JUROS CAEM PELA 2ª VEZ NO GOVERNO DILMA E VÃO A 11,5%
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (19) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 12% para 11,5% ao ano. A decisão foi unânime. Esta é a segunda vez seguida no governo Dilma, iniciado em janeiro deste ano, em que a taxa é reduzida. No comunicado que se seguiu à decisão, o BC informou que “um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012″. Leia mais na Folha.
DILMA DECIDIRÁ FUTURO DE ORLANDO SILVA APÓS RETORNAR AO BRASIL
Assessores próximos à Dilma Rousseff comentaram que a presidente lamentou o excesso de preocupação com o caso envolvendo o ministro Orlando Silva (Esporte) justo neste momento em que visita a África pela primeira vez. Ontem, Dilma monitorou a distância o desempenho do ministro na audiência realizada na Câmara dos Deputados sobre as denúncias de irregularidades na pasta. A presidente manteve contato durante toda a tarde com os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) para acompanhar o teor do depoimento de Silva. “Hoje, esse movimento e essas conversas com os ministros que estão no Palácio do Planalto devem continuar”, relata Ana Flor, enviada especial da Folha a Maputo. Segundo a jornalista, Dilma avaliou que o desempenho do ministro na Câmara foi bom. A presidente acredita que Silva está se defendendo de maneira contundente. Ela deixará para tomar decisões apenas quando retornar ao Brasil, nesta quinta-feira. (Folha)
PLANALTO AVISA AO PCdoB QUE PARTIDO DEVE ENTREGAR LOGO O ESPORTE, E MINISTRO, O CARGO
Gerson Camarotti e Maria Lima/Estadão
BRASÍLIA e MAPUTO (Moçambique) - Sem conseguir conter a crise política que envolve o ministro do Esporte, Orlando Silva, e seu partido, o Palácio do Planalto já emitiu sinais de que seria melhor o PCdoB entregar logo o cargo e conduzir o processo de saída do ministro. Segundo interlocutores da presidente Dilma Rousseff, quanto mais demorar essa solução, mais o PCdoB e o governo ficarão fragilizados. Dilma chega nesta quinta-feira à noite da viagem à África e pode se encontrar ainda nesta quinta-feira com Orlando e com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Dirigentes do partido já admitiam reservadamente que podem ficar sem o Ministério do Esporte, tamanho o desgaste político.
O GOVERNO E A TESE DO DOUTOR EM BANDALHEIRAS SEM CASTIGO
Blog de Augusto Nunes
Único doutor do mundo que não sabe escrever e jamais leu um livro, Lula é também o primeiro da história que só apresentou a tese de doutorado depois de já ter virado doutor. A Teoria do Casco Duro, concebida para provar a inexistência da figura do suspeito, foi apresentada em 20 de setembro, quando o ex-presidente recebeu na Universidade Federal da Bahia o quinto diploma do gênero.
Depois de examinar a onda de despejos no ministério de Dilma Rousseff, o cérebro baldio concluiu que Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi e Pedro Novais só perderam o emprego por ignorarem que não há suspeitos no Brasil Maravilha registrado em cartório. Existem apenas culpados e inocentes. Culpados são os outros. Os companheiros são inocentes até a condenação em última instância. Dependendo da patente, nem depois disso são culpados.
Segundo a tese do doutor em bandalheiras sem castigo, “um político tem que ter casco duro”, sobretudo quando enfiado até o pescoço em ladroagens de grosso calibre. “Se o político tremer cada vez que alguém disser uma coisa errada sobre ele e não enfrentar a briga para dizer que está certo, acaba saindo mesmo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).