Como o prefeito continua mantendo sua versão sobre o assunto, vide matéria “A VERDADE” publicada em seu blog, alguns dias atrás, nos sentimos na obrigação de registrar os fatos que já foram aqui abordados, mas que é muito importante para todo o município, alinhá-los em uma ordem fácil de serem entendidos. Vamos ao fatos:
1 - O projeto do Hospital Ana Mariani, foi negociado com a prefeitura de Barra, em 2005 e 2006. O contrato de execução e manutenção do projeto, celebrado entre a prefeitura de Barra e a Monte Tabor (entidade internacional mantenedora do São Rafael) foi assinado em 04/10/2006, e o hospital começou a operar em 12/09/2007.
2 - Em 2008, o pessoal do Hospital Ana Mariani se deu conta que a existência de outra unidade, em um município vizinho, seria muito bom, para complementar os serviços já prestados na Barra. Procuraram as autoridades municipais de Xiquexique, e somente em dezembro de 2008, fizeram uma reunião com o prefeito, a mesma reunião que o prefeito insiste em dizer que foi em dezembro de 2009.A data nesse caso é muito importante.
3 – Note-se que o prefeito municipal de Xiquexique, tomou posse como interino de Eser Rocha (o prefeito eleito pelo povo) em janeiro de 2005, e se tornou efetivo 1 ano depois. Nesse mesmo tempo, a Barra negociava...(ver item 1 acima) e o prefeito de Xiquexique nem tomou conhecimento do assunto. Se tomou conhecimento, porque não se movimentou? Note-se ainda que no ano de 2005, o então governador Paulo Souto, candidato à reeleição, era aliado do grupo político do prefeito. Em 2006, Wagner chegou ao poder estadual e após uns poucos meses, também ficou aliado ao grupo político do prefeito Municipal de Xiquexique. Portanto não havia falta de apoio político do estado.
4- Na reunião de 2008, entre o prefeito e o pessoal do São Rafael, por iniciativa destes últimos, é claro que o prefeito se mostrou interessado, e se dispôs a apoiar o projeto. Também acreditamos que não se tenham discutido maiores detalhes, mas era óbvio que:
a) O São Rafael escolheria o hospital Senhor do Bonfim, por ser uma construção 50 anos mais nova que o prédio que abriga o Hospital Julieta Viana.
Hospital Julieta Viana |
b) Constava e ainda consta que o Hospital Julieta Viana já tinha problemas fiscais, trabalhistas e previdenciários
c) Um dos Hospitais teria que ser desativado, para não ter que dividir os recursos do SUS. Nesta perspectiva seria desativado o Julieta Viana. A Barra desativou o antigo hospital do SESC e só tem hoje o Ana Mariani.
d) A condução e operação do projeto seria executada pela equipe do São Rafael, o que impediria o uso político da unidade, como se faz no Julieta Viana
5-É fácil ver, que nenhuma das alternativas acima, agradaram ao prefeito de Xiquexique e seu grupo político, que sempre tiveram na saúde e no Julieta Viana, um grande trunfo eleitoral, por isso sempre o controlaram com mão de ferro, bem como à SAXXE, a entidade mantenedora. Querer negar isso é menosprezar a inteligência e a memória das pessoas desta cidade.
6-Face aos fatos o prefeito de Xiquexique nunca teve grande simpatia pelo projeto São Rafael, e nunca dedicou-se com afinco à solução dos aspectos financeiros da manutenção, pois naquele momento, o São Rafael já não repetiria o mesmo modelo de financiamento do Ana Mariani, onde a prefeitura da Barra entra apenas com 10%. No projeto de Xiquexique, a PMXX deveria arcar com 40%, uma cifra alta para as nossas possibilidades, mas que se poderia tentar repassar uns 20 ou 30% ao estado, onde o governador era seu aliado. Nenhum esforço sério, nesse sentido, foi feito, nem se falou no assunto e o projeto ficou aguardando.
