Refugiados somalis que buscam abrigo no Quênia para escapar da seca e da fome extremas são os mais pobres entre os pobres e as pessoas mais vulneráveis do mundo, disse o chefe da agência de refugiados da ONU. Cada vez mais crianças pequenas desnutridas estão morrendo depois de passar semanas caminhando em busca de ajuda humanitária naquele que já se tornou “o pior desastre humanitário do mundo”, disse António Guterres, chefe do ACNUR. “Fugimos para não morrer de fome”, disse Ulmay Abdow Issack, 32, que passou três semanas caminhando até a fronteira com seus seis filhos pequenos e marido doente. “Não tivemos nada para comer ou beber no caminho.” Para Muslima Adan Hassan, 35, o trajeto foi ainda mais árduo. Dois filhos e uma filha dela morreram ao longo dos 35 dias que passaram a caminho de Dadaab. Desde a fronteira, os refugiados ainda precisam atravessar 80 quilômetros do deserto queniano para chegar ao campo de refugiados. Em muitos casos essa travessia é feita a pé.”Temos casos de crianças que foram devoradas por leões e hienas”, disse Abdullahi Hussein Sheikh, um dos refugiados. (Reuters)
AP/O GLOBO
KANDAHAR - Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi morto nesta terça-feira em casa no sul do país, informou uma autoridade local.
A morte de Ahmad Wali Karzai foi confirmada por Zalmai Ayubi, porta-voz da província de Kandahar, e Sediq Sediqqui, um porta-voz do Ministério do Interior.
Ahmad era chefe do conselho da província e foi alvo de várias tentativas de assassinato. Em maio de 2009, sua comitiva foi alvo de uma emboscada realizada por rebeldes que dispararam foguetes e metralhadoras, na província de Nangarhar.
Reuters
CABUL - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chegou nesta terça-feira a Cabul, capital do Afeganistão, para uma visita surpresa de cinco horas.
Sarkozy deve se reunir com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, e com o general David Petraeus, principal comandante dos EUA no país, antes de se encontrar com as tropas francesas na região de Surobi.
A visita de Sarkozy ao Afeganistão acontece após a viagem do secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, no fim de semana. Os Estados Unidos e a França anunciaram em junho que iriam retirar seus soldados do país mais cedo do que o esperado.
Manifestantes atacaram nesta segunda (11) a Embaixada dos Estados Unidos em Damasco, na Síria. O protesto foi uma resposta à visita do embaixador norte-americano, Robert Ford, à cidade de Hama, na semana passada. “Uma multidão atacou a Embaixada dos Estados Unidos. O pessoal da embaixada não ficou ferido”, diz nota da representação diplomática no país. Segundo aliados do governo sírio, Ford teria ido a Hama para se reunir com sabotadores para estimulá-los a continuar com as manifestações contra o regime de Bashar Al Assad, presidente da Síria. (CH)
CHINA VIVE ONDA DE DIVÓRCIOS, COM 5 MIL CASOS POR DIA
País mais populoso do mundo, a China vive uma onda de divórcios: cinco mil, por dia. São tantas as separações, que até virou moda celebrar o fim dos relacionamentos. Quem conta essa história é a correspondente da Band em Pequim, Patrícia Bolsoy.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).