DILMA SE ENCONTRA COM NOVO LÍDER DO PT EM BRASÍLIA
O novo presidente do PT, Rui Falcão, se reuniu ontem com a presidente Dilma Rousseff pela primeira vez desde que assumiu o comando do partido, em abril. Deputado estadual, ele substituiu José Eduardo Dutra, que se afastou da liderança por problemas de saúde. Dilma e Falcão almoçaram com os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Durante o encontro, ficou decidido que ambos terão reuniões regulares para afinar posições. Segundo Falcão, não houve discussão sobre cargos. Não era ocasião para isso.” O PT indicou 104 nomes o segundo escalão, mas as nomeações seguem lentas. (Folha)
DILMA VEM À BAHIA PARA BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE
A presidenta Dilma Rousseff (PT) confirmou a sua vinda a Salvador para acompanhar a beatificação de Irmã Dulce. A freira baiana será a primeira santa nascida no Brasil. Além da presidenta, o seu adversário na campanha presidencial do ano passado, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), também estará presente à solenidade. Esta será a primeira aparição pública da presidenta após ter sido detectada uma pneumonia, já curada, e após a crise que envolve o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci. (Thiago Ferreira)
SERRA VEM A SALVADOR PARA SOLENIDADE DE BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE
O ex-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, estará em Salvador neste domingo para participar da solenidade de beatificação de Irmã Dulce. Ele fez o comunicado ontem à noite a amigos em São Paulo. No evento, mais de 70 mil pessoas são esperadas. A organização Obras Sociais Irmã Dulce espera que a partir de amanhã comece uma vigília no local onde a freira está enterrada. O anúncio da beatificação de Irmã Dulce foi feito em dezembro de 2010. Mesmo após a cerimônia, a organização Obras Sociais Irmã Dulce espera que os interessados em conhecer a história da freira continuem visitando a cidade.
GOVERNO REDUZ PREVISÃO PARA PIB ANUAL DE 5% PARA 4,5%
A projeção do governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 foi reduzida de 5% para 4,5%, segundo o relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Planejamento. Ao mesmo tempo, o documento mostra que o governo admite que haverá uma inflação maior neste ano. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para a política monetária no Brasil, passou de 5% para 5,7% – ainda abaixo do que prevê o mercado financeiro, que estima o IPCA na casa de 6,3%. (Agência Estado)
PRÉVIA DA INFLAÇÃO SUPERA TETO DA META, MAS PREÇOS DESACELERAM
O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) variou 0,7% em maio e atingiu a taxa de 6,51% no acumulado dos últimos 12 meses — acima do teto da meta do Banco Central, de 6,5%. Mesmo ultrapassando o teto, o comportamento mensal do indicador veio em linha com a expectativa do mercado e mostrou desaceleração na relação com abril, quando a variação registrada foi de 0,77%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A diferença de 0,07 ponto percentual da taxa de abril para maio (0,70%), explica o IBGE, ocorreu principalmente pela perda de ritmo nos grupos alimentação e bebidas (que desacelerou de 0,79% para 0,54%), e transporte, que passou de 1,45%, foi para 0,93%. Em maio do ano passado, a taxa havia ficado em 0,63%. Em 2011, a inflação já chegou a 3,86%, segundo o índice. A meta de inflação tem centro em 4,5% e tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. (Folha)
BZ-Inflação em alta e crescimento do PIB em baixa, uma combinação para tirar o sono de qualquer ministro da economia.
QUASE 70% DAS FAMÍLIAS NA EXTREMA POBREZA JÁ RECEBEM O BOLSA FAMÍLIA
Dois terços das famílias extremamente pobre no Brasil, alvo de um novo programa do governo para acabar com a miséria, a ser lançado nas próximas semanas, já são beneficiárias do Bolsa Família. De acordo com um estudo divulgado nesta sexta-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 66,7% da população em situação de extrema pobreza reside em domicílios atendidos pelo programa. Os números nos quais o Ipea se baseia, da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios de 2009, são diferentes dos utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para planejar o Brasil sem Miséria, que utiliza dados do Censo 2010. Porém, os dados indicam que, para cumprir sua promessa de acabar com a miséria, Dilma vai ter que aumentar a transferência de renda para famílias que, mesmo já recebendo ajuda do governo, não superam a linha de extrema pobreza. Leia mais no R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).