sábado, 9 de abril de 2011

INTERNACIONAIS

09/04/2011

LÍDER, HUMALA SE DISTANCIA DE CHÁVEZ
Renata Miranda - O Estado de S.Paulo
Líder nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de amanhã, o nacionalista Ollanta Humala marcou ontem distância do presidente venezuelano, Hugo Chávez, pedindo que ele não se intrometa nas eleições peruanas. Antigos amigos - Chávez apoiou abertamente a candidatura de Humala nas eleições de 2006 -, o candidato deixa a Venezuela de lado e diz se inspirar no "modelo brasileiro" de democracia e desenvolvimento.
No entanto, quando questionado se era mais próximo de Chávez ou do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Humala esquivou-se. "Sou mais próximo do povo peruano", afirmou em entrevista coletiva para a imprensa estrangeira em Lima.
BZ-Alguns líderes sulamericanos já começam a ver o falastrão e fanfarrão Chávez como o grande bufão da corte e começam a se afastar dele.



Wei wei

ONU ADVERTE CHINA POR DESAPARECIDOS
A Organização das Nações Unidas advertiu o presidente da China, Hu Jintao, nesta sexta (8), por causa do grande número de desaparecidos no país. A ONU tem um grupo de trabalho responsável pela investigação dos desaparecimentos forçados. Segundo o comunicado, as pessoas são, em sua maioria, militantes envolvidos na defesa dos direitos humanos e na luta pela liberdade de expressão. De acordo com as normas de direito internacional, o desaparecimento induzido de pessoas é um ato criminoso, uma vez que não existem justificativas para a prisão daqueles que defendem de forma pacífica seus ideais. (CLÁUDIO HUMBERTO)
BZ-O conhecido e reputado arquiteto chinês, Weiwei, um dos criadores do fzamoso estádio conhecido como o "ninho da águia", está preso em local ignorado, pelo crime de ter criticado o governo chinês. A China só é liberal em matéria de economia. Na política, prevalece a feroz e fechada ditadura comunista, partido único, etc....


GOVERNO AMERICANO ACUSA BRASIL DE VIOLAR DIREITOS HUMANOS
Fernando Eichenberg, O Globo
O governo dos EUA denunciou oficialmente nesta sexta-feira violações de direitos humanos no Brasil. Entre as críticas listadas estão abuso de violência por parte das forças de segurança, falhas no julgamento de policiais corruptos e na proteção de testemunhas, tortura de detentos, condições "deploráveis" de prisões, discriminação contra mulheres, tráfico de pessoas, trabalho escravo e infantil e maus tratos de crianças.
Em seu relatório anual sobre violações de direitos humanos no mundo, divulgado nesta sexta-feira em Washington, o Departamento de Estado dedica 43 páginas ao caso brasileiro. Para as autoridades americanas, os violadores de direitos humanos no Brasil "gozam com frequência de impunidade", com uma manifesta "relutância e ineficiência em processar funcionários do governo por corrupção, discriminação contra mulheres e violência contra crianças, incluindo o abuso sexual".
BZ-Podemos não concordar com as críticas do governo americano, mas todos concordamos que temos muito ainda a melhorar em alguns setores.



Mercenários Tuaregs

LÍBIA: MERCENÁRIOS ESTÃO MIRANDO EM CRIANÇAS, DIZ ONU
O Globo
Um painel da ONU sobre o uso de mercenários denunciou [ontem] que centenas deles estão atuando na Líbia e podem estar envolvidos em sérias violações de direitos humanos. O chefe do grupo de trabalho, Jose Luis Gomez del Prado, disse que os mercenários estão sendo usados pelos dois lados: os rebeldes e as forças leais ao ditador Muamar Kadafi.
Já a Unicef afirmou que atiradores estão mirando em crianças na cidade líbia de Misurata.


LÍBIA: KADAFI EXPULSA DEZENAS DE JORNALISTAS
Um grupo de 26 jornalistas foi expulso da Líbia [ontem], informou a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF). A ONG baseada em Paris disse que os jornalistas foram convidados à capital do país, Trípoli, pelo ditador Muamar Kadafi, mas foram forçados a sair nesta quinta-feira “com a justificativa de que seus vistos haviam expirado”. Na declaração publicada hoje em que condena a expulsão dos repórteres, a RSF também expressou preocupação em relação aos quatros jornalistas desaparecidos que, de acordo com as últimas informações disponíveis, não são vistos desde segunda-feira. Seriam dois americanos, um espanhol e um sul-africano. – A organização soube de fonte segura sobre o desaparecimento de quatro jornalistas no leste do país desde 4 de abril passado – informa a RSF em um comunicado. Além disso, o texto da organização diz que três jornalistas do canal de televisão do Qatar al-Jazeera foram detidos no início do março e permanecem sob custódia das forças leais a Kadafi. Ainda segundo a RSF, cerca de 100 jornalistas estrangeiros estão na Líbia cobrindo o conflito entre o ditador e as forças rebeldes. (O Globo)
BZ-Para os ditadores, a imprensa livre é uma arma perigosíssima, e normamelmente a culpada pelas mazelas que afligem o país.

SÍRIA: REPRESSÃO MATA DEZENAS DE MANIFESTANTES
O Globo
Forças de segurança da Síria abriram fogo [ontem] contra manifestantes que realizavam em Deraa um protesto contra o Partido Baath, que governa o país.
De acordo com fontes médicas, testemunhas e ativistas dos direitos humanos, ao menos 25 pessoas morreram na ação repressora do governo. Segundo ativistas, um total de 32 manifestantes foram mortos ao redor do país [ontem].
Uma TV síria exibiu imagens de homens mascarados abrindo fogo contra a multidão em Deraa e até contra policiais. A TV estatal síria informou que 19 policiais e membros das forças de segurança foram mortos.
- Eu vi poças de sangue e três corpos sendo retirados por parentes na região de Mahatta - disse uma testemunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).