terça-feira, 5 de abril de 2011

NACIONAIS

05/04/2011

GOVERNO SEGUE COM MEDIDAS PARA CONTER EXCESSO DE DÓLARES, DIZ MANTEGA
O ministro Guido Mantega (Fazenda) comemorou nesta segunda-feira a elevação da nota de risco do Brasil pela agência Fitch Ratings, anunciada nesta segunda-feira. Mantega admitiu, porém, que a melhor classificação do país poderá atrair mais dólares, desvalorizando ainda mais a cotação da moeda norte-americana. “Quanto mais sólida a economia brasileira fica, mais ela tende a atrair investimentos externos e dólares, o que nesse momento é um certo problema. O governo vai continuar fazendo medidas para contes o excesso de dólares”, afirmou. Segundo o ministro, a elevação da nota é um reconhecimento de que a economia brasileira está cada vez mais sólida. “É melhor esse problema de excesso de dólares do que o problema que tivemos no passado de falta de dólares”, concluiu. (Folha)


DILMA QUER PARTICIPAÇÃO ALEMÃ EM TRANSPORTES E INFRAESTRUTURA, DIZ MINISTRO
Ao desembarcar neste sábado de volta à Alemanha, o ministro alemão dos Transportes, Peter Ramsauer, definiu como “muito produtiva” sua primeira investida pessoal para aproximar ainda mais os dois países, que mantêm uma longa relação bilateral. Ramsauer voltou para casa com a meta de oferecer ao governo brasileiro propostas concretas que ajudem o país a superar os desafios em infraestrutura e na área de transportes. Ao fim da viagem, o ministro alemão falou sobre os interesses de seu país em fortalecer a parceira com o Brasil e contou como sua pasta irá coordenar os esforços para que um consórcio alemão seja formado a tempo de entrar na briga pela licitação do primeiro trem de alta velocidade brasileiro. Ramsauer comentou também as negociações com o BNDES, o encontro com o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, e o memorando de entendimento entre os dois países para cooperação na área de biocombustíveis. (Folha)
BZ-Os alemães tem grande experiência e tecnologia na área de transportes, especialmente em ferrovias. Podem nos ajudar e muito.


MERCADO ELEVA PREVISÃO PARA A INFLAÇÃO PELA 4ª VEZ, APONTA FOCUS
O mercado elevou pela quarta vez consecutiva a previsão para a inflação oficial, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), deste ano, que foi de 6,00%, para 6,02%. Na semana passada, a previsão tinha passado de 5,88% para 6,00%. Para 2012, a projeção também foi elevada de 4,91% para 5,00%, segundo o boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se manteve em 4,00% depois de cinco reduções consecutivas. Para 2012, a previsão de crescimento ficou estável em 4,30%. Já a expectativa do mercado para a taxa básica de juros (Selic) permaneceu em 12,25% para este ano e, para 2012, permanece em 11,25% A estimativa para o dólar ficou em R$ 1,70 ao final de 2011 e, para 2012, em R$ 1,75. (Folha).
BZ-A inflação é o pior de todos males que se pode ter em uma economia como a nossa. Pior ainda porque atinge mais brutalmente aos mais necessitados, mais desinformados. Por isso, vale qualquer sacrifício, para controlar esse monstro.



BC QUER TRAZER INFLAÇÃO MAIS PERTO DE 4,5% NESTE ANO
O Banco Central pretende agir para trazer a inflação o mais próximo possível da meta de 4,5% neste ano, afirmou uma pessoa do governo após nova piora das expectativas dos analistas para 2011 e 2012, mostrada em relatório divulgado nesta segunda-feira. “O BC não está conformado com a inflação em 5,6%, não vai ficar parado esperando ela chegar a 4,5% em 2012″, afirmou a pessoa, sob condição de anonimato, em referência à trajetória para a inflação projetada pelo BC em seu relatório de Inflação divulgado na semana passada. Leia mais na Folha.
BZ-Já dissemos e voltamos a repetir, que consideramos o controle da inflação, como a maior conquista da nossa sociedade nos últimos 20 anos. E isso foi feito pelo Plano Real, com FHC como ministro da Fazenda do presidente Itamar Franco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).