sábado, 16 de abril de 2011

ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO – SESSÃO DE 15/04/2011

16/04/2011

Ausentes os vereadores Joaquim Lopes Rabelo e Egnaldo Pessoa, por motivos de saúde, conforme anunciado. A sessão foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Nino Meira. Lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Uma questão de ordem do vereador Padeirinho, pedindo para submeter ao plenário, o pedido para autorização da leitura da “carta anônima”, colocada em baixo da porta do vereador e que foi distribuída para todos os demais vereadores. O plenário aprovou por unanimidade. Todos os vereadores já haviam recebido uma cópia.

Passa-se à leitura do material do Expediente. Requerimento solicitando à OI para proceder a devida manutenção em telefones públicos, os orelhões, por ser ainda o meio de comunicação dos mais humildes. Diz o requerimento que a maioria desses aparelhos estão abandonados. Indicação sugerindo ao Juiz Eleitoral, a instalação de uma secção eleitoral no povoado de Itaparica, que tem cerca de 150 eleitores na sua periferia, ambos de autoria do vereador Mirlan de Oliveira Sampaio.

Convocada a CCJ- Comissão de Constituição e Justiça, para dar parecer oral sobre o projeto que proibiria o uso do capacete. O presidente da CCJ, vereador Eliecy Tarrão declarou que precisaria de mais tempo para se pronunciar, pois o projeto é deveras polêmico. Em uma questão de ordem, o vereador Esermilson Rocha, autor do projeto, informou que vai trabalhar para “municipalizar” o trânsito de Xiquexique. Complementando, o vereador Mirlan de Oliveira sugeriu que se fizessem audiências públicas para que a população fosse ouvida., vez que o projeto é polêmico. O vereador Padeirinho sugere que se convoque o Juiz, Promotor, Delegado, para emitir suas opiniões sobre o projeto. Informou adicionalmente que esse projeto pode gerar lei que não será aplicada. Numa outra intervenção o vereador Esermilson aceita a convocação da audiência pública e enfatizou que do modo que está é que não pode ficar, e que o número de acidente é baixo se comparado com o número de crimes cometidos com o uso do capacete. Informou ainda que o próprio Congresso Nacional tem promulgado leis inconstitucionais, mas que isso só se torna claro depois do STF-Supremo Tribunal Federal se pronunciar sobre o assunto. O vereador José Pessoa reforçou o ponto do conflito entre projeto em questão e a lei federal do CONTRAN. O vereador Eliecy também informou que é necessário cautela, mas que há a possibilidade da lei pretendida se tornar inócua, pois quem quiser cometer crimes, fará isso com ou sem capacete. A vereadora Marisete elogiou o projeto, revela que um irmão concorda em convocar a população para ser ouvida. O Vereador Padeirinho solicitou pressa nas discussões, e lembrou que os vereadores Tantão e Mirlan já discutiram o assunto com o ministério público, que informou o conflito com a lei federal, e que esta prevaleceria sobre qualquer lei municipal. O vereador Esermilson pediu então para retirar o projeto da pauta, e que vai escolher outros caminhos, como a municipalização do trânsito, visando o mesmo objetivo.

Entra-se então na Ordem do Dia, na votação dos requerimentos. Em discussão a indicação do vereador Mirlan, sobre os “orelhões”. Aprovado unanimidade. Em discussão o projeto de criação e implantação da zona eleitoral na Itaparica. Aprovado por unanimidade. O vereador Padeirinho chamou atenção para o fato de que um equipamento da OI, localizado na perto de sua residência, faz muito barulho, às vezes impedindo o repouso das pessoas que moram próximas. Indicação do vereador do vereador Mirlan, sobre a criação e implantação do Museu Pricipal, aprovado por unanimidade. Indicação sugerindo a recuperação da estrada que liga Porto do Cruzeiro a Copixaba. Como esse projeto é da autoria do vereador Jaoquim Lopes Rabelo, ausente à sessão, não foi votado. E a sessão foi encerrada, 45 minutos depois de ter sido iniciada.


NOSSOS COMENTÁRIOS
1 – A sessão marcada para as 09:00 horas só começou às 09:50. Adiante se dá uma importância grande aos munutos deicados a cada parte da sessão. Continua a falta de educação e de respeito com o público, a imprensa, e os vereadores que cumprem o horário estipulado.

2 – Esse projeto do capacete, do vereador Esermilson parece mais um daqueles projetos fadados a não vão funcionar, como não funcionou o projeto do Bafômetro, do vereador Mirlan, lembram-se? O BZ previu que isso ia acontecer, pela dificuldade de implementá-lo e por estas mesmas razões estamos prevendo o mesmo para este projeto.

