IDELI SALVATTI ADMITE ATRASO RECORDE PARA LIBERAÇÃO DE EMENDAS
Yvna Sousa, Valor Econômico
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, admitiu na segunda-feira que o governo atrasou excessivamente o empenho das emendas parlamentares ao Orçamento deste ano, o que garante a destinação dos recursos.
Esta foi uma reivindicação recorrente de deputados e senadores, sempre relembrada em negociações complicadas entre o Congresso e o Executivo.
“É importante ressaltar que nunca antes no Parlamento, que eu lembre ou conheça, nós tivemos um empenho de emendas que começou tão tardiamente. Normalmente, os empenhos começam já no primeiro semestre. Portanto, a legitima reivindicação dos parlamentares é absolutamente correta”, afirmou a ministra, pressionada pelos deputados da coalizão governista para liberar os recursos das emendas.
Segundo a ministra das Relações Institucionais, atualmente mais de 80% das emendas parlamentares foram empenhadas e o governo já iniciou um segundo bloco de empenhos.
ESTAMOS CANSADOS DE CRISES, DESABAFA AUXILIAR DE DILMA
José Cruz/Agência Brasil
O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) disse ontem que “já está ficando cansado” de administrar crises envolvendo colegas do primeiro escalão. Ele se referia às notícias de que o PDT montou um esquema de achaque para aprovar convênios firmados entre o Ministério do Trabalho e ONGs. Sua declaração foi feita em tom de desabafo. “Teremos de ver isso amanhã (hoje). Se bem que o ministro Carlos Lupi (Trabalho) tomou providências imediatas e afastou dois assessores”, ponderou Carvalho. Lupi exonerou os dois servidores no sábado, mesmo dia em que circulou a edição da revista Veja com a notícia de que os auxiliares tinham montado um esquema de cobrança de propina contra ONGs que têm convênio com o ministério. De junho até agora, coube a Gilberto Carvalho negociar a queda de cinco ministros envolvidos em escândalos, que vão desde as suspeitas de enriquecimento ilícito – caso de Antonio Palocci (Casa Civil) – a suposto desvio de dinheiro e cobrança de propinas, que atingiu Alfredo Nascimento (Transportes), Pedro Novais (Turismo), Wagner Rossi (Agricultura) e Orlando Silva (Esporte). (Agência Estado)
BZ-Soa como um aviso aos outros corruptos do governo....
DILMA PROMETE LIBERAR EMENDAS EM TROCA DE APROVAÇÃO DE PROJETO
Eraldo Peres/ AP
A presidente Dilma Rousseff marcou para esta segunda-feira uma reunião com os líderes da base aliada. Descontentes com a demora na liberação das emendas parlamentares ao Orçamento de 2011, os deputados fizeram chegar aos ouvidos da presidente que podem emperrar a votação da DRU (Desvinculação de Receitas da União). A DRU permite ao Executivo utilizar livremente 20% da receita de tributos federais, como impostos e contribuições sociais, mas perde a validade em 31 de dezembro. O governo quer prorrogar o instrumento por mais quatro anos e precisa contar com o bom humor dos partidos aliados para votar o projeto. De acordo com a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, caso a DRU não seja aprovada, o governo poderá perder a mobilidade de cerca de R$ 67 bilhões. Esse volume de dinheiro é aplicado como bem entender o governo, de acordo com as necessidades mais urgentes. (R7)
DILMA SÓ PUNE MALFEITO QUANDO VIRA ESCÂNDALO, DIZ AÉCIO
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse nesta segunda-feira que o governo Dilma Rousseff só pune “o malfeito quando vira escândalo”. Questionado sobre as acusações de cobrança de propina no Ministério do Trabalho, Aécio disse “lamentar” que todas as denúncias partam da imprensa, e não de órgãos de controle do próprio governo. “A presidente costuma usar muito a palavra malfeito. Mas neste governo só se pune o malfeito quando ele vira escândalo. Até aí o malfeito é sempre considerado bem feito.” Aécio está no Rio, onde participa, juntamente com a cúpula do PSDB, do seminário “Nova Agenda”, do Instituto Teotônio Vilela. Ele disse que a ideia é construir uma agenda “para os próximos 20 anos”, que será a plataforma do PSDB. “Ninguém espera que saiamos daqui com um programa pronto. Vamos apenas iniciar a discussão”, afirmou. (Folha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).