'CHIFRE' DA ÁFRICA TEM PIOR SECA DOS ÚLTIMOS 60 ANOS
A região conhecida como "chifre da África", no leste do continente, está sofrendo com a pior seca dos últimos 60 anos.
Faz dois anos que o nível de chuvas no local está abaixo do necessário. Nos campos, o gado não resiste e acaba morrendo, enquanto lavouras inteiras são perdidas.
No campo de refugiados de Dadaab, na fronteira entre o Quênia e a Somália, médicos fazem o possível para salvar a vida das crianças. Boa parte delas morre por desnutrição.
O médico Christopher Karisa, que trabalha no campo, afirma que já viu muitas crianças morrerem em seus braços.
"Mas nós não paramos aí. Nós temos que cuidar da próxima criança, consolar as mães, fazer o nosso melhor", afirmou ele à BBC.
Chuvas estão abaixo do necessário há dois anos na fronteira entre o Quênia e a Somália
A ONU afirma que o "chifre da África" ainda não vive uma situação de fome, mas sim uma emergência humanitária que está piorando rapidamente.
Muitos na região reclamam que a ajuda recebida até agora ainda não é o bastante. A ONG Save the Children ("Salve as Crianças", em inglês) lançou um pedido por R$ 100 milhões em doações para os afetados.
OBAMA CONVOCA CONGRESSISTAS PARA TENTAR RESOLVER IMPASSE SOBRE DÍVIDA
Alessandra Corrêa/Da BBC Brasil em Washington
Em meio ao impasse nas negociações para elevar o teto da dívida pública americana, o presidente Barack Obama convocou nesta terça-feira líderes democratas e republicanos do Congresso dos EUA para um encontro na Casa Branca, em mais uma tentativa de chegar a um acordo.
O convite para a reunião, marcada para quinta-feira, foi anunciado em um breve pronunciamento, no qual o presidente rejeitou propostas sugeridas recentemente por alguns congressistas de um aumento de curto prazo no limite da dívida, caso não haja acordo. “Não acho que o povo americano nos enviou aqui para evitar problemas difíceis”, disse o presidente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).