sábado, 22 de outubro de 2011

INTERNACIONAIS

22/10/2011

TROPAS AMERICANAS DEIXAM O IRAQUE TOTALMENTE ATÉ FIM DO ANO, DIZ OBAMA
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou, nesta sexta-feira, a retirada total de tropas norte-americanas do Iraque até o fim de ano. Segundo Obama, a volta das tropas vai ocorrer “como prometido” por ele em fevereiro de 2009. “Depois de quase nove anos, a guerra dos EUA no Iraque vai terminar”, disse em declaração na Casa Branca. Obama fez o anúncio em declaração na Casa Branca, após videoconferência com o premiê do Iraque, Nuri al-Maliki. Obama afirmou que, a partir de agora, a relação entre EUA e Iraque vai ser “normal”, baseada no respeito. (G1 e agência internacionais)


MORALES CEDE A DEMANDA INDÍGENA SOBRE ESTRADA EM PARQUE
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta sexta-feira que decidiu aceitar a demanda de indígenas da região amazônica boliviana para que uma futura estrada, financiada pelo Brasil, não atravessasse um parque nacional no centro do país. O governante fez o anúncio enquanto era adiado o diálogo com os indígenas, que chegaram na quarta-feira a La Paz depois de uma caminhada de 600 quilômetros em defesa do parque, que seria afetado pelo projeto viário, conhecido pela sigla Tipnis. “O tema Tipnis está resolvido”, garantiu o mandatário em uma coletiva de imprensa, acrescentando que estava devolvendo à Assembleia Legislativa uma lei recentemente sancionada sobre o projeto viário, propondo que a norma inclua a “intangibilidade” do Tipnis e a proibição de estradas neste parque. Morales não mencionou as consequências técnicas nem financeiras de sua decisão sobre a estrada, cuja construção foi concedida à empresa brasileira OAS por 420 milhões de dólares. (Reuters)


ONU QUER INVESTIGAR CIRCUNSTÂNCIAS DA MORTE DA KADHAFI
O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos pediu nesta sexta-feira que seja realizada uma investigação sobre as circunstâncias da morte do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, ocorrida na véspera. “A propósito da morte de Kadhafi ontem, as circunstâncias ainda não são claras. Nós consideramos que é necessária uma investigação”, disse o porta-voz do órgão, Rupert Colville. Ele fez referência aos vídeos que foram mostrados pela imprensa e que mostram Kadhafi sendo maltratado por combatentes leais ao novo governo da Líbia durante o ataque ao comboio de Kadhafi próximo a Sirte, de onde o coronel tentava fugir após a tomada da cidade pelos ex-rebeldes. “Deveria acontecer uma investigação diante do que vimos ontem”, disse. “Os dois vídeos que mostram Kadhafi são muito inquietantes.” Mas Colville não indiciou quem deveria assumir a investigação. Ele apenas recordou que o Conselho de Direitos Humanos da ONU determinou este ano a criação de uma comissão de especialistas para analisar casos de violência na Líbia. (G1)
BZ-Pura perda de dinheiro e tempo. Quem acompanhou os fatos e as fotos publicadas pela internet, logo se dá conta que o tirano Kadafi, foi simplesmente executado com tiros à queima roupa,  pela "sagrada ira" popular, que depois de40 anos de sofrimento, extravasa, ainda que de maira violenta, todo o seu ódio ao ditador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).