segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INTERNACIONAIS

26/09/2011

ACHADO SUBMARINO USADO POR MEMBROS DAS FARC NA COLÔMBIA
A polícia da Colômbia apreende um submarino que seria usado para tráfico de drogas pelos guerrilheiros das Farc.
O submarino, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, tem capacidade para transportar até sete toneladas de drogas.
A polícia disse que o veículo estava prestes a ser usado pela primeira vez para entregar cargas, e teria capacidade de viajar até a América Central.
Segundo as autoridades, este é provavelmente um dos maiores submarinos para o transporte de drogas apreendidos nos últimos anos, na Colômbia.
O submarino foi avaliado em dois milhões de dólares e tinha capacidade para transportar uma tripulação de cinco pessoas. Ele foi apreendido em Buenaventura, região pobre e com altas taxas de desemprego. (BAND NEWS)


BLATTER AMEAÇA TIRAR COPA DO BRASIL
Um episódio ainda não revelado e movido a tensão de ambos os lados mexe com os brios do governo federal e da FIFA. Há 15 dias o presidente da entidade, Joseph Blatter, mandou carta em tom ameaçador à presidenta Dilma Rousseff. Em outras palavras, disse que se o país não acelerasse as obras dos estádios e não enviasse a Lei Geral da Copa para o Congresso, a FIFA não terá outra alternativa a não ser cancelar o evento até ano que vem, prazo estipulado em acordo com o Brasil, e anunciar a Copa em outro país. A Casa Civil deu celeridade, então, ao envio do projeto, mas aí a situação desandou de vez. Os advogados da FIFA no Brasil não gostaram do que leram. Eles esperavam outro projeto, já acordado com o governo. Entre pontos polêmicos está a venda de meia-entrada para idosos, o que a FIFA veta e vetou em eventos anteriores. Não há objetividade também sobre as regras para comércio e publicidade em torno dos estádios. A FIFA tem exclusividade sobre esses termos, principalmente com a venda de uma cerveja estrangeira que é parceira da entidade, mas o governo não deixou claro se a cervejeira da FIFA terá exclusividade nos acessos aos estádios. Nos corredores da FIFA, há quem diga que Estados Unidos e Alemanha, que sediaram Copas recentes, estão sob alerta.


MULHERES SAUDITAS VÃO PODER VOTAR E CONCORRER EM ELEIÇÕES
Mulheres na Arábia Saudita devem poder concorrer e votar em eleições municipais, anunciou o rei Abdullah neste domingo. Ele disse ainda que elas vão poder ser nomeadas para o Conselho Shura, órgão consultado em temas importantes no país. As medidas são reivindicação antiga de ativistas que lutam por maiores direitos para as mulheres na conservadora Arábia Saudita. Abdullah disse que os novos direitos devem passar a valer a partir do ano que vem. “Porque nos recusamos a marginalizar as mulheres em todas os aspectos que estão de acordo com a sharia (leis religiosas), decidimos, após consulta com nossos clérigos mais altos e outros… envolver as mulheres no Conselho Shura como membros, a começar da próxima temporada” disse ele, na abertura da edição deste ano do órgão. “As mulheres vão poder se candidatar nas eleições municipais e vão poder até votar”, completou. (G1)
BZ-A Arábia Saudita é uma monarquia absolutista, uma verdadeira ditadura onde só manda o Rei e seus adeptos. As mulheres sofrem restrições as mais variadas. 


LÍBIA: CORPOS DE 1,7 MIL PESSOAS SÃO ENCONTRADOS EM VALA COMUM
O novo governo líbio anunciou neste domingo (25) ter descoberto uma vala comum, em Trípoli, com os restos mortais de 1,7 mil prisioneiros, assassinados pelo regime de Muamar Kadafi em uma revolta ocorrida em 1996. Os corpos pertencem a detentos executados na prisão de Abu Salim, na capital do país africano. De acordo com o porta-voz do colegiado militar do Conselho Nacional de Transição (CNT), Jalid Sherif, há provas de que as mortes foram derivadas de “atos criminosos” do regime do ditador deposto. Um comitê técnico ficou encarregado da identificação dos cadáveres, mas a operação será difícil e deve demorar. "Nós convocamos as organizações estrangeiras e a comunidade internacional para nos ajudar nessa tarefa, uma vez que será preciso identificar os corpos de mais de 1,7 mil pessoas", acrescentou Salim al-Farjani, membro da comissão. Segundo ele, até ácido foi jogado nos restos mortais para evitar a identificação. Informações da AFP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).