08/04/2011
INFLAÇÃO: PREÇOS SOBEM 6,3% EM UM ANO, DIZ IBGE
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou alta de 0,79% em março , informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (6). Nos últimos 12 meses, o índice está acumulado em 6,30%. A inflação ficou praticamente estável em março sobre fevereiro, contrariando a previsão do mercado de uma desaceleração, e a taxa em 12 meses aproximou-se ainda mais do teto da meta do ano. Leia mais no UOL Economia.
MANTEGA DIZ QUE ALTA NO PREÇO DOS ALIMENTOS SURPREENDEU
O ministro Guido Mantega (Fazenda) comentou nesta quinta-feira que nem os analistas foram capazes de prever a elevação da inflação dos alimentos no mês de março. “Todos analistas se enganaram. Houve um repique da inflação de alimentos, que não era esperado”, declarou. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje que o IPCA (a inflação oficial) ficou em 0,79%. O governo previa um crescimento da inflação em torno de 0,45%, enquanto os analistas do mercado financeiro acreditavam em um aumento de 0,65%. Mantega disse que os motivos da elevação estão relacionados ao período do ano. “Tem a ver com o regime de chuvas. Foi excepcional, porque todo ano, a esta altura, os alimentos já começam a cair. Então, foi fundamentalmente alimentos. Eles tem que cair a partir de abril, porque pega um período de chuva, entressafra. Daqui a pouco isso cai”, explicou. (Folha)
GOVERNO DOBRA IMPOSTO DE EMPRÉSTIMO
Francisco Carlos de Assis e Anne Warth - O Estado de S.Paulo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a elevação de 1,5 ponto porcentual na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre todas as operações de crédito para pessoa física - excluindo apenas os financiamentos de imóveis.
Com a medida, que entra em vigor hoje, o tributo de 1,5% passa a 3% ao ano sobre operações com cartão de crédito, crédito direto ao consumidor e crédito consignado.
GOVERNO CANCELA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA PARA 5 MIL EM SP
Do G1 SP
O Governo Federal cancelou o pagamento do Bolsa Família para mais de 5 mil beneficiários em São Paulo por descumprimento das exigências do programa. Outras 18 mil famílias também correm esse risco no estado. Entretanto, elas ainda podem regularizar a situação e voltar a receber o dinheiro.
Quem perdeu o benefício ou corre o risco de perdê-lo pode voltar a receber, mas precisa procurar um Centro de Referencia da Assistência Social e se justificar, explicando o que aconteceu.
“Essa família tem que procurar o assistente social e justificar o porquê do não cumprimento das exigências. Lá o assistente vai avaliar o caso e encaminhar ao Governo Federal a solicitação de reversão”, explicou Luiz Fernando Francisquini, coordenador de benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social.
FACÇÕES DO PT LUTAM PELA PROXIMIDADE DE DILMA
A facção petista “Campo Majoritário” tenta dificultar o relacionamento de Dilma com Eloi Pietá, ex-prefeito de Guarulhos e atual secretário-geral que representa o partido nas reuniões de governo. É que a presidenta não quer por perto Rui Falcão, substituto interino de José Eduardo Dutra. Pietá é da facção “Mensagem do Partido”, minoritária no PT. Dela faz parte o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).
DILMA ROUSSEF TENTA IMPEDIR ALTA DA GASOLINA
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, já admitiu um aumento no preço da gasolina. A declaração de que o combustível poderia chegar a R$ 3 preocupou a presidente Dilma Rousseff (PT), que teve de determinar uma série de ações para conter a alta. Dentre as medidas está a transferência à Agência Nacional do Petróleo (ANP) do controle da cadeia produtiva do etanol. A presidente também decidiu reduzir a mistura do álcool na gasolina, mas não foi definida a proporção. A série de iniciativas contempla ainda a liberação de mais recursos do governo, via Banco do Brasil e BNDES, para renovação do canavial, formação de estoques e, sobretudo, construção de novas usinas. O principal temor é a influência do preço dos combustíveis na inflação. (ALÉM DA NOTÍCIA)
DILMA DIZ TER HONRA DE REPRESENTAR ‘TERCEIRO GOVERNO’
A presidenta Dilma Rousseff disse na tarde desta quinta-feira que tem a honra de representar o “terceiro governo”. Ela não especificou se fazia referência a um terceiro governo do PT. A declaração foi dada no momento em que Dilma falava sobre a importância de ter uma mulher no comando do Ministério do Desenvolvimento Social. “Queria cumprimentar a Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social. É importante que seja uma mulher ministra do Desenvolvimento Social, na medida que o nosso compromisso maior nesse processo do terceiro governo, que eu tenho a honra de representar, é a superação da pobreza em nosso país”, afirmou. Dilma participou de um encontro no Palácio do Planalto com o movimento das mulheres atingidas por barragens. A presidenta prometeu que não irá fazer “demagogia fácil” em relação aos movimentos sociais, mas que irá ouvi-los e buscará “o atendimento de 100%” das demandas. (Folha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).