quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ESCANDALÔMETRO

20/10/2011

PF RECEBE GRAVAÇÕES QUE PROVAM AÇÕES DA QUADRILHA DO SEGUNDO TEMPO.
O policial militar João Dias Ferreira reafirmou no depoimento que presta à Polícia Federal todas as denúncias feitas à revista Veja sobre suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte e também entregou áudios relacionados ao assunto aos delegados Jackson Rosalis e Fernando Sousa Oliveira, que conduzem o inquérito. Esses áudios estariam incluídos no material que foi recolhido pela Operação Shaolin, que investigou no ano passado esquema de convênios entre ONGs e o Ministério do Esporte, muitas delas ligadas ao PCdoB, partido ao qual o PM é filiado. Nenhum desses áudios, porém, implicam diretamente o ministro Orlando Silva, apontado pelo policial como mentor do esquema, mas reforça a existência desse suposto esquema de desvio de recursos na execução do Programa Segundo Tempo. (Do Estadão)
BZ-Na realidade, o esquemão montado no ministério dos Esportes, vem sendo investigado pela PF há mais de 3 anos. Somente agora é que apareceu a denúncia de que o próprio ministro estava encalacrado.


PCdoB TEM MÁQUINA DE ARRECADAÇÃO MILIONÁRIA
As denúncias de corrupção envolvendo o ministro Orlando Silva (Esporte) têm origem na impressionante máquina de arrecadação de dinheiro público montada pelo PCdoB, que o torna um dos partidos mais ricos do País, apesar de ser um dos menores. O PCdoB direciona sete em cada dez convênios do Ministério do Esporte a ONGs ligadas a dirigentes e militantes; os outros são pressionados a se ligar ao partido.
Parte do leão...O PCdoB gosta tanto de dinheiro que cobra o mais caro dízimo do País: 30% dos salários brutos de filiados que ocupam cargos públicos.
Dinheiro na veia...Eleitos têm de ceder a maioria dos seus cargos de assessoria à direção nacional, cujos indicados, “laranjas”, repassam o dinheiro ao PCdoB.
Pé de cobra...O orçamento e receitas do PCdoB são um mistério. E não aparecem no site do partido. Indagada, sua assessoria não os declinou à coluna.
Das duas, uma...Ou os comunistóides do Ministério do Esporte não leram e não entenderam “O Capital”, ou Karl Marx estava totalmente enganado. (CLÁUDIO HUMBERTO)


FIFA CONSIDERA ORLANDO SILVA CADA VEZ MAIS FRACO
Enquanto se defende das acusações de propina em Brasília, o ministro do Esporte Orlando Silva Jr. é cada vez mais considerado carta fora do baralho na Fifa e no Comitê de Organização Local (COL) da Copa de 2014. Nos bastidores em Zurique, onde nesta quinta-feira acontece a divulgação do calendário do Mundial e a provável oficialização da cidade de São Paulo como sede da abertura, ninguém fala oficialmente, mas o poder do ministro do PCdoB é bastante questionado, principalmente no que se refere à Lei Geral da Copa. Leia mais no UOL.


OAB PEDE QUE ORLANDO SILVA SAIA DE MINISTÉRIO DO ESPORTE
O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, afirmou nesta quarta-feira que o ministro do Esporte, Orlando Silva, deveria renunciar ou pedir licença do cargo para se defender das acusações de corrupção. Para o advogado, Orlando Silva está usando o “escudo” do cargo para se defender. “O ministro está desfocado, neste momento já perdeu a credibilidade junto à sociedade e isto, certamente, vai afetar o próprio a governo Dilma”, afirmou. Em sessão no Senado, Silva disse que quer encerrar nesta semana as explicações a respeito das denúncias de que teria recebido propina proveniente de recursos desviados do programa Segundo Tempo, projeto de sua pasta. “Nesta semana quero encerrar todas as explicações necessárias para desmascarar as farsas publicadas”, disse ele, que confirma que precisa seguir com a sua agenda no ministério. “Pretendem tirar um ministro de Estado no grito”, disse o ministro. O ministro mais uma vez desafiou os acusadores a apresentarem as provas de que recebeu dinheiro público. “Desafio mostrarem o registro da minha voz e imagem”, disse. (Folha)


GOVERNADOR DE BRASÍLIA ENTRA NO ESCÂNDALO
por Samuel Celestino
Ganha dimensão inesperada e surpreendente o escândalo de desvio de recursos no Ministério do Esporte. Agora é o governador de Brasília e ex-ministro da pasta (antes de Orlando Silva) Agnelo Queiroz (PT) que aparece inteiro no caso. Uma testemunha que responde a processo, segundo “O Estadão”, no Superior Tribunal de Justiça ofereceu detalhes de possível entrega de dinheiro ao petista (ministro no governo Lula). A propina seria de R$256 mil e teria acontecido em agosto de 2007. “Um bilhete encontrado na casa do policial militar João Dias Ferreira, dono da ONG Febrak (Federação Brasiliense de Kung Fu), ligam o esquema de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, ao atual governador do Distrito Federal e ex-ministro do Esporte.” Nesta terça à tarde, Orlando Silva novamente comparecerá para falar sobre o escândalo, desta vez no Senado.


CÂMARA AFASTA PREFEITO DE CAMPINAS POR 90 DIAS
A Câmara Municipal de Campinas decidiu nesta quarta-feira (19) afastar o prefeito Demétrio Vilagra por um período de 90 dias. Este é o prazo para que seja concluída uma comissão que vai investigar a suspeita de envolvimento dele em fraudes em licitações públicas e no esquema de corrupção da administração do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos. Esta é a segunda-vez que Vilagra é afastado pela Câmara. O atual prefeito pode recorrer na Justiça.
A assesoria do prefeito diz que ele não foi notificado oficialmente da decisão, mas afirma que Vilagra "continuará em defesa de seus direitos na Justiça".
A decisão ainda vai ser publicada no Diário Oficial do município - o que deve acontecer nesta sexta-feira (21). Quem assume o cargo após a publicação no Diário Oficial é o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT).


NASCE A SARNEYBRAS
A Assembléia Legislativa do Maranhão aprovou a estatização da Fundação Sarney. E a mais nova instituição estatal do país já ganhou um apelido: Sarneybras. (Poder Online/Ig)
BZ-Mais parece uma SARNA, ou uma triste sina. Durante a vida, viveu à tripa forra, por conta do dinheiro público. Depois que morrer, caberá o estado, gastar dinheiro para preservar sua triste memória e história. Vale apenas como uma referência ao que não se deve fazer. ACORDA BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).