EGITO: JUSTIÇA ORDENA FIM DO PARTIDO DE MUBARAK
O Estado de S.Paulo
A Suprema Corte do Cairo ordenou [ontem] a dissolução do Partido Nacional Democrático, dirigido pelo ex-presidente Hosni Mubarak, que renunciou em 11 de fevereiro passado, pressionado por um levante popular que mobilizou protestos durante 18 dias.
O tribunal determinou, além disso, a desapropriação de todos os bens do ex-líder, que serão agora controlados pelo Estado, informa a agência de notícias estatal "Mena".
O PND foi criado em 1978 e dirigido pelo então presidente, Anwar Sadat, que naquele ano sancionou uma lei para permitir a formação de partidos políticos no país, proibida desde de 1953.
LÍBIA: MISURATA É ATINGIDA POR MAIS DE CEM FOGUETES
O Globo
Forças leais ao ditador Muamar Kadafi dispararam neste sábado pelo menos cem foguetes Grad contra Misurata, no terceiro dia de bombardeio pesado na cidade - a única área significativa controlada pelos rebeldes no oeste da Líbia.
O cerco das forças de Kadafi a Misurata começou há sete semanas, quando várias cidades do litoral se levantaram contra o regime de quatro décadas do líder líbio, em meados de fevereiro. Na sexta-feira, as forças do regime já tinham feito um ataque semelhante com Grads, que são de origem soviética.
- Eles dispararam Grads na área industrial, esta manhã. Pelo menos cem foguetes foram disparados. Não houve registro de vítimas - disse o rebelde Abdelbasset Abu Mzereiq.
MANDATOS POLÍTICOS EM CUBA SERÃO LIMITADOS
O Globo
Cuba deu início a um congresso crucial do Partido Comunista, o 6 de sua história, com uma grande parada civil e militar para comemorar os 50 anos da vitória sobre exilados cubanos que tentaram voltar à ilha para derrubar Fidel Castro, no episódio conhecido como invasão da Baía dos Porcos.
Em jogo está nada mais, nada menos, do que a sobrevivência do sistema da ilha. No evento, que vai até terça-feira, são aguardados anúncios de novas reformas econômicas. Mas no discurso de abertura do congresso, Raúl Castro anunciou que as mudanças não permitirão a acumulação de propriedade privada.
BZ-Fazer reformas em Cuba, é preciso antes de tudo remover a velharia que está incrustada no poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).