O casamento do PT com o PMDB, selado pela aliança entre a presidenta Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, pode estar correndo o risco de terminar de maneira precoce. A avaliação é feita por líderes do PMDB, que vêem no PSB potencial para tirar-lhes o posto de “aliado preferencial” do governo nas eleições de 2014. Na tentativa de evitar que o casamento PT-PMDB termine nas bodas de flores, quando a união completa quatro anos e termina o primeiro mandato de Dilma, o diretório nacional do PMDB orientou que o partido privilegie candidatos próprios. O objetivo é fortalecer a sigla para garantir o enlace com o governo na próxima eleição presidencial e tentar estar ao lado do PT numa eventual reeleição da presidenta até as bodas de cobre, quando a aliança completaria oito anos. (iG)
BZ-O Brasil já está "fatiado" entre os partidos da base aliada, mas eles sempre querem um pouco mais de poder. INSACIÁVEIS!
BZ-O Brasil já está "fatiado" entre os partidos da base aliada, mas eles sempre querem um pouco mais de poder. INSACIÁVEIS!
Ainda há espaço para mais um partido? |
ALA DO PR ARTICULA CRIAÇÃO DE NOVA SIGLA
Um novo partido pode surgir das divergências internas do PR. Para escapar do controle imposto por Valdemar Costa Neto, um grupo articula a criação do Partido do Desenvolvimento Nacional (PDN). A ideia sai do armário pelas mãos do deputado Diego Andrade (PR-MG) mas, nos bastidores, o comando da operação é do seu tio, o senador Clésio Andrade (PR-MG). Sandro Mabel (PR-GO), às turras com Costa Neto, também é entusiasta da proposta, dizem interlocutores. Os articuladores da nova legenda asseguram já ter iniciado o processo para obtenção de registro na Justiça Eleitoral. Há negociações em curso para que o futuro PDN se una ao PRTB, partido que elegeu dois deputados federais em 2010. O grupo afirma que só recua caso a atual crise nos Transportes resulte em efetiva perda de poder de Costa Neto na máquina partidária do PR. (Folha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).