domingo, 23 de outubro de 2011

ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO - SESSÃO DE 21/10/2011

BZ PRESS
Presentes todos os vereadores.

Lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

E começa a leitura do Material do Expediente.

Lido o ofício 113/2011, da secretaria casa, informando que existe uma indicação do vereador Mirlan, a implantação do Centro de Cultura. Numa questão de ordem, o vereador Padeirinho observou que sua indicação pede a construção e não a “implantação” do Centro de Cultua, ao que o presidente da Câmara decidiu que a proposição do vereador Padeirinho vai tramitar em outra sessão, pois nesta, ele estará ausente face a um compromisso em Salvador.

Lida a moção de congratulação aos médicos pela passagem de seu dia, em 18/10/2011. Na justificativa o vereador falou dos bons serviços prestados por esses profissionais.

Lido o ofício enviado ao governador Wagner, assinado por 8 dos nove vereadores, solicitando uma audiência para discutir uma saída para a precária situação hospitalar de Xiquexique. Menciona as ajudas que a PMXX tem disponibilizado aos dois hospitais, Julieta Viana e Senhor do Bonfim, mas que isso é insuficiente. O vereador Padeirinho não assinou por entender que a reunião deveria ser com o Secretário Esatadual da Saúde, e não com o governador.

É concedida a palavra ao vereador Mirlan Sampaio, para falar de assunto de interesse municipal. Começa a falar sobre a importância dos médicos, seus bons serviços ao município, cita os “velhos” médicos, Dr. Dozinho, Dr. Délio, Dr. Henrique Sampaio, Dr. Hélcio Bessa, etc... Ressaltou que os atuais médicos, vêm fazendo esforços para atender à população, apesar da precariedade do sistema. Citou a situação do Hospital Santo Antonio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce, que foi entregue ao governo por falta de recursos. Mencionou que a prefeitura municipal de Irecê, não pagou as contas de luz da Casa do Estudante, que foi cortada pela Coelba e revoltou os estudantes usuários. Aproveitou para dizer que em administrações passadas, a REX-Residência dos Estudantes de Xiquexique, também passou pela mesma situação, e que na administração atual esses problemas não mais existem, pois o prefeito municipal de Xiquexique paa as contas de água e luz, absolutamente em dias. Num aparte, o vereador Ezsermilson ressaltou que isso “é uma vergonha”, para um município que recebe tanto recurso. Ainda trouxe à baila o leilão dos equipamentos a rádio Cactus, decorrente de uma multa eleitoral, que também foi aplicada à rário Tribuna do Vale, que teve condições de pagá-la. O vereador afirmou que é totalmente a favor da liberdade de imprensa.

Seguindo o vereador Mirlan ainda fez referência ao requerimento do vereador Zezinho das Baterias solicitando a reunião com o governador, a que já mencionamos anteriormente. Elogiou o vereador Tantão, e o exortou a usar sua influência junto ao governo do Estado para o bom êxito da audiência solicitada.

E entra-se na Ordem do Dia

Aprovada a moção de congratulação aos médicos. Numa declaração de voto, o vereador Zezinho das Baterias parabenizou o autor da moção, e disse que apesar das dificuldades, os médicos em Xiquexique vêm fazendo milagres.

Votada e aprovada a autorização para o poder executivo contratar empréstimo junto ao DESENBAHIA.

Votados e aprovados os requerimentos 021 e 022 do vereador Joaquim Lopes Rabelo, sobre a criação das zonas eleitorais.

E a sessão foi encerrada

Os NOSSOS COMENTÁRIOS serão feitos ao longo da semana, em matérias próprias

3 comentários:

  1. Zeca, vc se esqueceu de dizer as horas em que
    começou essa sessão. Deve ter sido no horário...
    Esermilson e Mirlan não perdem tempo pra bestar. O que é que
    Mirlan e Esermilson tem a ver com a casa de estudantes de Irecê?
    Talvez eles queiram se candidatar por Irecê.
    A REX-Residencia de Estudantes de Xique-Xique deve estar nos trinques.

    ResponderExcluir
  2. Zeca, o vereador Padeirinho está errado!!! Um caso grave como esse da saúde só go governador tem autoridade para resolver. O prefeito Reinaldinho já foi umas cinco veses ao Jorge Sola, mas ele alega não ter orçamento para ajudar aos hospitais.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito tem mais � que resolver, pois "quem comeu a carne, que roa os ossos".

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).