segunda-feira, 18 de julho de 2011

A DESALENTADORA INDIFERENÇA CONTRA A CORRUPÇÃO

18/07/2011

Jaqueline Falcão e Marcus Vinicius Gomes, O Globo
Em meio a escândalos de corrupção como os descobertos no Ministério dos Transportes, por que os brasileiros não saem às ruas contra esses desmandos?
Organizadores de marchas pela legalização da maconha e pelos direitos dos gays, que lotaram as ruas de grandes cidades recentemente em defesa de suas causas, arriscam um palpite: a apatia seria causada por outro mal do Brasil, a impunidade.
O cientista político Marco Magri, um dos organizadores da Marcha da Maconha, vê uma descrença generalizada por parte da população, principalmente porque os três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) não têm dado respostas à sociedade contra a corrupção.
Para Magri, o sistema de controle do combate à corrupção no Brasil está contaminado.
- Infelizmente, esse tipo de debate é dominado por essas três esferas de poder. Você tem um juiz julgando um deputado. Um funcionário do Executivo cria uma norma que o juiz seguirá. E o deputado vota a lei. Aqueles que deveriam ser o poder de controle um do outro não estão agindo - analisa Magri.

Um comentário:

  1. Chapa branca

    Pior que a indiferença à corrupção, é ver entidades como a UNE, antes combativa, hoje completamente manietada pelos milhões do governo.
    O Presidente eleito da UNE informou que não é chapa branca do governo. Entendi perfeitamente. Certamente será chapa vermelha. Em seu discurso foi silente quanto à corrupção, superfaturamento de obras públicas e principalmente sobre um certo diretor do Dnit que desafiou nossa presidente que após demiti-lo, teve que aceitar sua não demissão. Não entendo como um acusado de corrupção desafia um governo democraticamente eleito. Bons tempos aqueles em que por muito menos o meliante seria preso e algemado. (...) saudade dos governos militares.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).