EX-PODEROSOS DA ERA LULA PERDEM PODER NO GOVERNO DILMA
Quando Luiz Inácio Lula da Silva desceu a rampa do Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2011, não era apenas ele que se afastava do centro do poder. Antigos aliados, bem mais distantes da sucessora, Dilma Rousseff, hoje se esforçam para ocupar cargos de segundo escalão – apenas meses depois de ganharem holofotes e afagos públicos de um dos mais populares governantes da história brasileira. Ainda há aqueles que, sem alternativa, se aninham na oposição ou acabam como articuladores menores no Congresso. Compõem a lista feita pelo Uol o ex-ministro Hélio Costa (PMDB-MG), a ex-ministra Marina Silva (PV-AC), o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP), o ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), a ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT-PA), o senador Gim Argello (PTB-DF), o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o ex-deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB). O Uol destaca que, apesar de ter conseguido a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa, Vieira Lima se afastou do núcleo central do Governo Federal após disputar o governo com Jaques Wagner (PT) e articular com DEM e PSDB para as eleições de 2012 e 2014 nas eleições locais.
Xian, China, os gurerreiros de terracota |
DILMA VISITA ‘OITAVA MARAVILHA DO MUNDO’ E ELOGIA ‘CAPACIDADE DO POVO CHINÊS’
A presidenta Dilma Rousseff encerrou neste sábado sua visita de seis dias à China com um passeio pelo parque dos Guerreiros de Terracota na cidade de Xian, na parte central do país, construídos no século 3 durante a dinastia do primeiro imperador chinês, Qin Shi Huang. No livro de visitas do local, a ‘oitava maravilha do mundo’, nas palavras da presidenta Dilma Rousseff escreveu que o exército de terracota demonstra a imensa capacidade do povo chinês ao longo dos séculos. Na visita, que por cerca de uma hora fechou o parque para o público, Dilma Rousseff viu de perto o local descoberto em 1974 por moradores que cavavam um poço de água. A presidenta ficou impressionada com o complexo mecanismo de um eixo usado em carruagens da época. “Maravilha, perfeito”, disse. “E funciona?”, perguntou, ao que a guia respondeu que sim. A presidenta fazia perguntas constantemente e queria entender, em detalhes, como tudo funcionava. (BBC)
OXI, NOVA DROGA, INVADE O ACRE E SE ESPALHA PELO PAÍS
Carolina Benevides, O Globo
As ruas de Rio Branco são hoje um retrato da degradação provocada por uma nova droga, mais letal do que o crack, que está se espalhando pelo Brasil: o oxi, um subproduto da cocaína. A droga chegou ao país pelo Acre.
Na capital, ao redor do Rio Acre, perto de prédios públicos, no Centro da cidade, nas periferias e em bairros de classe média alta, viciados em oxi perambulam pelas ruas e afirmam: "Não tem bairro onde não se encontre a pedra".
O oxi, abreviação de oxidado, é uma mistura de base livre de cocaína, querosene - ou gasolina, diesel e até solução de bateria -, cal e permanganato de potássio. Como o crack, o oxi é uma pedra, só que branca, e é fumado num cachimbo. A diferença é que é mais barato e mata mais rápido.
BZ-Outra praga a para envenenar nossos jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).