CHEVRON PODE TER DE PAGAR R$ 100 MI ENTRE MULTAS E REPARAÇÃO AMBIENTAL
RIO - A Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o governo do Rio começam hoje a avaliar os valores das multas que serão aplicadas à companhia americana Chevron, responsável pelo vazamento de milhares de litros de petróleo na Bacia de Campos. Somados, os pedidos de reparação e as multas podem atingir R$ 100 milhões.
Executivos e engenheiros da companhia podem virar réus na Justiça com base no inquérito aberto na Polícia Federal do Rio.
Responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento - a exploração de petróleo no campo de Frade, a 120 km do litoral fluminense -, o Ibama estuda se o caso é de aplicação da multa máxima, de R$ 50 milhões. O vazamento começou no dia 8. Há divergências sobre a quantidade de óleo que escapou e poluiu o mar. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o derramamento não é de grande porte, mas a companhia teria tentado enganar as autoridades e a opinião pública ao divulgar versões que as vistorias indicam ser mentirosas.
BZ-Sem dúvida alguma, este foi o maior acidente ecológico já acontecido no Brasil. Há que se apurar as causas, para a ação preventiva, julgar e punir pesadamente os responsáveis.
EPIDEMIA MORTAL E INVISÍVEL ACELERA NO BRASIL PROFUNDO
Blog de José Roberto de Toledo
As motos já matam mais do que os carros, no Brasil. A virada aconteceu em 2007, e desde então a diferença só vem aumentando. Em 2009, as mortes de motociclistas ultrapassaram as de pedestres e alcançaram o topo do ranking de mortes por acidentes -qualquer tipo de acidente, não só de trânsito.
Em 2010, foram 10.134 mortes de motoqueiros, contra 9.078 de pedestres e 8.659 de ocupantes de automóveis, segundo estatísticas do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), tabuladas pelo Estado a partir do site do Datasus.
O mais assustador é que enquanto as mortes por atropelamento caíram 30% quando comparadas às de 1996, as de motociclistas cresceram 1.298% no mesmo período. Nos últimos dez anos, 65.671 motociclistas morreram em acidentes pelo País. É uma quantidade de vidas perdidas equivalente aos soldados norte-americanos mortos durante toda a Guerra do Vietnã.
BZ-Primeiramente há que se investir em educação. Depois há que ser mais rigoroso no exame de habilitação e na fiscalização do trânsito, mudar as leis de trânsito, impondo multas e penas bem pesadas. Não se pode permitir que esta situação perdure. São vidas humanas que estão em jogo.
ALUNO BRASILEIRO CUSTA MENOS QUE DETENTO
Alessandra Duarte e Carolina Benevides, O Globo
Enquanto o país investe mais de R$ 40 mil por ano em cada preso em um presídio federal, gasta uma média de R$ 15 mil anualmente com cada aluno do ensino superior — cerca de um terço do valor gasto com os detentos.
Já na comparação entre detentos de presídios estaduais, onde está a maior parte da população carcerária, e alunos do ensino médio (nível de ensino a cargo dos governos estaduais), a distância é ainda maior: são gastos, em média, R$ 21 mil por ano com cada preso — nove vezes mais do que o gasto por aluno no ensino médio por ano, R$ 2,3 mil.
PREFEITOS PETISTAS ESTARIAM IRRITADOS COM DILMA ROUSSEFF
Lauro Jardim/Veja
As relações entre Dilma Rousseff e o PT passam, nos bastidores, por novo período de turbulência. O problema é, sobretudo, com os prefeitos petistas. Eles se queixam de que Dilma não libera emendas parlamentares — que financiam o asfaltamento de ruas, a criação de parques e praças nas cidades. São obras menores, mas com bom potencial de votos. Assim, avaliam, crescem as dificuldades para a campanha eleitoral de 2012. A chiadeira é constante nos ouvidos de Rui Falcão, o presidente do partido. Até Lula já foi procurado pelos descontentes: dois meses atrás, reuniu-se com eles em São Paulo. Pediu uma lista de emendas prioritárias para entregar a Dilma. Não se sabe se o fez. O que se sabe é que nada saiu.





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