terça-feira, 12 de julho de 2011

NACIONAIS

12/07/2011

DILMA CONFIRMA BAIANO NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
A presidenta Dilma Rousseff convidou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para assumir a pasta em caráter definitivo. Passos entra na cota do PR, embora a legenda tenha dito anteriormente preferir um outro nome com mais trânsito com as bancadas da sigla no Congresso. Ele aceitou o convite, segundo fontes do Palácio do Planalto, e assume no lugar de Alfredo Nascimento, que deixou a pasta após denúncia de superfaturamento em contratos. Dilma chegou a convidar o senador Blairo Maggi (PR-MT) para suceder Nascimento. O ex-governador, no entanto, decidiu não aceitar a proposta por ver impedimentos legais para assumir o posto, uma vez que suas empresas têm contratos com o governo e no setor de transportes. Passos é baiano, nasceu em Muritiba, em 1950. (Com informações da Folha/ Thiago Ferreira)
BZ-Perdem os corruptos e fisiologistas. Ponto para a presidente Dilma.



DILMA FAZ COQUETEL PARA ESTREITAR RELAÇÃO COM LÍDERES DA BASE
A presidenta Dilma Rousseff decidiu oferecer um coquetel na quarta-feira (13) à noite aos líderes dos partidos da base aliada para prestigiar o encerramento dos trabalhos no Congresso no primeiro semestre. Pela primeira vez, Dilma vai abrir as portas do Palácio da Alvorada para os líderes aliados nas duas Casas, em uma demonstração de que ela quer tomar as rédeas da articulação política do governo. O encontro tem o objetivo de aparar as arestas com os aliados num momento em que o governo enfrenta uma crise com o PR, um dos mais fiéis partidos da base. A crise que resultou na queda do ministro Alfredo Nascimento (Transportes) e da cúpula do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) também afetou outros partidos aliados. Lideranças do PMDB, PP e PSB demonstraram contrariedade ao ver a forma como a presidenta sacrificou o comando do ministério. O coquetel foi acertado no fim de semana com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). O Congresso entra em recesso no final desta semana e só retoma os trabalhos em agosto. (Folha)


DILMA SANCIONA LEI QUE CRIA EMPRESA DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira a lei que cria a empresa individual de responsabilidade limitada. A nova legislação acaba com a necessidade de sócio para abrir pequenas empresas, permitindo que apenas uma pessoa responda pelo empreendimento. A exigência é de que o capital social mínimo seja de 100 salários mínimos, o que atualmente representa R$ 54,5 mil. De acordo com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, a sanção faz parte de um pacote de medidas na área tributária que o governo pretende tomar para estimular o crescimento econômico. “As medidas que serão adotadas nesta semana tem a ver com a questão tributária. Hoje por exemplo a presidenta sancionou a empresa individual, que é um projeto importante, interessante, que viabiliza as pessoas que tem esse tipo de procedimento, que inclusive benefícios tributários, fiscais”, disse. (G1)


PR PODE DEIXAR BASE ALIADA DE DILMA
O Partido da República (PR) pode caminhar para a oposição depois que a presidente Dilma Rousseff afastou a cúpula do Ministério dos Transportes por denúncias de fraudes, que culminaram na renúncia do ex-ministro Alfredo Nascimento. Segundo um parlamentar do PR, que pediu para não ser identificado, há um movimento interno, capitaneado pelo presidente de honra do partido, o deputado Valdemar da Costa Neto (SP), para deixar a base de sustentação do governo. O parlamentar afirmou, nesta segunda-feira, que levaria essas informações ao governo, pois o movimento não tem o apoio integral de todos os membros e afirmou que aconselhará a presidente Dilma Rousseff a apostar na divisão interna do PR. “Eu acho que ela deve nomear o novo ministro, escolhendo dentro dos quadros do partido o que mais lhe convier. E deve apostar nessa divisão interna, porque nem todos estão com o Valdemar”, afirmou. Alguns parlamentares do partido ficaram irritados com a decisão de Dilma de afastar imediatamente os envolvidos na denúncia de que haveria um esquema de propinas nos projetos da área de transportes. (Reuters)
BZ-A realidade é que as ambições pessoais e partidárias são extremamente difíceis de seram acomodadas.  Do  outro lado, nenhum dos partidos quer abrir mão dos privilégios e das benesses governamentais. DUVIDO-D-Ó-DÓ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).