sábado, 9 de abril de 2011

XIQUEXIQUE: USOS E ABUSOS DO CAPACETE

09/04/2011

Vemos no A VOZ, uma matéria sobre o uso do capacete e a intenção do vereador Esermilson Rocha de apresentar um projeto de lei visando liberar o uso do capacete dentro da cidade. Sem conhecermos os detalhes do projeto do vereador, nos compete opinar e questionar como abaixo segue:

1 – Diz a legislação:”O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenaçãodo Sistema Nacional de Trânsito,
Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Código de Transito Brasileiro,
Resolve:
Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.....”

2 - O uso do capacete tem como finalidade, a proteção do motociclista e seu passageiro, em caso de acidente.

3 - Se projeto do vereador FALA APENAS EM LIBERAR o uso do capacete, isso significaria que um motociclista poderia (se quiser) trafegar na rua sem o capacete. Do outro lado, um motociclista mais precavido, mais concernente com sua segurança, poderá usar o seu capacete, e não pode ser proibido disso, pois está cumprindo uma regulamentação do CONTRAN, conforme acima. Logo o projeto não impediria o uso do capacete.

4 - Para isso, o projeto teria que PROIBIR EXPRESSAMENTE o uso do capacete, o que o deixaria em conflito com a regulamentação acima, determinada pelo CONTRAN.

5 - Não cremos que uma Câmara de Vereadores, instituição municipal, possa legislar sobre a matéria legislada e da alçada de uma entidade nacional, mesmo que seja só em relação ao município.

6 – O Ministério Público poderia contribuir para o devido esclarecimento, tomando ações para que o Judiciário se manifeste sobre a propriedade da Câmara de Vereadores, poder ou não legislar sobre a matéria.

Proibir o uso do capacete, porque ele pode ser usado para esconder o rosto de um marginal, equivale a proibir a fabricação de fósforos, porque um marginal qualquer pode usá-los para tocar fogo em um posto de gasolina.

Se o propósito é não permitir que algum marginal use o capacete como máscara para esconder sua identidade, sugerimos que se faça uma Lei Municipal, dizendo que, em razão da criminalidade e uso indevido do capacete, todo motociclista que usar o "capacete que esconde o rosto", será abordado pela polícia. Nesta abordagem se pode fiscalizar rigorosamente a moto, seu estado de conservação, os peneus, sinaleiras, faróis alto e baixo, buzina, sua documentação (da moto e do motociclista), etc...

O objetivo seria criar tantos empecilhos e dificuldades para o motociclista que use esse tipo de capacete, que em pouco tempo, a maioria esmagadora dos motociclistas, quando trafegando na cidade, tentariam evitar o uso desses capacetes, para não ter que enfrentar tal situação. Seria estimulado o uso do outro tipo de capacete que "mostra o rosto". Uma lei assim, não conflita como o regulamentado pelo CONTRAN, e pode atingir o objetivo que se pretende.  

6 comentários:

  1. Comerciante indignado9 de abril de 2011 às 14:16

    Zeca você quer da um de sabichão, só isso.
    Todo mundo sabe que é lei o uso do capacete.
    Na matéria do avoz diz que é incostitucional que se a justiça quiser veta.
    Lá também diz que é por uma necessidade pois os últimos assaltos são motoqueiros por traz de um capacete.
    Diz tabém que até um juiz numa cidade em Alagoas promulgou uma lei.
    Agora você nunca foi assaltado, não sabe nade de Xique Xique e fica querendo ibope.
    Pergunte aos comerciantes Zeca se eles tão comedo, se eles querem a abolição do uso do capacete?
    Seja coerente as necessidades do povo, não fique aí com seu intelectualismo dando um de sabichão não.
    Você não sabe o que o povo precisa e o que os afligem.
    Se você soubesse teria colocado algo pra incentivar a aprovação da lei e não meter dificuldade. É assim que você diz querer o bem do povo de Xique Xique. A oposição não vai pra frente nunca com pessoas que são contra tudo.
    Não duvido que seja apenas por que foi o vereador Esermilson que deu entrada.
    Por que você não se posicionou quando Gal colocou a matéria no jornal? Foi Gal quem puxou a discussão e virou até enquente na raidinha.

    ResponderExcluir
  2. Motoqueiro consciente9 de abril de 2011 às 14:55

    O AVOZ e a Cactus são irresponáveis, como pedem para que proiba o uso dos capacetes. Deveria ser pedido para PROIBIR O USO DE CAPACETES FECHADOS na sede do município. E esse vereador tambem é outro incompetente que não estuda para fazer um projeto. Capacetes abertos como da marca PEERLS Mirage e Fly são os mais baratos e deixam o rosto do usuário competamente exposto. Não eliminando a proteção para condutor e carona. E são homologados pelo IMETRO. Podem ser comprados aqui em Xique-Xique por mais ou menos 70,00.

    ResponderExcluir
  3. O pior ignorante é o que não sabe e não quer aprender. O postador que identifica como Comerciante indignado, é uma dessas pessoas.
    Primeiro prefere ficar anônimo. Tá com medo de se identificar, porque CARA PÁLIDA? Já sei, não precisa responder, ficou escondido para não mostrar a sua ignorância, que acabou por mostrar. A resposta caro Comerciante indignado está logo abaixo pelo Motoqueiro consciente.
    Você não passa de um arrivista, provocador, maldoso e demonstra seu despeito de Zeca. Talvez porque você não tenha o conhecimento dele, ou mais provavelmente porque você deve ser um daqueles lambe-botas dos Bragas. Com toda certeza as duas coisas. Isso se você não for o bostinha que eu acho que é. Manjado
    Se apruma cara, em momento algum Zeca foi contra o projeto do vereador. Apenas levantou os prós e contras do projeto e ainda sugeiru uma solução que o Motoqueiro consciente acabou por concordar.

    ResponderExcluir
  4. Quantos matadores governam o Brasil...

    É indescritível bem como imensurável a dor dos familiares das doze pequenas vítimas de Realengo. Porém, em meio a tamanha comoção nacional por ter "morrido doze e ferido cento e noventa milhões de brasileiros" (Diário de Pernambuco), não se pode deixar de lembrar que o nosso sistema de saúde mata mais que isso todos os dias, justo por falta de médicos no atendimento adequado, hospitais desaparelhados e, principalmente, falta de vergonha na cara dos nossos políticos governantes! Quantos Wellingtons Menezes de Realengo governam o Brasil? Se eles afirmam que não existe cartel no preço da gasolina, vamos nós fazê-lo se comovendo com isso, ano que vem, na hora de votar...

    ResponderExcluir
  5. moss eu acho q o Evandro comentou na materia errada,ele traz assuntos que no tem nada a ver com a mesma,a respeito do uso do capacete tenho minha opinião, os comerciantes não podem viver assustadas por individuos anônimos que se escondem por traz de capacetes, e os cidadãos de bem não tem que abrir mão de sua prorpia segurança, a melhor solução seria o capacete que não escondesse a identidade da pessoa.

    ResponderExcluir
  6. como uma pessoa tem a encrivel ideia de querer que motoqueiros andei sem capacete, que era sera que ele vive... o problema nao e o capacete e sim o governo safado que nao coloca a polícia para nos proteger e uma justiça de fazada... cara vc tem e que lutar sobre nosso direito... e n em colocar vida em risco...camboi de intelectual rafamem...

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).