IÊMEN: LÍDER DA AL-QAEDA MORRE NA PENÍNSULA ARÁBICA EM ATAQUE AÉREO
O Ministério da Defesa do Iêmen informou nesta sexta (30) a morte no país do líder da al-Qaeda na Península Arábica, Anwar al-Awlaki, clérigo radical americano de origem iemenita e um dos terroristas mais procurados internacionalmente. Segundo funcionários da CIA ouvidos pela Reuters, o clérigo foi morto em um ataque de avião não-tripulado da CIA. Além de Awlaki, morreram na operação outros supostos membros da rede al-Qaeda. Segundo precisaram fontes militares, o clérigo radical morreu em um ataque aéreo da aviação americana durante a madrugada desta sexta-feira na província de Shabua, localizada 570 quilômetros ao sudeste de Sana.
OBAMA DIZ QUE AL-QAEDA NÃO TEM MAIS LUGAR SEGURO NO MUNDO
O Globo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou [ontem] a morte do clérigo radical americano Anwar al-Awlaki, um dos líderes da al-Qaeda na Península Arábica, como "outro marco significativo" na luta contra a rede terrorista.
Awlaki foi morto em um ataque promovido por um avião não-tripulado da CIA numa cidade remota do Iêmen, junto com Samir Khan, que produzia material em inglês para o site da al-Qaeda. Maior propagandista da al-Qaeda e mentor espiritual de potenciais jihadistas pelo mundo, ele estaria ligado a pelo menos quatro atentados terroristas nos últimos anos, incluindo o ataque frustrado de 2010 na Times Square.
- A morte de Awlaki é um golpe grande à afiliada mais ativa da al-Qaeda - disse Obama. - Essa é uma outra prova de que a al-Qaeda e suas ramificações não encontrarão lugar seguro no mundo.
Após o anúncio da morte, a polícia da cidade de Nova York entrou em alerta. Segundo o comissário de polícia Ray Kelly, Awlaki tinha seguidores nos EUA, incluindo em Nova York. "Por essa razão permanecemos em alerta para a possibilidade de alguém querer se vingar pela morte dele", disse em comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).