas querelas políticas, passarem por cima de suas diferenças e tentarem em conjunto, encontrar uma solução.

E para que não fique dúvídas sobre o que estamos dizendo, está na hora dos deputados federais bem votados em Xiquexique, João Carlos Bacelar Filho, José Rocha, João Leão e Félix Mendonça Jr., fazerem uma reunião com o prefeito Reinaldo Braga Filho, e irem em conjunto ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (que é barranqueiro como nós), propor uma solução que resolva esse assunto o mais rápido possível. Estamos falando do abastecimento d’água, do esgotamento e do reparo dos estragos no calçamento, causado pela EGC.

Depois de assegurados, o abastecimento e o esgotamento, e de esgotada (sem sucesso) as negociações para que a CODEVASF pague os estragos feitos pela EGC, aí sim, devemos promover a pretendida recuperação, e devemos começar a querela judicial contra a CODEVASF.

Essa é a nossa opinião e sugerimos ao prefeito Reinaldo Braga Filho, que postergue os reparos e destine os R$ 900 mil para outros assuntos mais prementes e importantes.

12 comentários:

  1. servidor público municipal29 de março de 2011 às 11:52

    A verdade em Xique-Xique tem dono....
    Mesmo que o dono da verdade não tenha nenhum voto
    eletivo.
    É apenas um palpiteiro?

    ResponderExcluir
  2. Opinião é como bunda: todo mundo tem uma. Essa daí de cima é a opinião de Zeca, e é claro que ele tem esse direito, quer você queira ou não.

    ResponderExcluir
  3. E por falar em SAAE, quando é que as contas do SAAE vão poder ser pagas no banco? será que alguém sabe (se souber explique) a razão desse procedimento. Contas pagas em banco podem ser rastreadas, cntas pagas em dinheiro, o dinheiro pode sumir.
    Everaldo Nilo, já passou da hora de dar uma explicação sobre isso. Tá chegando a hora de prestar contas, nego véio. Nesse momento eu quero vêr como você vai se sair.Você e seu chefinho, o prefeitim. Voces pensam que tudo vai continuar como está. Aguardem e verão. A hora de vocês vai chegar.

    ResponderExcluir
  4. Cidadão Xiquexiquense29 de março de 2011 às 15:23

    Zeca, para sua dor de cotovelo Reinaldinho vai arrumar as ruas e esse prazer de subir no palanque para criticar a EGC e a Prefeitura seu grupinho derrotado não terá. Amarguem mais essa derrota isso sim.

    Todos sabem que vocês querem ganhar tempo para transformar esse evento em politicagem,

    ResponderExcluir
  5. Contratualmente a EGC (Codevasf) tem que refazer todo o calçamento quebrado. A Prefeitura pode refazer o calçamento e conbrar a conta depois. A Justiça vai arbritar. Isso é legal.

    ResponderExcluir
  6. Cai na real Zeca o PT só vai fazer algo aqui de novo nas vesperas da eleição para tentar eleger um assistêncialista hipocrita. Tem que consertar mesmo tudo o povo não aguenta mais a lama. Você pede paciencia porque na sua rua AV j.J. Seabra não está assim.

    ResponderExcluir
  7. Sai da ir seu maluco: está doido pra botar as maõs na prefeitura,já está até oferecendo dinheiro o povo da situação, deve está maluco mesmo em Eduardo? mais o cara não aceita pois é fiel a situação.

    ResponderExcluir
  8. Zequinha, abra o olho. Esse "Cidadão Xiquexiquense" deve ser gamado por você e morre de ciúmes de que possa haver alguma coisa entre você e Reinaldinho. Já por várias vezes ele falou aqui que você tem dor de corno do Reinaldinho, mas na verdade o tal "cidadão" tem dor de corno de você. Se cuida, tome uns banhos de folha e reze alguma orações de descarrego. Esse cidadão pode ter "olho gordo". CRUZ CREDO, PÉ DE PATO, MANGALÔ TRÊS VEZES;

    ResponderExcluir
  9. Grande parte dos adeptos da situação, ficam fulos de raiva, quando se defrontam com matérias como esta que foi publicada hoje pelo BZ.
    Primeiro porque não têm condições intelectuais para redigir e argumentar com essa qualidade. Depois porque não tem como contestar os argumentos que estão claramente postos na matéria. Por último não admitem que pessoas fora do círculo do prefeito Reinaldo Braga Filho, possam ter opiniões abalizadas e coerentes e que possam indicar caminhos a serem tomados. Não podem sequer imaginar quando Zeca sugere que se deixe de lado as diferenças políticas para fazer alguma coisa boa pela cidade.
    Aqui em XiqueXique, só quem sabe das coisas, só quem tem condições de opinar com sensatez, só quem tem soluções para os problemas da cidade são os integrantes do governo municipal. Sábios.
    Zeca, parabéns pela matéria, pela análise sensata, pela proposição de soluções para os assuntos que afligem Xiquexique.

