segunda-feira, 4 de abril de 2011

INTERNACIONAIS

04/04/2011

JAPÃO IRÁ DESPEJAR 11.500 TONELADAS DE ÁGUA RADIOATIVA NO MAR
A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, irá despejar no mar cerca de 11.500 toneladas de água radioativa acumuladas nas instalações da central, anunciou nesta segunda-feira a agência Jiji.
Um porta-voz da Tepco afirmou que "cerca de 10.000 toneladas de água depositada nas piscinas e 1.500 toneladas atualmente nos reatores 5 e 6" serão despejadas no oceano Pacífico.
A fonte indicou que a concentração de radioatividade na água em questão é cem vezes maior que o limite legal, o que considerou relativamente baixa.
"Não temos outra opção senão despejar essa água contaminada no oceano como medida de segurança", disse à televisão local o porta-voz do governo, Yukio Edano.
O objetivo da operação é abrir espaço nesses lugares para poder transferir para ali a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários da Tepco para resfriá-los. (FOLHA)

OBAMA LANÇA CAMPANHA PARA REELEIÇÃO EM 2012
Da France Presse
Funcionários renunciaram na Casa Branca para se juntar à organização.
Tendência é que não haja adversário de peso para a disputa democrata.
A campanha política criada para a reeleição do presidente americano, Barack Obama, lançou seu primeiro vídeo na madrugada desta segunda-feira (4), o que indica a intenção do chefe de Estado de buscar um novo mandato em 2012.
Até o momento, a Presidência havia mantido silêncio sobre as intenções de reeleição de Obama para um segundo mandato de quatro anos, mas durante as últimas semanas as referências se intensificaram. Em janeiro, um porta-voz da Casa Branca disse que a candidatura de Obama era "provável" para as eleições presidenciais de novembro de 2012.
Parte da imprensa americana indicou durante o final de semana uma possível oficialização dos planos de Obama no início da próxima semana. Segundo o jornal 'Politico', que cita "fontes democratas", Obama tinha a intenção de anunciar seus projetos a seus partidários através de mensagens de correio eletrônico, no início desta semana.

MUBARAK FOGE DO EGITO, DE ACORDO COM AL JAZEERA
O ex-presidente deposto Hosni Mubarak teria deixado o Egito em direção à Alemanha neste domingo (3), de acordo com a rede de TV árabe, Al Jazeera. De acordo com as informações, ele teria ido para dar continuidade ao tratamento médico que recebe desde o ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia na vesícula biliar. O conselho militar, que nega a informação, impôs ao ex-presidente que ele não poderia deixar o país. Desde que deixou o poder, Mubarak se isolou no balneário de Sharm el Sheikh, na Península do Sinai. Especula-se que a sua fuga seja parte do plano dos Estados Unidos, aliado histórico do governo do ditador, que, ao requerer sua renúncia, ofereceram uma série de contra-partidas, como um asilo político no país germânico.

EXÉRCITO FRANCÊS E ONU TOMAM CONTA DO AEROPORTO DE ABIDJAN
A Missão das Nações Unidas na Costa do Marfim e a missão francesa Licorne, que também atua no país, assumiram neste domingo o controle do aeroporto internacional de Abidjan, capital marfinense, segundo informou o Estado-Maior do Exército francês. Um porta-voz francês informou que a ação tem como objetivo permitir a aterrisagem de aviões civis e militares para a retirada dos estrangeiros do país, que vive uma violenta guerra civil. Por toda Abidjan, tropas francesas e da Onuci patrulham as ruas da cidade, buscando garantir a segurança de refugiados. A França informou que enviou mais 300 soldados de seu Exército para a capital, somando-os ao contingente de 1,1 mil que já se encontrava lá. Até o momento, porém, essas tropas não realizaram nenhuma ação de evacuação dos estrangeiros porque, segundo a Licorne, essa é uma decisão que caberia aos Ministérios das Relações Exteriores de seus respectivos países. O Exército francês indicou que há cerca de 1,4 mil refugiados na base militar de Port Bouet, pertencente à missão Licorne. Desses, um terço são cidadãos franceses. Segundo um porta-voz da Licorne, o único objetivo da missão é garantir a segurança desses estrangeiros no local. (Época e Agência Efe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).