A rádio CACTUS FM, 87.9, vem fazendo uma série de enquetes sobre a situação do abastecimento de água na cidade. As interrupções no fornecimento são constantes, a qualidade da água deixa muito a desejar, e a população reclama com freqüência, usando a voz democrática da estação comunitária, a pequena, mas valente, CACTUS FM.
As autoridades municipais, a começar do prefeito e do diretor do SAAE, parecem fazer ouvidos de mercador para as muitas e justas reclamações da população. .
É preciso esclarecer a população. Em primeiro lugar, compete ao SAAE informar-nos sobre a capacidade máxima de sua unidade de tratamento, produzir água de boa qualidade, tanto em termos físicos quanto bacteriológico, em litros por hora (l/h), ou litros por dia (l/d)
Do outro lado, há o consumo preconizado pelos órgãos sanitários, como o volume de água necessária por dia, para cada habitante, considerando-se aí a água para beber, cozinhar, lavar banhar, e demais atividades humanas. Isso também está expresso em litros por dia. Multiplicando-se esse fator, pelo número de habitantes, chegaremos ao valor mínimo da demanda, da necessidade de água.
Se esse valor for igual ou maior que a capacidade de produção da atual unidade de tratamento, então não há razão de falta d’água. A população poderia estar desperdiçando esse bem precioso e aí seria o caso de educação, fiscalização e multas aos “gastadores de água”. Uma outra possibilidade: há água suficiente, mas detalhes de natureza técnica não permitem que chegue a certos logradouros. Aí o assunto é técnico e facilmente resolvido
Ao contrário, se a capacidade máxima de produção da SAAE, for menor que a demanda, aí então o assunto só poderá ser resolvido pelo aumento da produção, via expansão da capacidade de captação, floculação, decantação e filtragem, uma alternativa que custa muito e leva tempo para ser alcançada.
Qualquer que seja o nosso limitante, é fundamental que as autoridades responsáveis venham a público para esclarecer a população, qual é a real situação e o porque das faltas de água. Ficar do modo que está, não dá.
Será que Everaldo sabe fazer essas contas? Zeca também faz cada exigência. É por isso que a câmara votou uma moção de repúdio para você, seu coisa ruin....
ResponderExcluirAprendeu Everaldo, como é que se faz as contas?
ResponderExcluirSe não aprendeu leia a matéria uma vez mais. Lembre-se de que Dr. Zeca, que os despeitados estão chamando desse "tal zeca", é engenheiro e competente.
Pergunte ao diretor quanto custa uma HILLUX que ele sabe.. fala Diretor!
ResponderExcluirMuito Dr. José Custodio Moraes. Mostrou pra que serve a engenharia.
ResponderExcluir