    ResponderExcluir
  10. Zeca abra o olho e não deixe tanto besteirol como depoimento.
    Isso deixa o blog pobre. Você é um intelectual e homem de bom gosto.
    Não deixe cair o nível da discussão.

    ResponderExcluir
  11. A moralização dos gastos públicos, a transparência, eficiência, honestidade do político estão inteiramente ligados a própria natureza humana,no que se refere ao seu comportamento, de honestidade, responsabilidade, compromisso, independência, coragem, conhecimento, características essas que vem de uma familia equilibrada, onde impera a valorização do ser humano, dando a ele os valores indispensáveis para o êxito em qualquer que seja os seus propósitos e desafios. Os cargos públicos é um exemplo de que impera ainda o toma lá da cá. Sem concurso público o sistema fica desmoralizado, frágil, tornando as pessoas dependentes e inoperantes, um exemplo de total dependência e inoperância é o SETOR DE TRIBUTAÇÂO da Prefeitura de Xiquexique, ali absolutamente tudo é feito se disserem a frase "SÓ COM CÁSSIO", nenhum funcionário desse setor é capaz de ter autonomia para fazer um simples trabalho, onde ja se viu tal inércia das pessoas que ali estão simplesmente para prestarem um serviço de boa qualidade a população, que em nada tem a ver com a incompetência que ali impera. Fora os absurdos que vergonhosamente são relatados nas ruas de como funciona a regularização de documentos de imóveis, os valores cobrados, ninguém recebe DAES, recibos para realizar pagamentos de taxas tudo é feito por CÁSSIO, no fórum, bancos, repassando ao citado os valores correspondentes. Os cidadania ficam reféns de uma pratica obscura.
    O SAAE é outro exemplo clássico da inoperância, as práticas dessa atual administração é de no mínimo causar indignação aos consumidores, desligamento de bombas enchendo os canos de ar e levando o mesmo a passar pelo hidrômetro, causando assim prejuízo para o consumidor que pagará vento também, (basta consultar qualquer engenheiro para provar o fato) CONTAS DE TELEFONE ATRASADAS, CORTE DE ENERGIA, CARROS SUCATEADOS, FUNCIONÁRIOS DO SAAE PRESTANDO SERVIÇOS NA ROÇA DO DIRETOR, MAS EXISTE UM CARRO NOVO NA GARAGEM DO DIRETOR DO SAAE SENDO COMPRADO COM O DINHEIRO DA AUTARQUIA, constantemente são feitos cortes por atraso de pagamento de contas, mas esse dinheiro não é contabilizado na arrecadação do SAAE, relatos internos. O Secretário de saúde disse recentemente na FM Xiquexique que irá erradicar a dengue no município, os indicadores de contágio é baixissímo, deveria o mesmo fazer um levantamento nos hospitais e verificar os casos de suspeitas e comprovação. Secretário cuidado para não cair com os números e pode divulga-los, porque já é do conhecimento de alguns. Registre-se no caso do SAAE não ha solução o cargo foi imposto pelo deputado Reinaldo Braga e o prefeito mesmo que quisesse não pode fazer nada, terá que obedecer e assistir os desmandos até dezembro de 2012. Muitos se beneficiaram nessa administração, carros novos, casas novas, apartamentos, filhos fazendo faculdade, registre-se o proprio prefeito so construiu uma residencia, abriu uma loja, e comprou uma propriedade na AVIPASA depois que se tornou prefeito de Xiquexique, isso prova que só com o dinheiro público recebido através do salário como prefeito foi capaz de tal investimento na própria cidade natal.

    ResponderExcluir
  12. Meu deus quanta inveja desse anonimo, esse é do tipo que se um dia estiver no poder fará igual ou pior

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).