terça-feira, 5 de abril de 2011

INTERNACIONAIS

05/04/2011

EXPLOSÃO DE GÁS EM MINA NA CHINA DEIXA 10 MORTOS
DA EFE
Uma explosão de gás matou 10 mineiros chineses em uma jazida de carvão na região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China, informou a agência oficial Xinhua nesta terça-feira.
Os corpos foram encontrados pelas equipes de resgate após 60 horas empregadas em liberar o poço de gás para poder entrar na área da explosão.
BZ-As precárias condições de segurança das minas chinesas continuam matando. Até quando?


LÍBIA ACEITA REFORMAS, MAS DITADOR FICARÁ NO PODER, DIZ REGIME
Em coletiva, o porta-voz do regime líbio, Moussa Ibrahim, disse que o governo aceita reformas políticas e está disposto a discutir soluções com as potências ocidentais, mas que o ditador Muammar Gaddafi não deixará o poder.
"Poderíamos ter qualquer sistema político, quaisquer mudanças: constituição, eleições, qualquer coisa, mas o líder deve liderar este processo. Esta é a nossa crença", disse Ibrahim.
"Quem são vocês para decidir o que os líbios devem fazer? Por que eles [em referência às potências ocidentais] não dizem: precisamos que o povo da Líbia decida se o líder líbio deve ficar ou ir, decida se tem que ter um sistema político diferente ou não", acrescentou.
Ibrahim disse ainda que o regime lamenta a decisão do governo italiano, que mais cedo reconheceu o Conselho Nacional de Transição (CNT), dos rebeldes, como o "único interlocutor legítimo" do país para questões bilaterais e internacionais. (FOLHA)


IRÃ ACUSA EUA DE FOMENTAR TUMULTOS PARA SALVAR ISRAEL
Parisa Hafezi e Reza Derakhshi, Reuters
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, acusou o Ocidente [ontem] de fomentar tumultos na Síria e por todo o Oriente Médio árabe para garantir a posição de Israel, informou a televisão estatal.
O Irã esmagou as manifestações da oposição iraniana, mas elogiou os levantes populares na região, os quais chamou de "despertar islâmico" contra governantes despóticos.
Mas Ahmadinejad acusou seu arqui-inimigo, os Estados Unidos, e outras nações ocidentais de armar um complô, citando como exemplo a Síria, aliada do governo iraniano, que está sendo abalada por manifestações antigovernamentais.
BZ-Lembrando que esse aloprado também afirma que o HOLOCAUSTO não existiu, é uma invenção da mídia contra os nazistas alemães, quem vai acreditar nessas declarações?


O trem de pouso a 4 mil metros de profundidade

CORPOS ESTÃO ENTRE DESTROÇOS DE AVIÃO DA AIR FRANCE, DIZ MINISTRA FRANCESA
Corpos de passageiros do voo 447 da Air France, que caiu sobre o Atlântico há quase dois anos, após decolar do Rio de Janeiro, foram encontrados dentro de uma grande parte da fuselagem localizada no mar no domingo. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet. De acordo com Nathalie, alguns corpos no interior do avião poderiam vir a ser identificados. “É uma parte importante do avião, cercada por destroços. É uma parte que permaneceu praticamente intacta, em uma única peça”, disse a ministra. Segundo ela, essa descoberta “dá aos investigadores esperanças de localizar rapidamente as caixas-pretas do avião”. Ao ser indagada por um jornalista se tratavam-se de “vestígios” dos restos mortais dos passageiros da aeronave, a ministra francesa afirmou: “Mais do que vestígios, há corpos”. O voo AF 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris, desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo. Somente cerca de 50 corpos foram encontrados, pouco após a catástrofe. (BBC Brasil)



Khalid, antes e depois da prisão.


ACUSADO DE PLANEJAR ATENTADO DE 11/9 SERÁ JULGADO EM GUANTÁNAMO
Khalid Sheikh Mohammed, acusado de ser o mentor dos ataques terroristas contra o World Trade Center e o Pentágono em 11 de setembro de 2001, será julgado por uma comissão militar na Baía de Guantánamo em vez de um tribunal civil americano, disse uma autoridade dos EUA à Reuters. A informação foi posteriormente confirmada pelo secretário de Justiça americano, Eric Holder. O presidente dos EUA, Barack Obama, tentou sem sucesso superar as barreiras impostas por republicanos e alguns democratas no Congresso para transferir alguns detidos para prisões nos EUA e julgar Mohammed e outros em tribunais federais. Contrariado, porém, Obama suspendeu no dia 7 de março um congelamento de dois anos a novos julgamentos militares na Baía de Guantánamo, em Cuba. (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).