MLADIC CHEGA À PRISÃO DO TRIBUNAL INTERNACIONAL EM HAIA
Efe
HAIA - O ex-general servo-bósnio Ratko Mladic chegou nesta terça-feira, 31, à prisão do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), onde irá aguardar seu julgamento e realizar exames médicos, confirmou Nerma Jelacic, uma porta-voz do órgão.
Mladic, detido na quinta-feira passada na Sérvia, foi extraditado nesta terça pelas autoridades de Belgrado depois que um tribunal especial sérvio rejeitou o recurso da defesa contra sua transferência à corte internacional. Ele é considerado o responsável pelo massacre de 8 mil muçulmanos em Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia (1992-1995) e acusado de cometer crimes contra a humanidade.
OPOSIÇÃO DESCONFIA DA ANISTIA ANUNCIADA POR DITADOR NA SÍRIA
O GloboAgências internacionais
DAMASCO - A oposição síria ficou dividida entre a esperança e o ceticismo diante do anúncio, desta terça-feira, de que o governo vai anistiar "crimes cometidos antes de 31 de maio".
Anunciada como um perdão para todos os que pertencem a movimentos políticos - incluindo a perseguida Irmandade Muçulmana - a medida foi mais detalhada no fim do dia, indicando que seus efeitos podem significar apenas a redução de pena para alguns crimes - e não uma anistia ampla, como o governo fez acreditar no início.
O anúncio de anistia foi uma tentativa de acalmar os protestos por democracia que há dez semanas sacodem o país e as reações da comunidade internacional, enquanto novos confrontos entre manifestantes e a polícia deixaram mais cinco mortos ontem. Uma das principais reivindicações da oposição era justamente a libertação de presos políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).