PLANALTO BUSCA SAÍDA PARA DESTRAVAR OBRAS DO PAC
A presidente Dilma Rousseff passou os últimos dias discutindo formas de tornar mais ágeis as principais obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste, que estão com canteiros paralisados. O Planalto teme que os projetos de transposição do Rio São Francisco e das ferrovias Transnordestina e Leste-Oeste, promessas de campanha em 2010, não sejam concluídos no atual governo. Uma série de pedidos de aditivos contratuais por parte das construtoras, dificuldades de licenciamento ambiental e falta de empenho de parceiros estratégicos, como governadores e prefeitos, estão sendo analisados pelo governo. Os prejuízos podem ser percebidos bem antes de 2014, avaliam auxiliares da presidente. Até agora, em quase sete meses no poder, ela não conseguiu aproveitar a máquina de viagens para o sertão que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou azeitada. Leia mais no Estadão.
DILMA AVISA: PARA TRANSPORTES, SÓ COM APRESENTAÇÃO DA ‘FICHA LIMPA’
O diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, ligado ao Partido da República (PR), formalizou [ontem] seu pedido de demissão e a presidente Dilma Rousseff determinou que seja adotado um novo critério de contratação para blindar o Ministério dos Transportes contra interferência política no preenchimento dos cargos: a partir de agora, todas as indicações para cargos de segundo e terceiro escalões têm que ser avaliadas pelos critérios da Lei Ficha Limpa. Ou seja, só assumirá cargo no governo quem não tiver condenação na Justiça. Essa condição será exigida, inclusive, para as substituições nas superintendências do Dnit. A determinação foi dada pela própria Dilma ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A presidente também avisou que não aceitará indicações políticas para a pasta, seguindo a regra já adotada para o preenchimento de cargos em agências reguladoras. A ordem foi dada para respaldar Passos, que vinha sofrendo nos bastidores pressão do PR para manter influência política no ministério. Leia mais em O Globo.
DILMA CONVIDA PELÉ PARA SER EMBAIXADOR DA COPA NO BRASIL
Pelé foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff como o embaixador honorífico da Copa do Mundo Fifa 2014. Nesta terça-feira, Pelé foi recebido no Palácio do Planalto pela presidenta Dilma, ocasião em que ela assinou o decreto que cria o título inédito. “Não podia deixar de aceitar o convite da presidenta”, disse o rei. O ex-jogador lembrou que em 1958, quando participou da Copa do Mundo da Suécia, o Brasil era desconhecido. O ministro do Esporte, Orlando Silva, explicou que o título concedido a Pelé não implica em responsabilidades executivas. Caberá ao embaixador representar o país nos eventos da Fifa e atuar na promoção da imagem da Copa do Mundo que acontecerá no Brasil em 2014. “Foi uma homenagem por tudo o que ele fez e por tudo o que ele faz e pela força da imagem dele. A presidenta Dilma acredita que ele seria a melhor face para a Copa do Mundo. Pelé significa superação e vitória”, disse o ministro.
DILMA ANUNCIA BOLSAS DE ESTUDO POR MÉRITO, NÃO PELO ‘QI’
Por Josias de Souza
Dilma Rousseff lançou um programa novo, o ‘Brasil Sem Fronteira’. Prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudo no estrangeiro. Disse que os beneficiários serão escolhidos por sua competência, não pelo ‘QI’: “Nós não estamos fazendo programa baseado no quem indica (…). Estamos criando no Brasil ações orientadas pelo mérito dentro de um quadro de um grande esforço de garantir que as populações mais pobres tivessem acesso ao mérito.” Bom, muito bom, ótimo. Pena que valha apenas para a rapaziada que concorrerá às bolsas. Se ministério também fosse por merecimento, seria possível apontar uns 15 nomes que Dilma não deveria ter acomodado na Esplanada.
BRASIL FECHA JUNHO COM 217,3 MILHÕES DE CELULARES
O Brasil fechou o primeiro semestre com 217,3 milhões de linhas de celulares, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Com isso, o país chegou a 111,6 telefones móveis para cada grupo de 100 habitantes. Apenas em junho foram habilitadas 2,3 milhões de linhas. A Vivo se manteve na liderança do mercado brasileiro, com 29,47% do total de clientes, enquanto a TIM e a Claro têm, cada uma, 25,55% de participação. No mês anterior, a TIM detinha uma fatia de 25,34%, enquanto a Claro participava com 25,46%. Em quarto lugar aparece a Oi, com 19,1% do mercado. De acordo com a Anatel, 17 Estados contam com mais de um celular por habitante, sendo que, no Distrito Federal, são habilitadas 190,88 linhas a cada 100 pessoas. Em seguida, vem o Estado de São Paulo, com 128,28 telefones para cada grupo de 100 habitantes. (Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).