Hospital Ana Mariani |
7-Aí sim, entramos no ano 2010, e a crise financeira mundial, que começara em outubro de 2008, já se espalhava pela Europa, ceifando entrada de recursos da Monte Tabor, o que somado ao fato de que, nesse mesmo tempo, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ultrapassou o PIB italiano, levou a Monte Tabor a se voltar para projetos na África, e se desinteressar por completo, por qualquer nova unidade hospitalar no Brasil..
8-Não somos cegos, tontos ou aloprados, para dizer que prefeito Reinaldo Braga Filho inviabilizou o projeto São Rafael, mas temos a mais absoluta convicção de que não houve o empenho necessário, pelos fatos citados no item 4 e seus sub-itens acima, e outros que não se deve citar nesse momento. Houve sim, uma enorme perda de tempo e de oportunidades, pelas nossas autoridades municipais, prefeito à frente.
9-Agora que a “vaca foi pro brejo”, ficam, o prefeito e seus aliados, os vereadores em especial, a dizer eu a CULPA É APENAS do governo estadual. Não diziam isso cerca de 18 meses atrás, quando ainda eram aliados do governo Wagner. É claro que Estado tem responsabilidades, e grandes responsabilidades, mas querer isentar a responsabilidade da PMXX e seu gestor, isso é abusar da nossa boa vontade, nossa boa vontade. Vamos ter de admitir que o prefeito não fez a sua parte, não se empenhou como se esperava, não fez a contento o seu dever casa: ISSO TAMBÉM É VERDADE.
10-A crise financeira só chegou a Europa em 2010. Entre 2005-2010, 5 anos, portanto, a PMXX poderia ao menos ter tentado trazer uma unidade do São Rafael para Xiquexique, e não o fez. As razões já estão citadas acima.
Agora nos resta correr atrás do prejuízo. A oposição está preparada para ajudar na solução, se for solicitada a colaborar, "afinal não somos um bando de malandros que querem assaltar a PMXX". Temos trabalhado para possibilitar que o Hospital Senhor do Bonfim receba recursos do estado, o que está perto de se conseguir. Queremos e devemos ajudar na solução do caos da saúde hospitalar em Xiquexique, idependentemente de sua origem ou responsáveis, pois o grande beneficiário final será o nosso povo, especialmente os mais carentes. Entretanto, não vamos esconder as responsabilidades e os erros do passado e os seus autores.
ESTA DE PARABENS PELA MATERIA, A VERDADE TEM QUE SER DITA!! COMO FALA A MUSICA DO PREFEITO, XIQUE XIQUE E TUDO DE BOM, O SONHO VIROU REALIDADE, SERA QUE ESSA REALIDADE ESTA VINDO DE CARROÇA?
ResponderExcluirZeca, bom dia. Alguém está mentindo, e pelo jeito não é o Prefeito. Entrei em contato com o Monte Tabor e eles responderam o seguinte:
ResponderExcluirO Monte Tabor /Hospital São Rafael (HSR) sente-se honrado por ter sido solicitada a sua presença nesse Município por parte da população e das autoridades, que reconhecem a missão do HSR, seriamente e bem aplicada no atendimento à saúde e nas ações sociais.
Nos últimos tempos, recebemos a visita do Sr. Prefeito de Xique Xique, o Sr. Reinaldo Braga Filho, além de solicitações informais, ocasiões nas quais deixamos clara a atual impossibilidade do Monte Tabor/HSR expandir a sua ação, visto o empenho assumido com a assistência ontológica (que abrange o Estado da Bahia) , a manutenção do Hospital São Rafael- Ana Mariani de Barra, e as novas adequações que estão sendo desenvolvidas no próprio Hospital São Rafael.
