Esta semana, duas matérias nossas, publicadas no BZ e no A VOZ, provocaram aqui, uma enxurrada de postagens (obviamente não publicadas) contendo as mais diversas ameaças a este blogueiro.
Simples ações de cidadania, como cobrar do Judiciário, o bom andamento dos processos, rebater as acusações injustas feitas à atuação do BZ, por um vereador loquaz, ou cobrança ao prefeito das suas promessas de campanha, são tomadas como crime de lesa pátria, arrogância, agressão às pessoas, e por conta disso, desencadeiam tais sandices. A cobrança ao prefeito foi respondida (agradecemos de público a resposta) de forma anônima e ninguém explica o porque.
Deliberadamente ou não, confundem cobrança com fuxico, intriga, briga. Vociferam e mostram abertamente o desagrado à simples manifestação de uma opinião, feita de modo educado, mas que não está de acordo com os cânones dos poderosos locais. Tentam intimidar, ameaçam até a nossa vida, nossa integridade física. Tentam disseminar o medo e ódio, em simples atividades de rotina de um pessoa consciente, que exerce o seu direito de cidadão. É a tentativa clara de clar as pessoas através do medo, da intimidação.
Alguns chegam a dizer que somos inimigos de todos os criticados. Ao menos de nossa parte, nem consideramos tal circunstância.
Como acreditamos que não há efeito sem causa, ficamos a nos perguntar quem são essas pessoas, a quem elas servem e o por que disso tudo. QUEM GANHA COM TUDO ISSO?
No fundo, estas postagens, são oriundas de pessoas sem nenhuma responsabilidade com a causa pública, muitas delas frustradas, odiosas, medíocres, alguns que vivem às expensas do poder público, comendo migalhas que caem da mesa dos poderosos, e ainda assim, não aceitam a possibilidade de perder suas sinecuras, suas vantagens.
Outras tantas, tem origem em pessoas perversas, que nada construíram ao longo do tempo, mal e porcamente algum patrimônio pessoal, mas que muito podem destruir. Destruir é fácil. Não exige habilidade nem conhecimento.
Até admitimos a possibilidade de que tais ações não sejam ordenadas pelos detentores atuais do poder, mas elas são por eles permitidas e quem sabe, até incentivadas. Disso não temos a menor dúvida.
Outros leitores, queixam-se que estamos filtrando com muito rigor, e isso prejudica o BZ. O “jus esperneandi” é um direito sagrado dos leitores, que antes reclamavam da não existência de um filtro. Não há como agradar a todos, portanto...
Da nossa parte, seguiremos dentro daquilo que traçamos, priorizando a qualidade, combatendo o bom combate, ainda que isso nos custe alguns dissabores, contratempos, etc... Xiquexique merece e precisa disso. É preciso acabar com o medo, com a intimidação.
Se as nossas idéias e conceitos de cidadania, forem absorvidas por um só integrante de nossa sociedade, já terá valido a pena o nosso trabalho, os nossos dissabores.
Aliás, o grande, o maior poeta da língua portuguesa, o imortal Fernando Pessoa, já disse: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).