segunda-feira, 14 de março de 2011

XIQUEXIQUE: COM AS CHUVAS, CAOS TOMA CONTA DAS RUAS

14/03/2011

As ruas de Xiquexique estão ficando intrafegáveis depois das chuvas que caíram nos últimos dias.
A culpa não é das chuvas que são sempre bem vidas neste sertão baiano carente de tudo, mas sim dos péssimos serviços prestados pela EGC, empresa responsável pela construção da rede de esgotos no município.
Por falta de fiscalização a obre foi levada sem os mínimos critérios, deixando enormes prejuízos ao município, moradores e transeuntes nos bairros onde a obra foi iniciada.
Quando na estiagem que atinge cerca de dez meses do ano, os buracos e a poeira têm sido a um problema para os moradores que nunca conseguem manter limpas, suas casas.
Agora com as chuvas o problema se agrava alem dos já existentes, pois carros e motos começam a afundar em plena rua colocando em risco a vida de motoristas e também de pessoas que podem cai nestas armadilhas, principalmente crianças que brincam nas ruas.
A EGC abandonou a obra deixando as ruas de Xiquexique um caos. Dinheiro público jogado fora por falta de fiscalização. Não foi por falta de aviso, pois a Prefeitura e a Codevasf foram avisadas sobre o estado da obra no município.
Agora que a obra traz conseqüências desastrosas ao município, o prefeito municipal joga para cima do governo federal a responsabilidade, mas antes disso, o mesmo prefeito dizia ter conseguido a obra via o Ministro da Integração Nacional com o então Ministro Geddel Vieira Lima, PMDB-BA aliado do prefeito em véspera de eleição.
A obra de esgotamento faz parte do projeto de revitalização do São Francisco e cabe aos prefeitos beneficiados fiscalizar, denunciar e embargar a obra nestes casos, para o bem estar de todos.
Ao invés disso, prefeito e vereadores buscaram empregar correligionários junto a EGC e talvez por isso, tiveram que fechar os olhos para o descaso da EGC, colocado a culpa no governo federal.
Agora sofre a população e o município que sabe lá quando terá de volta a construção do esgotamento sanitário do município.
Transcrito do A VOZ

8 comentários:

  1. essa foto é da Rua 06, BA 052. Aquela que Tantão prometeu fazer, junto com Leão. A EGC deixou muitos buracos!!!! Mas, essa foto é da Rua 06, CULPA DO ESTADO E DE TANTÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. O esgotamento em Xique-Xique é uma obra FEDERAL. Nada haver com a Prefeitura. A Fiscalização é de resposnabilidade da Codevasf! Nada Haver com a Prefeitura! Vamos fazer política com seriedade.

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo como a oposição que apoia os responáveis por tudo de ruim que acontece em Xique Xique tenta transferir a culpa para a prefeitura, por isso que nunca deixarão de ser oposição. Mais um presente do PT e seus representantes para Xique Xique, essa é a forma do PT administrar. Quera vocês ou não.

    ResponderExcluir
  4. A obra do esgotamento sanitário conduzida pela EGC, deve ser creditada/debitada ao ex-ministro Geddel, do PMDB, aliado do prefeito de Xiquexique que nele votou para governador.
    A fiscalização da obra, que deveria ser feita pela contratante, a CODEVASF, não foi realizada como deveria ser, pois havia implicações políticas do grupo Geddel/prefeito de Xiquexique.
    A parte que competia ser feita pela municipalidade, também não foi feita por incompetência e despreparo técnico do SAAE.
    Os vereadores da situação também ficaram sem moral para impedir que a EGC continuasse a esburacar a cidade, pois deviam favores à empresa, onde empregaram seus protegidos.
    Como se vê, foi um conjunto de coisas que levou ao descalabro em que nos encontramos.
    A população está prejudicada, sem o serviço de esgotamento, vendo os de sempre se locupletarem das obras pública, feitas com dinheiro do povo, para servie a este povo, uma vez mais lesado e iludido.
    O assunto está irresolvido, e pela sua importância exige que as autoridades competentes, prefeito à frente, resolvam com a CODEVASF, é o que a população espera e o que deve e tem de ser ser feito, e o mais rápido possível. O resto é Ti-Ti-Ti....

    ResponderExcluir
  5. implicações politicas? Ta doido a EGC abandonou mais de 10 obras em toda a Bahia!!! Culpa do Governo Federal que não soube fiscalizar.

    ResponderExcluir
  6. Falar do governo federal assim de modo genérico, tem destino certo: aliviar a barra do PMDB/Geddel/Reinaldinho.
    No governo federal era GEDDEL VIEIRA LIMA então ministro da integração nacional e patrão da CODEVASF. O ministro é aliado ao atual prefeito, que é do partido dele e continua seu aliado. Mesmo depois de afastado do ministério, para se candidatar ao governo da Bahia, o ministério/CODEVASF continuaram como áreas de influência de Geddel, que colocou no seu lugar, um homem da sua confiança, seu Secretário Geral. Não adianta querer colocar esse cadáver no colo do PT porque não cola.
    Agora, parece ser muito mais importante discutir o que vai ser feito para recuperar o estrago que foi feito na cidade, e terminar o serviço, fudamental para a cidade e para a conservação do Rio São São Francisco.
    Isso é tarefa para o atual prefeito ou ele vai deixar a bomba para o próximo?

    ResponderExcluir
  7. Ao invés de a Codevasf não soube fiscalizar é a Codevasf não soube contratar.

    ResponderExcluir
  8. O fiscal colocado pela prefeitura foi Tercinho Braga. Veja o quanto essa fiscalização estava trabalhando e dando certo.
    Será que ele é engenheiro sanitário e ninguem sabia? Qual a faculdade que se formou? ou será que erá mais um cabide de emprego porque e aliado do prefieto. kkkkkkkk... temos memsmo é que dar risada de tudo isso. kkkkkk...

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).