O papel do Monte Tabor – Hospital São Rafael como Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), tem sido desenvolvido conjuntamente com os gestores públicos da saúde, tentando aproveitar da melhor forma possível, os recursos de alta complexidade disponíveis nas suas unidades hospitalares, e alcançar o máximo de usuários do SUS que efetivamente necessitem destes recursos,
Atendemos um número cada vez maior de pacientes com diagnóstico de câncer provenientes de todo o Estado, com grande demanda para realização de cirurgias oncológicas, tratamento de quimioterapia, tratamento de radioterapia, e internações hospitalares. Para atender a este aumento de demanda, recentemente foi inaugurado pelo Monte Tabor em Salvador o Centro de Oncologia Irmã Ludovica Sturaro, uma unidade ambulatorial especializada no tratamento de oncologia, exclusiva para atendimento SUS.
Todos os nossos esforços estão concentrados neste trabalho da oncologia, e a necessidade é muito grande. Esperamos poder alcançar em tempo, o máximo de pessoas que necessitarem desta assistência, seguindo as normas do SUS, e realizando o propósito da nossa Missão.
Atenciosamente,
Meu caro Zeca, quando vc estiver doente aqui em Xique-Xique, imaginemos que seja uma emergência, mesmo emergência vc vai se recusar a ir para um dos nossos hospitais? Ou que ir, bem fraco quase nas últimas, pra Salvador ou São Paulo?
ResponderExcluirNão leve isso como ofensa, por amor de Deus, é apenas para vc refletir.
Pois eu digo que quem mente é o prefeito.
ResponderExcluirA reunião com o São Rafael, a pedido deste, foi realizada em dezembro de 2008, e está registrada na edicção de janeiro de 2009, do jornal EXPRESSÃO, cuja a cópia foi entregue ao vereador Eliecy, na última sessão da Câmara, em 14/10/2011.Um jorna não poderia relatar um fato em janeiro de 2009, que só aconteceria em dezembro de 2009, não é mesmo.
A manifestação de Dra. Laura Ziller, é verdadeira, nas circustâncias de 2010/2011, o que a matéria ratifica acima, Os faos têm seu valor dentro do tempo. Pinçar fatos fora de seu tempo, é pura mistificação, e é isso que o prefeito está fazendo, e o que fazem seus vereadores na câmara.
Se vcê não quer acreditar, é assunto seu.
Zeca informa que o Hospital Senhor do Bomfim, de Dr. Magalhães, está prestes a receber rucursos do Estado. Que venha, mas a chave do cofre foi a filiação do Dr. Ricardo ao PT e o anúncio de sua candidatura a Prefeio. É a Bahia, infelizmente.
ResponderExcluirVamos reler esse parágrafo do Email:
ResponderExcluir"Nos últimos tempos, recebemos a visita do Sr. Prefeito de Xique Xique, o Sr. Reinaldo Braga Filho, além de solicitações informais, ocasiões nas quais deixamos clara A ATUAL IMPOSSIBILIDADE do Monte Tabor/HSR expandir a sua ação, visto o empenho assumido com a assistência ontológica (que abrange o Estado da Bahia) , a manutenção do Hospital São Rafael- Ana Mariani de Barra, e as novas adequações que estão sendo desenvolvidas no próprio Hospital São Rafael."
Então, esse EMAIL postado pelo prefeito só comprova o que foi dito na reportagem: "deixamos clara A ATUAL impossibilidade do Monte Tabor". Ou seja, só agora o São Rafael não pode vim para Xique-xique, depois de tanta demora! Isso não atesta que ANTES, em 2009, o São Rafael não desejavam vim para Xique-xique.
Oh meu Deus, quiseram ajudar e só atrapalharam. Esconde esse EMAIL Prefeito. É queimação.
Sobre os e-mails com o São Rafael, Sra. Laura Ziller só reforçam e ratificam o que foi dito na matéria. Zequinha tem pLEno conhecimento do assunto e razão no que diz.
ResponderExcluirQUEM NÃO SABE REZAR, XINGA DEUS!