APÓS REUNIÃO COM DILMA, ORLANDO SILVA DIZ QUE FICA NO CARGO
Após reunião de quase uma hora e meia com a presidente Dilma Rousseff, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse em entrevista no Planalto do Planalto que permanecerá no cargo. Ele é acusado por um policial militar de envolvimento em um suposto esquema de desvio de recursos públicos do ministério. “Ela me sugeriu serenidade, paciência e reafirmou confiança no nosso trabalho”, relatou o ministro. Ao final da entrevista, no salão nobre do Palácio do Planalto, ele recebeu um abraço do assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Segundo Orlando Silva, a presidente demonstrou “tranquilidade e confiança” e pediu para que a equipe do Ministério do Esporte continue o trabalho. Ele afirmou que “desmascarou” as acusações contra ele. “Na conversa, nós esclarecemos os fatos, as acusações que tenho sofrido. Desmascarei as mentiras”, declarou. (G1)
BZ-Pelo sim, pelo não, o ministro foi mortalmente atingido. Não é bom para ninguém ter um ministro desses. Tem que sair!
TEMER DIZ QUE PELÉ É ‘GRANDE NOME’ PARA MINISTÉRIO DO ESPORTE
O vice-presidente da República, Michel Temer, disse nesta sexta-feira que considera o ex-jogador Pelé um “grande nome” para comandar o Ministério do Esporte caso saia do cargo o ministro Orlando Silva (PC do B), que enfrenta denúncias de corrupção. Temer fez a declaração após ser questionado sobre Pelé por repórteres. “Se houver substituição, é claro que o Pelé é sempre um grande nome. Além de símbolo, um grande nome”, disse. Pelé já foi o titular da pasta durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Sobre o destino de Orlando, o vice-presidente disse que a presidente Dilma Rousseff “está tomando todas as providências, sempre partindo da tese corretíssima da presunção de inocência”. Ele descartou que a crise vá “embaraçar” a relação com a Fifa ou prejudicar a Copa do Mundo de 2014. Temer disse não saber se o PC do B ficará com o Ministério do Esporte em eventual saída de Orlando Silva. “É uma coisa a ser decidida. Quer dizer, ainda não sei dizer.” (Folha)
BZ-Duvidamos muito que Sua Mejestade, Rei Pelé, primeiro e único, aceite chafurdar nessa lama.
OAB AMEAÇA IR À JUSTIÇA CONTRA ‘ESTATIZAÇÃO’ DA FUNDAÇÃO SARNEY
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Maranhão ameaça questionar na Justiça projeto de lei que “estatiza” a Fundação José Sarney, sustentando que ele pode ser inconstitucional. A proposta, encaminhada ao Legislativo pela governadora Roseana Sarney (PMDB), foi aprovada anteontem pela Assembleia mas até ontem não havia sido sancionada. Hoje, a Fundação José Sarney, em São Luís, é uma entidade privada, que reúne textos, livros e obras de arte do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pai de Roseana. O texto aprovado na Assembleia cria a Fundação da Memória Republicana Brasileira, um órgão publico, que irá receber como doação todo o acervo e bens da fundação, que será extinta. Conselheiros da OAB-MA estão discutindo “aparentes inconstitucionalidades” da proposta e a apresentação de possível adin (ação de inconstitucionalidade) será tratada na próxima quinta-feira. Segundo o presidente da ordem, Mário de Andrade Macieira, numa análise inicial, o projeto cria uma espécie de ªpoder de vetoº da família Sarney sobre a fundação e limita a ação do Poder Legislativo. (Folha)
BZ-Não temos recursos para a saúde, para a educação, para a segurança pública, etc... e vamos ter gastar o pouco que temos para sustentar e perenizar a vaidade da família Sarney? Isso é Justo?
MAIS DE 200 INSTITUIÇÕES DE SAÚDE VÃO PARALISAR
As mais de 200 instituições que prestam atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador vão paralisar as atividades a partir de segunda-feira, 24 de outubro, dia no qual os hospitais e clínicas atingem o teto estipulado pelo SUS para atendimento. A paralisação será mantida até o dia 31 de outubro. “Estamos parando por uma determinação do SUS, que não tem recursos para nos pagar. Como estamos recebendo apenas 75% do teto, só temos condições de fazer 75% dos atendimentos, o que nos obriga a parar por sete dias”, enfatiza Marcelo Britto, presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia. Os prestadores de serviços em saúde representam 40 mil atendimentos diários, o que gera um grande déficit no atendimento de urgência e emergência da capital baiana, que concentra a maior parte dos casos nessas instituições. “Nossa maior preocupação é com a população, que ficará muito prejudicada, mas não temos opção”, lamenta Britto. Leia mais na Tribuna.
BZ-A pergunta que nos cabe fazer: um país que não tem recursos para fazer frente à saúde de seu povo, pode gastar bilhões de reais em eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, só para satisfazer a vaidade de um ex-governante aloprado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).