Do G1, em Brasília
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (6) projeto que autoriza o Brasil a triplicar o valor pago ao Paraguai pela energia excedente da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, no rio Paraná, na fronteira dos dois países.
O acordo, assinado entre o governo brasileiro e o paraguaio em setembro de 2009, muda o Tratado de Itaipu e afirma que o valor pago atualmente de US$ 120 milhões passaria para US$ 360 milhões, considerando valores de 2008. Agora, o projeto vai à votação no Senado. Acordo ainda precisa ser aprovado pelo Senado.
Brasil compra do Paraguai excedente de energia produzida em Itaipu.
BZ-Apesar das muitas concessões que o Brasil já fez e continua fazendo ao Paraguai, o atual presidente daquele país tem uma postura francamente anti-Brasil, usando demagogicamente os acordos sobre Itaipu, como a origem dos malefícios que assolam o Paraguai. Tenta esconder que o maior dos males do Paraguai é a corrupção endêmica, que é praticada pelos seus governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).