3 – Encerra-se uma sessão, sem permitir que o vereador Padeirinho leia a carta anônima que foi deixada sob sua porta, e que teve sua leitura autorizada pelos próprios vereadores, conforme relatado acima. A burocracia, a rigidez com o tempo destinado cada item da pauta, (Leitura do material de Expediente, Ordem do Dia, etc...) é mais importante que se abrir um espaço para a discussão sobre as graves denuncias de fatos que eventualmente estariam ocorrendo no SAAE, responsável pelo abastecimento d’água e pelo esgotamento sanitário (quando estiver operando).

4 - Pode-se alegar que a carta era anônima, e que portanto não merece crédito, mas a cidade inteira sabe que as coisas no SAAE, de muito, não andam dentro do figurino devido. Portanto não querer assumir isso, é fugir do problema, como se isso fosse sua solução, é pura hipocrisia.

Por essas e outras, continuamos afirmando que não é uma “câmara republicana”, mas truculenta, desrespeita-se um vereador eleito pelo povo, o vereador Padeirinho, cerceando-lhe o seu legítimo direito de se manifestar, desrespeita-se a aprovação dos demais vereadores que lá estavam, e onde detalhes burocráticos são mais importantes que os graves problemas do município.

7 comentários:

  1. Os vereadores Mirlan e Ezermilson Rocha são chegados à leis polêmicas e ineficientes.Caso haja a municipazação do trânsito, senhor vereador, a Lei Federal, ainda assim, prevalece sobre a municipal. Por que os senhores não fazem uma lei obrigando a administração Municipal a divulgar as prestações de contas de forma clara e objetiva para a população.? Ou os senhores se acham tão poderosos ao ponto de pensar que Xique-Xique pode simplesmente contrapor as leis Federais?

    ResponderExcluir
  2. Repentista da Avenida16 de abril de 2011 às 12:14

    Zeca eu nunca vi
    Tiro sem estampido
    Gato correr de rato
    Teoria sem sentido
    Chuva cair pra cima
    Banqueiro ficar falido
    Mas coisa que me admira
    É o 4 do seu opinativo

    ResponderExcluir
  3. REPENTISTA DA MARRECA16 de abril de 2011 às 14:48

    Eu estive bem longe
    Daqui de Xiquexique
    Fui cobrar meu dinheiro
    Lá na Serra do Araripe
    Que um caba me devia
    Lá levei um trambique.

    Voltei pra minha roça
    Situada na Marreca
    Tenho aqui um vizinho
    Conhecido por Dr. Zeca
    É doutor muito educado
    Desde Roma até Meca.

    Vou entrar na política
    Serei o melhor vereador
    Ainda não tenho partido,
    Reinaldinho me convidou
    Joguei dado e palitinho
    Foi a VOZ quem me ganhou!

    O Repentista da Avenida
    Quer mesmo é lavar a jega
    Ele é neto do esportista
    Conhecido por seu Berrega
    Que jogou no Brasinha
    De Patola,Peu e Brega.

    O Repentista da Avenida
    Tira uma de sabichão
    Vou responder esse caba
    Fiquei
    virado no cão
    Embaixo a minha resposta
    Se me derem permissão:
    ...........................
    A resposta pra ser boa
    Dá-se no pé da fivela
    Quem nasceu pra cangaia
    não pode prestar pra sela...

    Quem foi feita num beco
    Nem em rua foi parida
    Como pode um Repentista
    Dizer que é da Avenida?

    O tiro sem estampido
    É quando dá chabú
    Gato sendo do mato
    Faz correr Piti Bú

    Teoria sem sentido
    É a que o "Avenida" falou
    Pois chuva corre pra riba
    Na forma de gás-vapor.

    O banqueiro não faliu
    Porque ele é um ladrão
    Não me faz admirar
    Que Zeca tem toda razão.
    ..............................
    Este repente terminou
    Vejam que sorte minha
    Do calote que me deram
    Vocês façam uma vaquinha
    Depositem em minha conta
    Falem com Gal ou com Zequinha.

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe, a cidade sabe, até o pessoal da Carnaúba sabe que Everaldo Nilo não mora no coração de Reinaldinho. Uma vez, uns poucos meses atrás, eles tiveram um "arranca-rabo" e Everaldo peitou Reinaldinho, dizendo não lhe dever nada, e que estava no posto por vontade do deputado Reinaldão. Agora quero ver o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Pois e, os loucos tem poder com os homi.....

    sera porque ? qual podre eles tem na manga ?

    e dificil ver uma corja desta denegrindo a sua administração e nao poder fazer nada.

    ResponderExcluir
  6. O que vai acontecer nessa venal porcaria
    Everaldo Nilo ao bandido dará todo ouro
    Entregando as misérias que sabe da anarquia
    De tudo que está escondido no baú do tesouro
    Os Bragas ja estão pinicando de orelha em pé
    E eles vão ser presos a mando de uma mulher

    ResponderExcluir
  7. só falta jefão entra nessa indaga de repente tambem

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).