segunda-feira, 24 de outubro de 2011

INTERNACIONAIS

24/10/2011

CRISTINA KIRCHNER REELEITA COM A MAIOR VOTAÇÃO DA REDEMOCRATIZAÇÃO
A presidente argentina, Cristina Kirchner, foi reeleita neste domingo por ampla maioria na mais expressiva votação já recebida por um líder político após a redemocratização do país, em 1983. Com 49,80% das mesas eleitorais apuradas, a presidente argentina Cristina Kirchner aparece com 53,1% dos votos, 36 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o governador da província de Santa Fé e candidato da Frente Ampla Progressista (FAP), Hermes Binner, com 17,1%. A vitória a torna a primeira mulher reeleita na América Latina.


TURQUIA: NÚMERO DE MORTOS NO TERREMOTO SOBE PARA 217
Agência Estado
Equipes de resgate disseram nesta segunda-feira que o forte terremoto que abalou ontem o sudeste da Turquia já deixou pelo menos 217 mortos, havendo a possibilidade desse número subir significativamente com o fato de várias pessoas estarem sob os escombros. O tremor de magnitude 7,2 derrubou vários edifícios nas cidades de Van, capital da província de mesmo nome, e Ercis. O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan se deslocou às pressas para a populosa província curda de Van - onde ocorreu o epicentro do terremoto -, e disse que as operações de salvamento continuarão em virtude do grande número de soterrados.


GOVERNO INTERINO DECLARA LIBERTAÇÃO OFICIAL DA LÍBIA
O novo governo da Líbia declarou neste domingo, 23, a libertação formal do país, depois que o regime de 42 anos do ex-líder Muamar Kadafi chegou ao fim, com sua morte na última quinta, há três dias. A cerimônia aconteceu em Benghazi, berço da revolta contra o antigo regime, diante de milhares de pessoas.
"Declaramos a todo o mundo que libertamos nosso amado país, com suas cidades, povoados, colinas, montanhas, desertos e céus", disse o funcionário do Conselho Nacional de Transição que abriu o evento. Combatentes que lutaram contra as forças de Kadafi em Sirte, local onde o ex-líder foi morto, foram recebidos na cidade como heróis.
"É a primeira vez que nos sentimos totalmente independentes de verdade. Nos livramos de nosso ditador e estamos começando nossa vida democrática", disse o porta-voz do Conselho Nacional de Transição, Mustapha Goubrania. (ESTADÃO)
BZ-O risco agora é o novo governo encaminhar o regime para o fundamentalismo islâmico, com interpretações arcaicas do livro sagrado, o Corão. A emenda ficará pior que o soneto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).